Pesquisar
Close this search box.

Senador Eduardo Braga assume Comissão de Ciência e Tecnologia

O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) assumiu ontem a presidência da Comissão de CCT (Ciência, Tecnologia e Comunicação) do Senado se comprometendo a fazer com que a pesquisa científica e tecnológica seja voltada à promoção do desenvolvimento do país e a melhorar as condições de vida da população. Braga citou como exemplo a expansão da Banda Larga para todo o país, em especial para a Região Amazônica, e a ênfase nas doenças negligenciadas como dengue e malária. Eduardo Braga foi eleito presidente por unanimidade dos votos dos senadores presentes à comissão.
O primeiro ato da CCT foi aprovar requerimento para a realização de duas audiências públicas a partir da semana seguinte à do carnaval: uma com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e outra com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante. Ambos irão à Comissão falar sobre os planos de suas pastas e os projetos relacionados a elas que tramitam no Congresso Nacional.
“Para desenvolver ciência e tecnologia são necessárias, a qualquer país, algumas condições. É preciso, primeiro, que haja massa crítica de população instruída”, afirmou Eduardo Braga em seu discurso de posse.
Eduardo Braga lembrou que os desafios para a C&T nacional são muitos em um mundo competitivo como o que vivemos. Entre eles, destaca-se a ampliação do investimento do setor privado em pesquisa e desenvolvimento, afirmou. “A pesquisa científica e tecnológica no país esteve confinada às universidades, quase sempre públicas, o que causava certo descompasso entre eventuais descobertas e os interesses imediatos da indústria. É preciso estimular o empreendedor a aplicar recursos em inovação, com o apoio do Estado”, defendeu.
O novo presidente da CCT voltou a lembrar seu desejo de que a Comissão trabalhe em estreita conexão com as entidades da Comunidade Científica. Entre os convidados que assistiram à instalação estavam o ex-presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Ênio Candotti; representantes dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, das Comunicações e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; da Abipti (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica); da Embrapa; do Inpe (Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais); da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão); das Organizações Globo e da Associação dos Fabricantes de motocicletas e ciclomotores.
Também estiveram presentes a superintendente da Suframa, Flávia Grosso; o Secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Odenildo Sena; representantes da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), da Cetam (Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas), da FUA (Fundação Universidade do Amazonas), da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), da UEA (Universidade Estadual do Amazonas), e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar