Uma portaria publicada ontem, no Diário Oficial da União, incluiu os televisores com tela de plasma fabricados na ZFM (Zona Franca de Manaus) na obrigatoriedade de virem equipados, a partir do ano que vem, como o middleware Ginga, que garante a interatividade no sistema de TV digital adotado no Brasil. O governo já tinha determinado essa obrigação para os aparelhos com tela de cristal líquido.
Elaborada pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência, Tecnologia e Inovação, a portaria estabelece que, para serem incluídos no Processo Produtivo Básico, 75% dos aparelhos deverão vir equipados com o Ginga, a partir de 1º de janeiro de 2013, e o percentual passará para 90% a partir de 1º de janeiro de 2014.
Os fabricantes que optarem pela produção de aparelhos interativos ainda em 2012 serão beneficiados com a redução do percentual obrigatório para o próximo ano.
O Ginga é um middleware –camada de software intermediário– que possibilita, por exemplo, que o telespectador consulte informações sobre a programação, faça compras e acesse dados bancários pela televisão. É totalmente desenvolvido em código livre e, portanto, qualquer empresa pode criar sua própria implementação.
HD
Segundo a LG, as TVs 3D não são mais um produto de nicho, e este ano representarão quase um quarto das vendas (23%) de TVs no Brasil, em valores.Embora a venda de modelos mais avançados, como smart TVs e telas 3D esteja crescendo no país, a venda total de aparelhos deve se manter estagnada nos próximos dois anos, prevê a fabricante. Em 2012 devem ser vendidos os mesmos 12 milhões de aparelhos de 2011. A diferença está na tecnologia. As telas finas (LED, LCD) têm participação cada vez maior, sendo hoje responsáveis por 11 milhões de aparelhos vendidos ao ano, ou quase 92% do total. Vale lembrar que em países como os EUA, a venda de TVs vem caindo anualmente.
A fabricante coreana apresentou à imprensa nesta quinta, 8, sua linha de produtos para 2012. A empresa diz ter alcançado a liderança em TVs 3D no mercado nacional no último trimestre de 2011, com 43% de share. Também é a marca que mais cresceu no mercado de smartphones, passando da sétima posição em 2010 para a segunda em 2011, com 18,9% de share. Para 2012, a projeção da LG é crescer 25% em faturamento, puxada principalmente pelas novas telas OLED, dispositivos como o mágic remote (controle remoto com reconhecimento de voz e gestos), celulares e notebooks com telas 3D e os novos ultrabooks, além de toda uma linha de eletrodomésticos.