Pesquisar
Close this search box.

Talokudo, e sua família, em Manaus

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Durante décadas nos acostumamos a conhecer os humoristas cearenses: Chico Anysio, Renato Aragão, Falcão, Tom Cavalcante, Tiririca, Tirulipa, Adamastor Pitaco, Rossicléa, Zé Modesto, apenas para citar alguns. Mas quem disse que, no Nordeste, só o Ceará produz ótimos ‘fazedores’ de risos? É o que prova o potiguar, da cidade de Mossoró, Edson Talokudo, que possui mais de 200 milhões de visualizações em seu canal no YouTube. Talokudo estará em Manaus, no dia 17, sábado, apresentando o show ‘A família mais louca do Brasil’, no Teatro Manauara, a partir das 21h.

“O Ceará é considerado o berço do humor aqui no Brasil, então é impossível falar de comédia sem lembrar dos grandes nomes como Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante. Cresci assistindo esses artistas na televisão e com certeza eles tiveram bastante influência na minha vida”, falou.

Talokudo volta a Manaus pela segunda vez. Ele esteve aqui, ano passado, quando se apresentou no Clube Stand Up Comedy, na Cidade Nova.

“Em 2021 tive o prazer de fazer o meu primeiro show de humor em Manaus e conhecer um pouco das belezas e cultura da cidade. Pesquisando nas minhas redes sociais de onde vinha meu público, descobri que tinha bastante gente aí de Manaus, então percebi que os manauaras adoram comédia. Por sorte, o Thiago Ribeiro, produtor e diretor do Clube Stand Up Comedy, me convidou pra fazer um show na terra de vocês, e foi maravilhoso. Espero repetir o sucesso”, disse.

Na infância, Talokudo era um fã dos filmes com Jim Carrey, mas não se imaginava fazendo humor como o ator americano. Gostava de desenhar e pintar, depois vendendo alguns trabalhos na escola.

E surgiu o Talokudo

Com o passar do tempo, seu interesse pelas artes só aumentou. Começou a fazer música, escrever, e participar de peças teatrais na escola.

“Foi durante essas peças que eu percebi algo: eu não escolhi o humor, e sim foi o humor quem me escolheu, pois em todas as peças, não importava o gênero: drama, suspense, romance, eu acabava meio fazendo as pessoas rirem, mesmo sem querer, pelo meu jeito atrapalhado de ser. Após isso, comecei a gravar meus primeiros vídeos de humor e postar na internet, apenas como diversão, e devido as pessoas gostarem, fui me apaixonando pela arte de fazer os outros rirem. Foi então que passei a sonhar em ser alguém no mundo da comédia”, revelou.

E surgiu o Talokudo como resultado das críticas que Edson recebia no início da carreira, depois que passou a publicar seus primeiros vídeos na internet.

“Amigos, familiares e vizinhos começaram a dizer que o que eu fazia na internet era loucura. Me chamavam de ‘o louco da internet’. Eu sabia que precisava de um nome artístico forte, para conseguir crescer no humor. Usar o meu nome de batismo, Edson, nem pensar, pois ninguém iria me encontrar quando fizesse uma busca pelo meu trabalho na internet. Pensei, refleti e lembrei que as pessoas da minha cidade me viam como um louco. Imaginei nomes em torno disso: Ta louco, Taloucão, até chegar ao Talokudo”, explicou.

Isso se deu em 2014. Desde então a soma das redes sociais de Talokudo, TikTok, Instagram, Facebook, Kwai e YouTube, já contabiliza mais de dez milhões de seguidores.

Vários personagens

Seguindo os passos de Chico Anysio, o pioneiro nordestino a se consagrar como humorista no Brasil, que criou 209 personagens em 65 anos de carreira, Talokudo já possui uma pequena lista de personagens apresentados em seus shows e, lógico, tem sempre aqueles que agradam mais ao público.

“Eu interpreto vários personagens, mas existem os principais, três, dona Jacinta, Ketley e Katia, inspirados na minha própria família. Girando em torno desses três personagens também interpreto a Rebeca, seu Antônio, Jessica, Dorinha, ‘cumade’ Ceição, entre outros”, listou.

No show ‘A família mais louca do Brasil’, que Talokudo apresentará no Manauara, ele trará os três personagens principais.

“Irei interpretar uma bela novela em cima do palco, brincando com os fãs na platéia e divertindo a todos com uma apresentação de stand up comedy para fazer todo mundo rir. É um espetáculo maravilhoso indicado para toda a família”, avisou. 

Apesar do sucesso que faz em suas redes sociais, o humorista também pensa em ter um programa na boa e velha televisão, e até interpretar seus personagens no cinema, como Jim Carrey.

“Mas agora prefiro me dedicar aos shows, pois é em cima de um palco, pessoalmente, que meu público tem a oportunidade de me conhecer além das telinhas do celular e do computador. A magia de um show ao vivo é fantástica. As pessoas precisam ir mais aos teatros e vivenciar mais o real. Com o meu show, posso propiciar essa experiência aos meus fãs”, finalizou.

***   

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar