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Televisores com tela de plasma também terão Ginga

Uma portaria publicada ontem, no Diário Oficial da União, incluiu os televisores com tela de plasma fabricados na ZFM (Zona Franca de Manaus) na obrigatoriedade de virem equipados, a partir do ano que vem, como o middleware Ginga, que garante a interatividade no sistema de TV digital adotado no Brasil. O governo já tinha determinado essa obrigação para os aparelhos com tela de cristal líquido.
Elaborada pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência, Tecnologia e Inovação, a portaria estabelece que, para serem incluídos no Processo Produtivo Básico, 75% dos aparelhos deverão vir equipados com o Ginga, a partir de 1º de janeiro de 2013, e o percentual passará para 90% a partir de 1º de janeiro de 2014.
Os fabricantes que optarem pela produção de aparelhos interativos ainda em 2012 serão beneficiados com a redução do percentual obrigatório para o próximo ano.
O Ginga é um middleware –camada de software intermediário– que possibilita, por exemplo, que o telespectador consulte informações sobre a programação, faça compras e acesse dados bancários pela televisão. É totalmente desenvolvido em código livre e, portanto, qualquer empresa pode criar sua própria implementação.

HD

Segundo a LG, as TVs 3D não são mais um produto de nicho, e este ano representarão quase um quarto das vendas (23%) de TVs no Brasil, em valores.Embora a venda de modelos mais avançados, como smart TVs e telas 3D esteja crescendo no país, a venda total de aparelhos deve se manter estagnada nos próximos dois anos, prevê a fabricante. Em 2012 devem ser vendidos os mesmos 12 milhões de aparelhos de 2011. A diferença está na tecnologia. As telas finas (LED, LCD) têm participação cada vez maior, sendo hoje responsáveis por 11 milhões de aparelhos vendidos ao ano, ou quase 92% do total. Vale lembrar que em países como os EUA, a venda de TVs vem caindo anualmente.
A fabricante coreana apresentou à imprensa nesta quinta, 8, sua linha de produtos para 2012. A empresa diz ter alcançado a liderança em TVs 3D no mercado nacional no último trimestre de 2011, com 43% de share. Também é a marca que mais cresceu no mercado de smartphones, passando da sétima posição em 2010 para a segunda em 2011, com 18,9% de share. Para 2012, a projeção da LG é crescer 25% em faturamento, puxada principalmente pelas novas telas OLED, dispositivos como o mágic remote (controle remoto com reconhecimento de voz e gestos), celulares e notebooks com telas 3D e os novos ultrabooks, além de toda uma linha de eletrodomésticos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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