Pesquisar
Close this search box.

A esperança bate à porta

A média móvel dos casos de Covid-19 no Amazonas começou a declinar. Ainda convivemos com números altos de novos casos, internações e óbitos, mas ao que tudo indica o pior já passou e a esperança já aparece nos rostos de pacientes que recebem alta nos hospitais públicos e privados, um número cada vez maios. Também constata-se a redução na quantidade de pessoas que estão esperando por um leito. Ontem o governador Wilson Lima (PSC) anunciou que a situação do oxigênio, equacionada, vai permitir a abertura de mais 350 leitos, o que zeraria a fila. São boas notícias que aparecem depois de um longo período de péssimas informações, desde o final de dezembro. Fevereiro se anuncia como o mês do alívio, a se manterem as quedas nos índices. Ficaria comprovado, então, que foram mesmo as confraternizações de dezembro que provocaram o boom no Estado e especialmente em Manaus, que apresentou a maior quantidade de doentes e mortos.

NOVO LOTE

O governador também anunciou ontem a chegada de um novo lote com mais 100 mil doses de vacina contra a Covid-19 para o Amazonas. Durante live transmitida pelas redes sociais do Governo do Estado, Wilson Lima ressaltou que as doses serão suficientes para vacinar os profissionais de saúde e idosos que compõem o grupo prioritário para receber a imunização.

TRANSFERIDOS

O Amazonas já conseguiu transferir 506 pacientes para tratamento em outros estados, em ação de cooperação articulada pelo Ministério da Saúde, governo estadual e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares como uma das medidas para reorganizar o sistema de saúde local, pressionado pelo recrudescimento na curva de casos de Covid-19 no local.

BLOQUEIO

A Justiça Federal determinou o bloqueio dos bens do ex-prefeito de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus) Pedro Garcia, em ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal. Os empresários Marcelo Carneiro Pinto e Tatiane Borges Pinto, proprietários da empresa Vinka’s Presentes e Conveniências Ltda., também são partes na ação de improbidade e tiveram os bens bloqueados judicialmente. Eles foram processados pelo MPF por desvio de recursos federais destinados à merenda de escolas indígenas do município.

DIAGNÓSTICO

Desde o final da semana, uma equipe técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento, liderada pelos engenheiros clínicos Lúcio Flavio de Magalhães e Ricardo Leal Reis, está em Manaus, para fazer um diagnóstico do sistema de abastecimento de oxigênio nos hospitais da capital amazonense. O abastecimento, que começa a ser equalizado, entrou em colapso em janeiro, com o aumento do número de casos de Covid-19 na cidade.

TRÂNSITO

Importante ferramenta de informação da Prefeitura de Manaus sobre o tráfego de veículos na cidade, o Disque Trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana já atendeu, apenas no mês de janeiro deste ano, aproximadamente, 800 solicitações por meio do telefone 0800-092-1188. No serviço é possível fazer denúncias, sugestões e ainda obter informações sobre as principais vias da capital.

REBANHO

rebanho
Foto: Divulgação

O Amazonas registrou um aumento de 9,5% no rebanho cadastrado junto à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado no fim de 2020, em comparação com o primeiro semestre do ano passado, chegando a um total de 1.721.303 animais. O incremento é reflexo do reconhecimento nacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação, status alcançado em agosto por 13 municípios amazonenses que compõem o Bloco 1 do plano estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa.

HPV

Um estudo científico desenvolvido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas identificou a infecção pelo vírus do papiloma humano em um grupo de mulheres com câncer de colo de útero tratadas na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas, descrevendo o perfil epidemiológico, sociodemográfico, clínico e os fatores de risco relacionados à infecção nessa população de mulheres estudadas. Os pesquisadores descreveram o perfil de 17 pacientes, com idades entre 31 e 70 anos, e uma frequência de 82,3% de HPV nas pacientes incluídas no estudo.

PEÇONHENTOS

Os casos de acidentes com animais peçonhentos reduziram 10,1% na comparação das ocorrências de 2020 e 2019 no Amazonas. Os dados de acidentes envolvendo animais peçonhentos são de notificação compulsória (obrigatória) realizada pelas secretarias municipais de saúde de cada um dos 62 municípios do Amazonas e informada à Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas que consolida os indicadores.

FACILIDADE

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, assinará um termo de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde que vai permitir, de forma mais ágil, a aquisição de insumos fora do Brasil. O anúncio da parceria foi realizado pelo secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, durante transmissão online sobre as ações de enfrentamento à Covid-19 no Estado.

FRASES

“A melhor sensação do mundo.” Julio Almeida, paciente de Covid-19, ao receber alta ontem do hospital Platão Araújo, em Manaus

eduardo

“Não é hora de se preocupar com eleição.” Eduardo Braga (MDB), senador

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar