Pesquisar
Close this search box.

Bolsonaro ataca Wilson

Bolsonaro ataca Wilson

Em conversa com apoiadores ontem, na entrada do Palácio do Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que as pessoas estavam morrendo em Manaus por falta de oxigênio. “Estavam sendo asfixiadas”, disse ele, culpando o Governo e a Prefeitura pelo episódio. Não é verdade. Os estoques do gás realmente ficaram ameaçados, mas não há registro de pacientes que tenham morrido por causa disso. O próprio Governo Federal ajudou, por meio das Forças Armadas, trazer um carregamento de cilindros para abastecer os hospitais. O presidente também afirmou que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, precisou “intervir” no Estado, o que de fato não ocorreu. Nos bastidores, o governador Wilson Lima (PSC), que acaba absorvendo a maior parte do ataque, por ser responsável pelos hospitais, avalia com seus principais assessores se responde ou não. Há quem defenda a reação, para não permitir que a declaração se transforme em verdade. E há quem prefira que ele silencia, para não atritar com o chefe da Nação.

FAKE NEWS

Os artistas de Manaus são alvos preferenciais de notícias falsas, em época de aumento exponencial dos casos de Covid-19. Nos últimos dias, repetidas vezes, noticiou-se a morte do cantor Zezinho Corrêa, que permanece em tratamento em um hospital privado. Ontem foi a vez de Roberto Gomes, o “Beto Blue Birds”, que nem em tratamento está, mas foi dado como morto por um jornalista, notícia que se espalhou rapidamente.

BOM CONDUTOR

A Lei do Bom Condutor tem reduzido significativamente o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor) a ser pago pelos contribuintes que dirigem com prudência no Amazonas. No ano passado, a Secretaria de Estado da Fazenda concedeu o benefício a 2.824 motoristas, o equivalente a 93% dos processos ingressos no fisco estadual com esta solicitação.

EMERGENCIAL

A Central de Medicamentos do Amazonas está realizando uma chamada emergencial para a aquisição e entrega imediata de Rocurônio e Pancurônio (Brometo) para manter o abastecimento das unidades de Saúde do Estado. A Cema pretende adquirir 6 mil ampolas de Rocurônio (5 ml) e 6 mil ampolas de Pancurônio (2 ml). Os medicamentos são utilizados para o tratamento de pacientes que necessitam de internação em Unidades de Terapia Intensiva. 

REFORÇO

cema
Jamile Alves/Secom

Ainda falando da Central de Medicamentos, ela recebeu uma remessa de 240 mil caixas de Dexametasona e 90 mil de Midazolam para abastecer os hospitais da rede pública estadual de Saúde. Ambos os remédios são utilizados no tratamento de pacientes com Covid-19.

TRÂNSITO

Prefeitura de Manaus instalou o Comitê Gestor de Intervenções Viárias,  que será o responsável por levantar e elaborar alternativas de intervenções para a melhoria no trânsito da capital amazonense, formado por membros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e dos institutos municipais de Planejamento Urbano e Mobilidade Urbana.

GÁS

Mesmo diante da atual situação decorrente da pandemia da Covid-19 no estado, a Companhia de Gás do Amazonas mantém a distribuição de gás natural sem interrupções. A medida segue determinação do Governo do Estado, conforme os Decretos nº 43.234 e nº 43.235, ambos de 23 de dezembro de 2020, que preveem ações para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus. Por norma legal, a distribuição de gás natural é considerada serviço público essencial.

ESCLARECIMENTOS

jucea
Divulgação

A Junta Comercial do Estado do Amazonas realizou, de janeiro a dezembro de 2020, um total de 54.178 esclarecimentos aos usuários da autarquia. O atendimento on-line aparece como o favorito dos cidadãos para a solução de dúvidas sobre o sistema e exigências nos processos de registro empresarial.

DOAÇÃO

A Secretaria de Estado de Saúde recebeu a doação de 27 smartphones do Grupo Bemol, que vão ser utilizados pelas equipes das unidades da rede estadual para a realização de videochamadas entre familiares e pacientes internados, em sua maioria, por Covid-19. Por conta do risco de transmissão da doença, pacientes acometidos da Covid-19 não podem ter acompanhantes. O contato virtual com os familiares é mais uma estratégia que está sendo utilizada pela secretaria para garantir um tratamento humanizado aos pacientes.

FRASES

“Se o Amazonas está em estado de calamidade, é preciso adiar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).” José Ricardo (PT), deputado federal

“Estou bem vivo.” Roberto Gomes, o “Beto Blue Birds”, líder da banda icônica em Manaus, que foi alvo de fake news sobre sua morte

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar