Pesquisar
Close this search box.

‘Pitiú’ traz performances de Miro Messa e Leo Scant

Os artistas Miro Messa e Leo Scant dividem a tela em duas performances online neste sábado (10), dentro da agenda do projeto “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas”. “Você consegue dormir?” e “Passarinho Entre Paredes y Cielos”, respectivas criações dos performers, têm como ponto em comum fazer reflexões sobre o viver no nosso tempo e no nosso lugar. As apresentações são gratuitas e iniciam às 19h30 (horário de Manaus), via plataforma Zoom. A classificação indicativa é de 18 anos.

O “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas” foi contemplado pelo edital emergencial Prêmio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do governo federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura.

A apresentação online começa com “Você consegue dormir?”. Com pouco menos de 10 minutos de duração, o trabalho de Miro explora as linguagens da performance arte e do cinema para tratar da vida em tempos de pandemia de Covid-19. “É um trânsito entre a performance cênica e insights cinematográficos”, antecipa ele. “Dentro dessa temática, uma reflexão sobre a situação desesperadora em que nos encontramos atualmente”.

Na sequência, vem o solo “Passarinho Entre Paredes y Cielos”, dramaturgia processual de Leo Scant na qual o artista, como o Passarinho do título, investiga física e metaforicamente possibilidades de voos em diferentes cenários. “É uma coreografia livre, que me permite voar, improvisar, plantar, experimentar voar em mangueiras, oitizeiros, castanholeiras, jenipapeiros, e tantas outras árvores ou plataforma de suporte”, afirma.

De Manaus, o trabalho alçou voo para apresentações na Espanha e na Bolívia, acumulando bagagens a cada parada. “Estar em residência na Praça da Saudade, depois no Parque de los Patos (Espanha) e na Plaza de La Alcaldía (Bolívia), me proporcionou experiências e memórias significativas que atingem e se agregam à composição da obra”.

Mais recentemente, em meio à pandemia, a criação de Leo ganhou versão online e o subtítulo – “Entre Paredes y Cielos” –, a partir de uma intervenção no Igarapé do Curru, área de resistência verde em Manaus, sub-bacia do Igarapé do São Raimundo.

Música na praça do Millennium

Foto: Divulgação

Programação musical do Millennium Shopping voltou a entreter os frequentadores do mall. Os músicos Maycon, Tata Jatobá e Fred Mar são as atrações que prometem embalar o público durante todo o mês de abril. As apresentações acontecem sempre na praça de alimentação do Millennium e o acesso é gratuito.

No sábado (10), às 16h, será a vez de Tatá Jatobá e Fred Mar subirem ao palco do Millennium. Com mais de 15 anos de carreira, a cantora afirma que o público poderá esperar um show descontraído e com um repertório que promete fazer todo mundo cantar juntos, com canções do Kid Abelha e Marisa Monte.

Castro Jr. é o cineasta da semana 

Foto: Divulgação

Os curtas-metragens de Manoel Castro Júnior serão exibidos neste sábado (10), às 19h, no “Cine Sem Sair de Casa”, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O projeto exibe obras de cineastas amazonenses no Facebook (@culturadoam).

“Submersos”, um filme de suspense sobre um personagem que aterroriza uma família; “Bullying – Aconteceu Comigo”, uma mensagem sobre as consequências do bullying; e “Rambo da Amazônia – O Rapto da Professora”, que apresenta o ator Aldenir Coti, a personificação amazonense do ator Sylvester Stallone, em mais uma de suas aventuras.

Todas as obras têm roteiro e direção assinados por Castro Jr. “Fico muito feliz por estar incluído nesse projeto da Secretaria de Cultura com meus filmes. Muitas vezes o realizador não tem um canal de divulgação para suas obras, e ter o trabalho alcançando vários públicos assim é gratificante, sem falar que neste momento é importante criar ações que incentivem o público a ficar em casa”, declara o cineasta.

EM CARTAZ

  • Encontro de Hip Hop no Norte
Foto: Divulgação

10 ABR 2021 – 10h

O Encontro de Hip Hop no Norte reunirá workshops, batalhas, shows, bate-papos e mostra visual. Alguns nomes já confirmados para os workshops de dança: Let Garcia, Israel Alves, Gui Negão, Geffiter Garcia e Tonton Santos.

  • A princesa Cafuxa no reino da palhaçaria
Foto: Divulgação

10 ABR 2021 – 20h

O projeto tinha como proposta inicial uma circulação do espetáculo pela capital e alguns municípios do interior do Amazonas, porém, ainda por conta da pandemia, teve que ser adaptado para a versão online. Através de três lives.

  • Curso básico de produção musical
Foto: Divulgação

10 ABR 2021- 14h

Projeto que visa mostrar todo o processo de criação musical digital, a partir de um computador em casa. * O conteúdo deste evento é de responsabilidade de seus realizadores.   

  • Mostra de Cinema do Médio Solimões
Foto: Divulgação

10 ABR 2021- 18h

Essa Mostra tem uma proposta de selecionar trabalhos audiovisuais realizados por cineastas e realizadores independentes que residem no interior do Estado do Amazonas sem acessos a festivais e mostras de cinema no circuito de festivais do Brasil – foi idealizada para ser instrumento de oportunidade e possibilidades a esses artistas residentes longe dos centros urbanos.

  • Yandé Anga: contos do rio Negro

10 ABR 2021 – 09h

Publicação de um livro de contos. Data: 10 de abril de 2021, horário: 9h30 às 16h. Local: Galeria Amazônica, R. Costa Azevedo, 272, centro. Largo São Sebastião-Manaus.  

WEB +

  • Hashtags mais quentes: 

1 #henry – Assassinos do menino Henry foram presos

2 #phillip – a morte do Príncipe Phillip tomou conta da internet na última sexta-feira

3 #CPI – Instalação da CPI da Covid irritou o presidente Bolsonaro

4 #supremo – STF mandou o Senado instalar a CPI da Covid imediatamente

5 #banquete – Presidente Bolsonaro oferece banquete para grandes empresários 

Foto/Destaque: Divulgação

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar