Pesquisar
Close this search box.

Soul Bilíngue chega à Região Norte com cursos de inglês para jovens entre 18 e 16 anos

Evaldo Ferreira

Insta: @evaldo.am   Face: @jcommercio

Quer estudar inglês e, de quebra, se conseguir se destacar, ganhar um intercâmbio para algum país de língua inglesa? Leia essa matéria até o final e fique sabendo que a Soul Bilíngue pode realizar o seu sonho.

“A ONG Soul Bilíngue é uma iniciativa social que democratiza o acesso internacional para pessoas de baixa renda. O programa foi idealizado para jovens enxergarem além do bairro onde moram, além da cidade, além do país. É um programa gamificado. Os jovens que entram na Soul Bilíngue passam por um processo seletivo e os aprovados ficam estudando conosco por ao menos seis meses”, falou Ariane Noronha, fundadora da ONG.

O programa inclui imersão no inglês com a metodologia Oxford. Os estudantes recebem mentoria individual com brasileiros e estrangeiros pelo mundo, acolhimento emocional e participam de encontros para saber mais sobre intercâmbio.

“Os jovens ganham pontos por cada participação e, ao final do programa, os mais comprometidos fazem jus às bolsas de estudo para fora do Brasil”, afirmou.

Segundo Ariane, a Soul Bilíngue já embarcou mais de 20 jovens para intercâmbios na África do Sul, Inglaterra, Malta, Estados Unidos, Irlanda e Canadá.

“O nome Soul Bilíngue é uma mistura de alma (soul) com bilíngüe (duas línguas). Foi uma ideia que tivemos para envolver não só os jovens que sonham falar inglês, mas viver um intercâmbio. O Soul também é uma analogia ao verbo ‘ser’, em português”, explicou.

Entre 18 e 26 anos

A Soul Bilíngue já atua nas regiões Sudeste e Nordeste, e agora chega ao Norte após receber a confirmação de que foi contemplada no edital da embaixada norte-americana, em Brasília.

“O edital nos possibilitou investir financeiramente em mais uma região do país, o Norte, onde pretendemos impactar ao menos 150 jovens. Estamos direcionando nossos esforços para atuar nessa nova região, um desejo que se tornou realidade. Queremos ver como vai ser o desempenho e a receptividade dos jovens nortistas”, revelou.

As aulas do Soul Bilíngue acontecem de forma remota, online e ao vivo. O participante é informado sobre os dias e horários em que vai ter de comparecer aos encontros, que poderão ser acessados pelo celular ou pelo computador. Todas as informações serão dadas antecipadamente.

Para o jovem participar do programa, ele precisa obedecer aos seguintes critérios: ser ex-aluno da rede pública de ensino, receber renda per capita de até dois salários-mínimos e ter entre 18 e 26 anos. Pode estar na faculdade, mas é requisito ter concluído o ensino médio na rede pública. Para entrar, o interessado participará de um processo seletivo. O primeiro passo é se inscrever no site da Soul Bilíngue (www.soulbilingue.com). No site estarão todas as informações sobre o processo seletivo. Geralmente ocorrem em três etapas: encontro com o time da Soul Bilíngue para entender o programa; participação em um teste de nivelamento para se saber em qual nível de inglês o jovem se encontra (o programa contempla o ensino de inglês para todos os níveis, seja para o iniciante ou o avançado no idioma). Após esse processo seletivo inicial, ocorre a entrega da documentação para haver a comprovação de todos os critérios.

O curso tem duração de 22 semanas, cerca de seis meses, e durante esse período o jovem vai participar de um programa gamificado. Tudo o que ele fizer, já integrando a Soul Bilíngue, ganha pontuação. Aqueles que obtiverem maior pontuação, ao final deste ciclo, ganharão as bolsas de estudo.

“Hoje temos bolsas para os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda e África do Sul. O critério de escolha do destino é de responsabilidade da Soul Bilíngue. Vemos quais bolsas temos disponíveis e damos as opções para ele. As bolsas geralmente contemplam quatro semanas de intercâmbio, quando o jovem irá estudar na escola parceira, com acomodação inclusa e todo o suporte da Soul Bilíngue”, garantiu.

Apoio americano

O projeto da Soul Bilíngue é apoiado financeiramente pela embaixada americana, que também acompanha se estão sendo atingidas as metas do projeto, enquanto a ONG apresenta a metodologia, as informações, o material e conteúdo didáticos, as mentorias, e o acolhimento emocional com a rede de psicólogos.

“A Soul Bilíngue tem dezenas/centenas de pessoas por trás fazendo com que o programa aconteça e mantenha o padrão de qualidade na atenção a todos os beneficiados. Neste primeiro momento escolhemos Rio Branco, no Acre, para fazer o lançamento do projeto no Norte, por isso nossa equipe fará, entre os dias 19 e 21 de setembro, uma visita presencial à capital acreana, mas estamos planejando repetir essa visita nas demais capitais Manaus, Belém, Porto Velho, Boa Vista e Macapá”, concluiu Ariane.

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar