Pesquisar
Close this search box.

Uma constatação preocupante

Uma constatação preocupante

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas confirmou o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), por meio de sequenciamento genético realizado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), nesta quarta-feira (13). A notificação foi encaminhada no final da noite de terça-feira (12) para o Centro Estratégicos de Informações de Vigilância em Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, após a confirmação do resultado. Trata-se de uma paciente que atende aos critérios de definição de casos como, por exemplo, dois exames positivos de Rt-PCR no intervalo de noventa dias, entre a primeira e a segunda infecção. Durante análise, foi observado que a sequência genética do vírus, presente no segundo episódio, é referente à linhagem B.1.1.28 (K417N/E484K/N501Y), variante amazônica descrita inicialmente no Japão. O diretor de Inovação e Pesquisa da Fiocruz – Amazônia, Felipe Naveca, foi o responsável pela identificação do primeiro caso de reinfecção no Amazonas. “A paciente está curada, e outros casos identificados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas seguem em investigação para identificação de reinfecção”, disse.

ESCLARECENDO

Ministro da saúde, Eduardo Pazuello, em coletiva sobre ações de enfrentamento ao coronavírus do Governo Federal no Amazonas

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, reuniu novamente a imprensa ontem em Manaus e esclareceu que Manaus terá prioridade, sim na vacinação contra a Covid-19 e garantiu que ela começará em janeiro. Também relacionou uma série de medidas que está tomando, entre elas a abertura de mais leitos no Hospital Getúlio Vargas, a construção de enfermarias extras nos principais hospitais da cidade e e montagem de dez usinas de oxigênio.

PREPARADO

O governador Wilson Lima (PSC) assegura que o Estado está com o planejamento adequado para iniciar o plano de vacinação contra a Covid-19. A declaração foi feita durante entrevista em emissoras de comunicação local, onde ele afirmou que será disponibilizado pelo Governo Federal, no primeiro momento, um total de 1,1 milhão de doses para o Amazonas. O Estado já possui cerca de 440 mil seringas agulhadas, em estoque, e devem chegar, até o dia 25/01, mais 1,5 milhão de unidades de seringas. 

INQUÉRITOS

Por meio do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos, a Polícia Civil do Amazonas instaurou 79 inquéritos, no ano passado, para apurar o crime de sonegação de impostos estaduais por pessoas jurídicas no Estado. Os dados são da Delegacia Especializada em Crimes contra a Fazenda Pública Estadual.

TRASPARÊNCIA

Com sessões abertas ao público, todo o processo de compras e contratação de serviços para o Hospital Nilton Lins está sendo acompanhado pelos órgãos de controle, seguindo determinação do governador Wilson Lima para máxima transparência na contratação dos serviços para o hospital, que será aberto nesta semana, reforçando com 103 leitos a rede de assistência no tratamento de pacientes com Covid-19.

AFTOSA

vacinação
Divulgação

Mesmo com toda crise mundial de saúde, em decorrência da pandemia Covid-19, o Amazonas obteve elevados índices de vacinação contra a febre aftosa. As ações são coordenadas pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas, por meio das equipes das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal no interior.  Em 2020, durante a primeira etapa da campanha “Amazonas sem Febre Aftosa”, a Adaf registrou a imunização de 93,7% do rebanho amazonense. Na segunda etapa, a ação alcançou 90,7% dos bovídeos.

ENEM

O deputado federal José Ricardo (PT), o vereador Amon Mendel (Podemos) e o Ministério Público Federal entraram com representações na Procuradoria da República no Amazonas contra a União, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais para que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, marcadas para os dias 17 e 24, sejam adiadas. 

MUDANÇA

A partir da próxima segunda-feira, dia 18 de janeiro, todos os novos processos demandados à Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas passarão a tramitar, exclusivamente, no sistema PJECOR (Processo Judicial Eletrônico das Corregedorias). O sistema foi projetado pelo Conselho Nacional de Justiça que determinou sua utilização por todos os órgãos de correição no Poder Judiciário brasileiro. 

CONSUMIDOR

O relatório anual da Gerência de Apoio às Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Amazonas, que aponta em números a quantidade de atividades parlamentares extra-plenário, registrou 1.319 atendimentos da Comissão de Defesa do Consumidor ao longo do ano de 2020. Além disso, realizou 35 visitas técnicas, seis Audiências Públicas virtuais, três Audiências Públicas individuais e três conjuntas e 35 fiscalizações em Manaus e no interior do Estado.

FRASES

pazuello

“Ninguém vai receber a vacina antes do Amazonas.” Eduardo Pazuello, ministro da Saúde

“O Governo está preparado para a vacinação.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar