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No mês de abril, vendas em bares e restaurantes diminuíram 3,7% em comparação com março

No mês de abril, as vendas em bares e restaurantes diminuíram 3,7% em comparação com março, conforme indicado pelo Índice de Atividade Econômica Abrasel-Stone. Comparando com o ano anterior, o setor registrou uma queda de 5,9%. Nos primeiros quatro meses de 2024, as vendas tiveram um declínio em relação ao mesmo período de 2023, o que acende um sinal de alerta para esses estabelecimentos neste início de ano. O Amazonas teve uma redução de 7,6%, uma das maiores quedas, seguido por Roraima com 13,9% e Pará com 7,8%.

De acordo com o estudo, esses números representam uma dificuldade adicional para o setor que, além de enfrentar um recuo no volume de vendas, ainda precisa lidar com as altas taxas de endividamento. Pesquisa recente da Abrasel indicou que 40% dos negócios apresentam pagamentos em atraso. Este resultado corrobora as dificuldades que o setor tem enfrentado: segundo o mesmo levantamento, 65% das empresas do setor operaram sem fazer lucro em março (25% em prejuízo e 40% em equilíbrio).

Para o presidente da Abrasel-AM (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Rodrigo Zamperlini, os dados da pesquisa são preocupantes e, no Amazonas, houve um decréscimo ainda maior no faturamento, quando comparamos com a média nacional. “Ainda precisamos lidar com a dificuldade em remarcar preços, pois nosso setor é um dos primeiros a sentir a retração nas vendas quando o orçamento está apertado entre os consumidores. Não é tarefa fácil encontrar uma saída, mas acredito que é importante buscar se diferenciar no mercado, seja pelo seu ambiente, conceito ou proposta de valor, enfim, criatividade e também gestão apurada serão fundamentais para recuperar o fôlego em 2024”, ressaltou. 

Apesar dos resultados negativos, a expectativa é de que, nos próximos meses, haja uma melhora no volume de vendas por conta das duas datas mais rentáveis para o setor no Dia dos Namorados. A mesma pesquisa da Abrasel indicou que para mais de dois terços (62%) dos empreendedores, o Dia das Mães pode apresentar um faturamento 20% maior que no ano passado.

“Os dados do Índice Abrasel-Stone refletem um cenário desafiador para o setor de bares e restaurantes, com quedas significativas no volume de vendas em abril. As dificuldades são evidenciadas pela pesquisa da Abrasel, que aponta para altos índices de empresas com pagamentos em atraso e operando sem fazer lucro. Apesar disso, estamos otimistas em relação ao Dia das Mães e ao Dia dos Namorados, que podem representar uma oportunidade de recuperação para o setor “, comentou José Eduardo Camargo, líder de conteúdo da Abrasel.

Conforme o presidente da Abrasel-AM, o Dia dos Namorados é uma data de grande  movimento, pois atrai um grande volume de atendimentos, além de ser bem representativa para o mercado. 

“Cada estabelecimento adota uma estratégia, conforme seu perfil de público e conceito da casa, alguns criam cardápio específico com entrada, prato principal, sobremesa e uma taça de espumante para brindar a ocasião especial para os casais, outros fazem reservas, mesmo que não trabalhem com essa modalidade no dia a dia, o importante é conseguir conciliar o aumento na frequência do salão, com bom atendimento e a satisfação dos clientes nessa data, que é uma das principais para o segmento”, afirmou o presidente. 

Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da StoneCo, ressaltou que o cenário atual mostra a importância da adaptação e inovação para enfrentar os desafios do mercado. “Apesar das adversidades, as pesquisas indicam um cenário com oportunidades e a expectativa de uma possível recuperação nos próximos meses, impulsionada por datas importantes para o calendário do varejo”. 

Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rondônia, apresentaram menores reduções de -1%, -1,5% e -2,1%, respectivamente.

Sobre o estudo

A Stone é a principal parceira do empreendedor brasileiro em tecnologia e serviços financeiros e anunciou uma parceria inovadora para impulsionar o setor de bares e restaurantes no Brasil. Juntas, as organizações lançam um índice exclusivo que reflete as vendas do setor, oferecendo uma visão abrangente do movimento e das tendências de mercado.
 

O novo índice permitirá aos empresários e analistas do setor acompanhar o pulso das vendas em 24 dos 27 estados brasileiros, tanto em uma série histórica mensal quanto anual. Essa ferramenta se torna um recurso valioso para o planejamento estratégico e a tomada de decisões, proporcionando uma análise mais aprofundada do desempenho do setor. Os números são baseados nos estabelecimentos que usam a estrutura de pagamentos da Stone.
 

“Essa parceria é mais uma oportunidade de estarmos lado a lado dos empreendedores brasileiros. O índice, que está sendo lançado de forma exclusiva, não só oferece uma visão completa das tendências de mercado, mas também se torna uma ferramenta essencial para empresários, pesquisadores e profissionais do setor. Com isso, reforçamos o nosso objetivo de capacitar empreendedores a entenderem melhor o panorama atual do mercado, permitindo que planejem estrategicamente seus próximos passos e otimizem a gestão de seus negócios”, comenta Vinicius Carrasco, economista-chefe da Stone.
 

A parceria entre Abrasel e Stone reforça o compromisso de ambas as organizações em apoiar o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor de alimentação fora do lar, crucial para a economia brasileira e para a geração de empregos no país.
 

“É um indicador importantíssimo, tanto para o trabalho da Abrasel quanto para os empresários e gestores de bares, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos de alimentação fora do lar. Vai nos dar mais agilidade na percepção de problemas e tendências, permitindo uma atuação mais assertiva no trabalho pela melhoria do setor. Mas, principalmente, dá ao empreendedor uma visão melhor do que acontece no mercado, com informações valiosas para que ele possa fazer uma gestão mais eficiente e produtiva”, afirma o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.
 

A divulgação dos índices ocorrerá mensalmente e estará disponível em um painel interativo no site da revista Bares & Restaurantes, editada pela Abrasel. Os dados referentes ao mês de fevereiro já estão acessíveis e indicam uma pequena recuperação do setor, com um aumento de 2,2% em fevereiro, ante uma queda de 5,1% no volume das vendas em janeiro. Pesquisa da Abrasel já apontava esta recuperação, graças, principalmente, ao Carnaval: 40% das empresas que abriram na folia deste ano disseram ter tido faturamento superior ao Carnaval do ano passado.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
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