Pesquisar
Close this search box.

Vacinação em massa no AM

O governador Wilson Lima (PSC) anunciou por meio de suas redes sociais, que o Ministério da Saúde vai submeter ao PNI (Plano Nacional de Imunização) a proposta para que a vacinação contra Covid-19 no Amazonas alcance logo um terço da população do Estado. O ministro Eduardo Pazuello apresentou proposta ao PNI e à Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária para que o Amazonas receba doses suficientes para vacinar este contingente até o mês de março. Em entrevista a uma emissora de televisão, o assessor especial do Ministério da Saúde, Aírton Soligo, adiantou a proposta do ministro. “Nesse momento o ministro Pazuello, que conhece a realidade daqui e está sempre presente aqui, está submetendo a proposta ao Plano Nacional, à Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, com a chegada dos insumos do Butantan e da Fiocruz, que vão permitir um grande número de vacinas já em fevereiro e março. A proposta é que mais de 1,3 milhão de pessoas sejam vacinadas até o final de março”, afirmou.

VITÓRIA JUDICIAL

concessionária
Foto: Divulgação

O juiz de Direito Cezar Luiz Bandiera, titular da 5ª Vara da Fazenda Pública, do Tribunal de Justiça do Amazonas, deferiu pedido de tutela de urgência pleiteado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Procuradoria Geral do Município, em desfavor da Empresa Amazonas Distribuidora de Energia S/A, pela retenção da receita da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública, a qual deveria ser destinada ao município.

TRAGÉDIA FAMILIAR

Morreu o advogado e pastor Benjamim Matias Fernandes, de 63 anos. É o quarto membro da mesma família que se vai em menos de um ano. Dela faziam parte o ex-prefeito de Manaus, José Fernandes, o ex-deputado Miqueias Fernandes e a juíza aposentada Ruth Granjeiro. Dos quatro irmãos, apenas ela não morreu devido à Covid-19. Os outros três foram colhidos pela doença, numa autêntica tragédia familiar de Manaus.

SUMIU

O idoso Waldemar Wilazigton Neves, de 70 anos, desapareceu no dia 29 de janeiro, por volta das 14h, após sair do hospital Platão Araújo, aonde tratava a Covid-19. Ele saiu do local sem a permissão dos médicos e até o momento não foi localizado.

ABASTECIMENTO

Unidades de Saúde da rede pública estadual foram abastecidas com 5.589.657 medicamentos em janeiro deste ano. O balanço foi divulgado pela Central de Medicamentos do Amazonas. Conforme o levantamento, foram atendidas 67 unidades no interior do estado e 56 unidades situadas em Manaus, entre hospitais e prontos-socorros, SPAs, UPAs, Fundações, bem como Centros de Atenção à Criança, ao Idoso e Psicossocial.

NOVO DIRETOR

João Ribeiro Guimarães Júnior, de 63 anos, é o novo diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas. Manauara e consultor de empresas, ele foi nomeado ao cargo via decreto na edição nº 34.428 do Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas, de 2 de fevereiro de 2021.

FARINHA

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Produção Rural realizou, em janeiro de 2021, a entrega de 28 kits Casa de Farinha para 18 associações de produtores em diversos municípios do estado, com o objetivo de fomentar e melhorar a produção de farinha no estado, ajudando a levar um maior desenvolvimento econômico para as comunidades. Os municípios contemplados foram Barcelos, Silves, Careiro, Beruri, Boa Vista do Ramos, Manicoré, Carauari, Urucurituba, Uarini, Humaitá, São Sebastião do Uatumã e Eirunepé. 

INDICADOR

O mês de janeiro de 2021 teve incremento de 16,2% no volume de projetos para construção, licenciamento e aprovação de obras junto à Prefeitura de Manaus comparado com o mesmo período do ano passado. No primeiro mês deste ano, mesmo diante do agravamento da pandemia da Covid-19, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano recebeu 544 processos contra 468 de 2020.

OXÍMETROS

O Governo do Estado recebeu, na semana, a doação de quatro mil oxímetros de pulso digital da Organização Pan-Americana da Saúde. O aparelho tem sido essencial nos hospitais e muito utilizado por pacientes acometidos pela Covid-19 no geral, já que ele mede os batimentos cardíacos e a saturação do oxigênio no sangue.

BOA NOVA

Um tanque carregado com 90 mil metros cúbicos de oxigênio – equivalente a 9 mil cilindros – desembarca neste sábado (06) em Manaus após percorrer 4.464 quilômetros do Porto de Santos (SP) ao porto de Belém (PA), no Navio-Patrulha Oceânico. De Belém a Manaus, o carregamento segue de balsa por mais 1.648 quilômetros por via fluvial, escoltado pelo Navio-Patrulha Fluvial Roraima.

FRASES

“Está doendo muito.” Wilker Barreto (Podemos), deputado estadual, após perder seu principal assessor e amigo Orleans Murilo, aos 40 anos, vítima da Covid-19

“O auxílio emergencial tem que voltar.” Omar Aziz (PSD), senador

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar