Pesquisar
Close this search box.

Tem arte de Parintins estampando as sandálias Havaianas

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Já aconteceu de você, assim do nada, receber uma notícia que, de tão boa, não dá pra acreditar que seja verdade? Pois foi o que se passou com o artista plástico parintinense Rubens Belém em setembro do ano passado.

“Eu estava no meu ateliê, em casa, trabalhando, quando o telefone tocou. A pessoa do outro lado era uma representante da direção da Alpargatas, de São Paulo, dizendo que haviam conhecido meu trabalho de pinturas sobre a Amazônia e queriam utilizar uma delas para decorar o novo lançamento de sandálias Havaianas”, contou Rubens.

“Pego de surpresa, perguntei como eles haviam me descoberto e a resposta foi: redes sociais”, disse.

A empresa havia vasculhado na internet sobre artistas plásticos da Amazônia e se deteve nos trabalhos do parintinense, primeiro, pela profusão de cores que ele utiliza em suas pinturas; segundo, porque Rubens publica constantemente, tanto no Face quanto no Instagram, cada trabalho que conclui. Das redes sociais vem a maioria dos compradores de seus quadros, vendidos para todo o Brasil.

“O pessoal da Alpargatas me disse que ia contratar alguém, lá mesmo de São Paulo, para fazer a arte sobre a Amazônia, mas algum iluminado deu a sugestão de pesquisarem os artistas daqui. Lógico, quem mais saberia sobre a região do que nós mesmos? Quis a sorte que o escolhido fosse eu”, comemorou.

Este ano Rubens Belém completa 22 anos como artista profissional. Nas suas telas retrata o ribeirinho e o índio amazônicos pintados em cores vivas e fortes. Detalhe: ele não usa pincel, somente espátula, o que torna a confecção de sua arte ainda mais difícil.

Vermelho e azul

Passada a surpresa inicial, as conversas de Rubens com o pessoal da Alpargatas continuou. Pediram que ele mandasse alguns de seus trabalhos, mas acabaram por solicitar que ele produzisse um, exclusivo, para as sandálias. Queriam algo com a ‘cara da Amazônia’, paisagens, araras. Ele disse que pintava muitas araras. Mandou para eles vários esboços com outros animais amazônicos, mas a escolha ficou mesmo nas araras que, coincidentemente têm as cores de dois ícones do folclore amazônico, vermelho e azul, de Garantido e Caprichoso.

“Aí mandei o desenho final, já colorido, e eles foram pedindo pequenos ajustes para que o desenho encaixasse perfeitamente num par de sandálias. Ainda no final do ano passado acertamos tudo, valor que eles me pagariam pelos direitos do uso da arte e a finalização dela, de acordo com o que imaginavam”, relatou.

E Rubens ainda teve mais uma surpresa. A Alpargatas adiantou que gostaria de um novo trabalho dele para um próximo lançamento de sandálias, em 2023.

“Para este trabalho agora, solicitaram que eu fotografasse e filmasse todo o processo de produção, desde o esboço, arte-finalização e pintura. Indiquei a empresa Manart Galeria de Arte, daqui de Manaus, contratada por eles para fazer essa produção. Começamos no meu ateliê, em casa; e concluímos nas matas do Museu da Amazônia. Eles vão usar institucionalmente as fotos e o vídeo para divulgar o meu trabalho nas sandálias”, informou.

Esta semana, andando pelas ruas do Centro, Rubens entrou, por acaso, numa das lojas Havaianas existentes em Manaus e qual não foi sua surpresa ao se deparar com as sandálias com sua arte estampada.

“O pessoal da Alpargatas me informou que o lançamento nacional seria em agosto e, no próximo ano, os modelos chegarão aos mercados da Europa, Japão e Estados Unidos”, revelou.

Sonho realizado

Novamente, na tranquilidade de seu ateliê, Rubens trabalha na arte para o próximo lançamento de Havaianas, mas não diz do que se trata, é segredo, apenas adianta que outra vez será um animal bem representativo da Amazônia.

“Eles também me disseram que 7% do valor das vendas desse lançamento será revertido para o projeto Cora (Corações da Amazônia), iniciativa educacional do Instituto BEI em apoio aos povos da região”, falou.

A Alpargatas é a maior empresa de footwear apparel (calçado e vestuário) da América Latina, com uma produção de 12 pares de sandálias por segundo. Sua marca mais conhecida é a Havaianas. Possui dez fábricas espalhadas pelo Brasil e emprega 18 mil funcionários.

“Para mim, que vim para Manaus sonhando me tornar um artista plástico famoso, ter esse reconhecimento por parte de uma grande empresa brasileira é sinal de que consegui realizar meu sonho. Isso só aumenta o meu prestígio e faz com que continue nesse caminho, servindo de exemplo para quem também sonha em atingir o sucesso”, finalizou.

Quem quiser conhecer melhor os trabalhos de Rubens Belém pode acessar seu Face e Instagram, ou visitá-lo pessoalmente aos domingos, no Largo de São Sebastião, onde ele participa do projeto Pintura ao Vivo no Largo. A Alpargatas também irá lançar sua biografia na página da empresa.

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar