Pesquisar
Close this search box.

Polo de celular ganha fôlego com investimento de chineses

Embora tenha perdido o vigor no PIM (Polo Industrial de Manaus), a produção de aparelhos celulares tem mostrado sinais de avanço no respectivo ano, com uma variação de 22,78% de janeiro a agosto, em comparação a igual período de 2010.
Mesmo com percalços, como portarias recentes do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) que possibilitam a realização de etapas da produção em qualquer região do país, estes algarismos devem sofrer expansão no início de 2012, em virtude do acordo firmado entre a empresa holandesa Philips e fabricante chinesa de telefones portáteis, Sangfei.
Até agosto de 2011, as três empresas instaladas na ZFM (Zona Franca de Manaus) que desenvolvem o mecanismo móvel, Nokia, Samsung e Semp Toshiba, chegaram a produzir 16,05 milhões de unidades, parcela que representa 83,32% da quantidade anotada nos 12 meses do ano anterior, de acordo com dados da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).
No próximo ano, a pretensão é que estes indicadores mostrem elevação, por conta do investimento de US$ 50 milhões na fábrica da Philips, anunciado pelo diretor da Sangfei, Charles Wong.

Metas para 2012

Em entrevista à agência Folhapress, o representante argumenta que a linha de produção ainda não tem capacidade para fabricar celulares, mas estará pronta em 2012 com o objetivo de atingir, em dois anos, a comercialização de três milhões de celulares no mercado nacional, resultando em um faturamento de R$ 300 milhões. Wong ressalta que a ideia é focar no país, para que sirva como base para os mercados vizinhos.
Por enquanto, ainda não há projeto sobre o assunto em andamento pelo CAS (Conselho de Administração da Suframa) e pelo Codam (Conselho Estadual de Desenvolvimento do Estado do Amazonas).
Procurada pela reportagem, a Philips mantém discrição quanto às perspectivas da multinacional e as mudanças concretas com o acordo. Segundo posicionamento da empresa, a intenção da operação de uso da licença de celulares da marca no Brasil foi firmada ontem, 31 de outubro, durante o Encontro de Cooperação Econômica entre China e Brasil, em São Paulo.
Conforme a Assessoria de Imprensa, a Philips já concedeu o uso da marca de aparelhos celulares para serem comercializados nos mercados da China e da Índia. A partir de agora, a Sangfei será responsável pela distribuição e vendas dos aparelhos celulares no país.
Na nota divulgada, o CEO da Philips do Brasil, Marcos Bicudo, declara que “o acordo, além de facilitar e contribuir para o intercâmbio econômico e comercial dos dois países, oferecerá a união da expertise e tradição da marca Philips, com o desenvolvimento do mercado local da Sangfei no país”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar