Pesquisar
Close this search box.

Programa estimula geração de empregos

https://www.jcam.com.br/ppart17062013a.JPG

O anúncio da linha de crédito especial Minha Casa Melhor destinada para a compra de eletroeletrônicos pelas famílias inscritas no programa Minha Casa, Minha Vida vai alavancar os níveis de emprego nas indústrias da Zona Franca de Manaus. A informação foi dada pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal), Valdemir Santana. Segundo o presidente somente para os meses de junho e julho é esperada a abertura de 4 mil novos postos.
Além do otimismo com o estímulo ao consumo interno promovido pela presidente Dilma, o próprio comportamento do emprego na indústria em 2013 já dá indícios da recuperação do setor. De acordo com o Controle de Homologação do Sindmetal, nos três primeiros meses de 2013, o número de demissões na indústria foi 7,2% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. De janeiro a março deste ano, foram fechados 5.745 vagas no Polo Industrial de Manaus – sendo a maior parte no setor eletrônico –, contra 6.188 demissões no primeiro trimestre de 2012. De janeiro a dezembro do ano passado, 24.077 trabalhadores perderam seus empregos no PIM.
Apesar de os números indicarem que nos três primeiros meses de 2013, subiu o número de empregos na indústria local, Valdemir Santana afirma que os dados não correspondem à realidade.
“Existe uma rotatividade. Na realidade muitas empresas demitem os funcionários e depois readmitem com um salário mais baixo”, alerta.

Brasil

A taxa de emprego industrial medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não se alterou em abril, após variar 0,2% em março e ficar estável em fevereiro último. Os resultados da Pimes (Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário) de abril divulgados na semana passada apontam que, na comparação com março, o total do pessoal ocupado assalariado recuou em 11 dos 18 ramos pesquisados.
Na comparação com abril de 2012, o emprego industrial mostrou queda de 0,5% em abril de 2013, 19º resultado negativo consecutivo nesse tipo de confronto. Ainda assim o resultado foi o menos intenso desde janeiro do ano passado (-0,4%). Houve redução do contingente de trabalhadores em oito dos 14 locais pesquisados.
No índice acumulado para o primeiro quadrimestre deste ano, o total do pessoal ocupado na indústria recuou 0,9%, comparado ao mesmo período do ano anterior. O ritmo de queda foi menos acentuado do que o registrado no último quadrimestre de 2012 (-1,4%), comparado também com o mesmo período do ano anterior. No primeiro quadrimestre de 2013, a Pimes registrou taxas negativas em dez dos 14 locais e em 12 dos 18 setores investigados.
No acumulado dos últimos doze meses, o índice recuou 1,3% em abril, marca próxima das registradas em dezembro (-1,4%), janeiro (-1,4%), fevereiro (-1,5%) e março (-1,4%).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar