3 de dezembro de 2021

A importância da vacinação

Entre os 45 pacientes internados com Covid-19 em hospitais de Manaus, 62,2% não tomaram nenhuma dose de vacina. Dos 26 que estavam em leito de UTI, 84,6% não tomaram nenhuma dose ou estão com o esquema vacinal incompleto. Os dados foram apresentados pelo secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad. Em suas redes sociais, o médico tem sido um dos maiores propagadores da vacinação no estado com alertas constantes sobre a importância da imunização para reduzir internações e óbitos. Dos 26 pacientes em UTI, 19 (73,1%) não tomaram nenhuma dose dos imunizantes disponíveis, 3 tomaram apenas uma dose, e apenas 4 estão com o esquema vacinal completo. Em relação aos leitos clínicos, do total de 19 pacientes internados, 9 não tomaram nenhuma dose, 5 estão com apenas uma dose e outros 5 completaram o esquema vacinal, com a dose única ou as duas doses. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, salienta que o Amazonas avança na Campanha de Vacinação contra a Covid-19, mas é essencial o esquema completo da imunização.

BOA NOTÍCIA

O Amazonas vem registrando queda no número de internações por Covid-19 no interior do Estado. Dos 61 municípios, 58 não apresentaram internações pelo novo coronavírus. Apenas os municípios de Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados. A taxa de ocupação de leitos Covid-19 no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia: 2% para leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e menos de 1% para leitos clínicos.

FINANCIAMENTO

amazônia
Foto: Divulgação

O Fórum de Secretários da Amazônia Legal – que integra a Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas – esteve reunido, em Belém (PA). A principal pauta do encontro foi sobre os próximos passos que serão adotados pelos estados para adquirir financiamento pela redução das emissões de gases de efeito estufa, por meio de projetos de REDD+.

APTIDÃO

No início do mês, o Amazonas e outros sete estados da Amazônia Legal receberam a confirmação de aptidão para integrar a Coalizão Reduzindo Emissões pela Aceleração do Financiamento Florestal, coordenada pela Emergent, entidade norte-americana sem fins lucrativos. Trata-se de coalizão global voluntária que reúne empresas e governos para fornecer financiamento para a conservação de florestas tropicais e subtropicais de acordo com a escala do desafio da mudança climática.

PERIGOSO

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas aprovou a derrubada do veto governamental ao Projeto de Lei, de autoria do deputado Belarmino Lins (PP), que permite aos municípios com até 50 mil habitantes a celebração de convênios com o Estado sem a obrigação de apresentar certidões negativas.

PARQUE

O professor da Universidade Federal do Amazonas, Ademir Ramos, está defendendo junto ao prefeito David Almeida que o projeto do mirante do encontro das águas, na Zona Leste de Manaus, seja transformado em parque e não apenas em um ponto de visitação. Ademir apresentou seu ponto de vista nas redes sociais convidando os interessados a participar do debate.

PLATAFORMA

O Governo do Amazonas lançou a plataforma on-line Mostra do Artesanato Amazonense, com o objetivo de aproximar os artesãos do público e fortalecer a diversidade cultural amazonense, exibindo as principais técnicas e matérias-primas no estado. A iniciativa do Programa Amazonense de Promoção do Artesanato é desenvolvida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

RETORNO

Gerenciado pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas, o Centro de Atendimento ao Turista, localizado no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na avenida Tarumã, foi reativado, retomando o atendimento turístico aos visitantes e amazonenses. O público poderá receber orientações sobre segurança ao turista, opções de lazer, hotelaria, dentre outras informações.

PALESTRAS

suframa
Foto: Divulgação

O funcionamento do modelo Zona Franca de Manaus, das Áreas de Livre Comércio e dos municípios da Amazônia Ocidental; ações voltadas aos incentivos fiscais e ao uso da bioeconomia como instrumentos de desenvolvimento implementados pela Suframa; e as possibilidades advindas de novos vetores econômicos foram alguns dos temas abordados em três palestras ministradas à comitiva da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, de São Paulo.

FRASES

“Nosso papel é combater o crime e contribuir com a segurança pública; poder contribuir, unindo esforços, para que o Estado do Amazonas seja liberto da assolação de criminosos e suas facções e organizações.” Alberto Nascimento Junior, procurador geral de Justiça do Amazonas

“Sempre procurei estudar e provar que a gente é capaz.” Darci Gama Firmo, indígena aprovada em concurso da Defensoria Pública do Amazonas

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email