Pesquisar
Close this search box.

Treinão Jungle Man nas trilhas do Puraquequara

E aí? Está fora de forma? Sedentário, mas quer mudar isso e ter energia e disposição para enfrentar as situações do dia-a-dia? A solução acontecerá domingo, 20, a partir das 7h, nas matas do Puraquequara com a realização do Treinão Jungle Man, mais uma das atividades esportivas realizadas pelo educador físico Kleist Praia Mendonça, professor de fisiologia da Ufam. Kleist é profissional conhecido, em Manaus, pelos eventos que realiza ao longo do ano, todos com a mistura homem vs. natureza. O mais recente foi outro Treinão Jungle Man – canoagem no rio Puraquequara, ocorrido no feriado do dia 15 de novembro, e dois dias antes, 13, domingo, ele já havia estado à frente do tradicional Campeonato de Orientação Cidade de Manaus, em sua 26ª edição. Em agosto organizou o Circuito Sprint de Obstáculos; em setembro a Travessia da Ducke e o Night Run Bis; e em outubro o Pedal Cachoeira do Caniço e o Manaus Adventure. Kleist não só organiza estes eventos, como participa de todos. Para o educador físico isso faz parte das suas atividades o ano inteiro.

“Por exemplo, o Treinão são práticas esportivas, porém, não competitivas. Como o nome já diz, é um ‘treinão’. Trata-se de uma atividade esportiva, e lúdica, onde os participantes vão para se divertir, e não buscar medalhas. Só este ano realizamos uns dez ‘treinões’, e ainda deve acontecer mais algum até o final do ano”, adiantou.

O Treinão Jungle Man ocupará toda a manhã de domingo, começando às 7h e encerrando por volta do meio-dia, entre os deslocamentos de ida e volta até o Puraquequara.

Localizado na Zona Leste, o bairro do Puraquequara iniciou no entorno do lago homônimo, na década de 1950, com moradores que fugiam de outros rios devido à grande enchente de 1953. Até hoje o lago é o cartão de visita do local.

Faça Sol ou chuva

“O ponto de encontro será às 7h, no café da rotatória da rua Itaúba. Às 7h30 partimos rumo à comunidade do Ipiranga, que começa no ramal do Brasileirinho, km 12. A partir daí inicia o Treinão com seis quilômetros de trilhas e igarapé, que agora está seco, por conta da vazante”, avisou.

Inicialmente os participantes, sempre em grupo, seguirão pelas trilhas em meio à floresta. O retorno será pelo leito do igarapé.

Este ano a vazante dos rios do Amazonas foi grande. As águas baixaram até o dia 28 de outubro, quando o Negro atingiu o volume de 16m19. O recorde continua sendo o de 2010 quando a lâmina do rio chegou aos 13m63. Ontem, dia 18, o marcador registrava 18m32, ainda assim, o leito de rios e igarapés, em vários lugares do Estado, continuam à mostra.

Kleist avisa que o Treinão acontecerá com Sol ou com chuva, que nesta época cai em horários indeterminados. Com chuva a aventura fica até mais divertida, tornando o percurso ainda mais difícil.

“Essa atividade é aberta para qualquer pessoa, jovem ou adulta, homem ou mulher, que esteja bem de saúde. Não é nada para massacrar ninguém. A atividade é feita em ritmo de caminhada e não há impedimento algum, apenas o participante deve saber, de antemão, das adversidades que podem ocorrer numa caminhada pela mata”, explicou.

“Eu contra indico o Treinão para pessoas que tenham dificuldades de locomoção; doenças pré-existentes tipo anemia, hérnia, hipertensão, problemas cardíacos; e distúrbios metabólicos, como obesidade, hiperglicemia, e tabagismo”, acrescentou.

Esporte e natureza

“Não haverá distribuição de prêmios ou medalhas de participação, pois não é uma competição e sim um treinamento físico em meio à natureza, onde o diferencial é estar no meio-ambiente. Trata-se de uma academia ao ar livre”, afirmou.

Kleist listou três benefícios psicossomáticos que esses eventos organizados por ele proporcionam aos participantes. De acordo com o professor, a prática do exercício físico colabora e contribui com a soma de ganhos nas áreas: somática, mental e cognitiva.

“A área somática tem a ver com o corpo, o que sentimos de prazer enquanto realizamos essas atividades, inclusive com a melhora do condicionamento físico e da saúde; na área mental é o alívio do estresse do dia a dia, o arejar a mente, sentidos mesmo já a partir do em que o participante está se preparando para a prática da atividade; na área cognitiva ocorre uma melhora no grau de raciocínio, que se apresenta de acordo com a atividade que ora é comunitária, ora é isolada, ora é na natureza, ora é no maquinário, então o participante terá que elaborar raciocínios para desenvolver a prática”, falou.

“A nossa proposta, em todos os eventos que organizo, é promover práticas esportivas, totalmente integradas com a natureza amazônica, tendo benefícios como resultado. Os participantes aprendem a trabalhar em equipe, em grupo, uma hora ceder, outra exigir”, finalizou.

As inscrições para o Treinão Jungle Man custam R$ 70, e podem ser feitas pelo Pix CPF 183 277 102 49. Informações: fone 9 9114-3275, ou Instagram @circuito jungle man.

Por Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Fotos: Divulgação

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar