Pesquisar
Close this search box.

Pirarucurta reúne talentos do cinema de Manaus

Nunca se produziu tantos filmes em Manaus, como nos últimos tempos, principalmente pela facilidade em se adquirir equipamentos, realizar todo o trabalho de produção (das filmagens à edição), e conseguir ter o resultado final visto no mundo inteiro através das plataformas de streaming. Por isso, eventos como o ‘Pirarucurta – Festival Audiovisual Universitário’, da Faculdade Martha Falcão, volta com força, em sua terceira edição nos dias 25 e 26 de novembro, no campus da instituição. Os números de inscritos nas edições anteriores mostram isso e a expectativa é que mais um recorde de participantes seja batido.

“Qualquer estudante universitário, apaixonado por audiovisual pode participar e mostrar suas produções. Quanto ao formato dessas produções (celular, câmera semiprofissional, câmera profissional) é de acordo com a realidade e preferência de cada participante”, adiantou Liliana Rodrigues, coordenadora geral do Pirarucurta 2021.

Não é o Teatro Chinês, mas o que vale é participar – Foto: Divulgação

O Festival busca reunir alunos, professores, profissionais e público em geral interessados em cinema, com o objetivo de promover a divulgação e a democratização da produção audiovisual, dando visibilidade a vídeos e filmes de curta-metragem produzidos por universitários.

Na edição de 2019 o Pirarucurta teve 45 inscritos para as mostras. Na edição de 2020 já foram 102 participantes divididos entre as mostras Competitiva e Não Competitiva.

“Nesta edição de 2021 esperamos que seja superada a quantidade de inscritos na edição anterior, uma vez que o Festival tem crescido a cada ano”, falou Liliana.

Talento e pouca grana

Os interessados em participar da terceira edição do Pirarucurta como ouvintes podem realizar inscrição gratuita no (www.even3.com.br/pirarucurta_2021) até o dia 20 de novembro e garantir uma vaga para prestigiar a programação presencial do evento. Já quem deseja inscrever trabalhos nas mostras Competitivas (exclusivo para universitários do Amazonas) e Não Competitivas (para estudantes ou profissionais) nas categorias de ficção, não-ficção, animação e produção publicitária, tem prazo até o dia 05, próxima sexta-feira.

“O Pirarucurta tem como um dos principais objetivos, estimular, incentivar e fazer com que os alunos explorem sua criatividade e talento no audiovisual e tenham isso como o impulso necessário para alavancar e alcançar seus sonhos na área cinematográfica”, disse.

Liliana revelou que desde a primeira edição do Festival tem se surpreendido com o talento demonstrado pelos alunos em suas produções. Mesmo com pouco dinheiro, e em muitos casos até sem dinheiro algum, os futuros cineastas vêm apresentando trabalhos incríveis.

“O Pirarucurta tem revelado verdadeiros talentos. Temos visto o quanto os alunos se mostram criativos e superam nossas expectativas com os poucos recursos que têm, e às vezes, até sem recursos”, contou.

O tema desta edição do Festival será ‘Matrix-Cyberpunk’, em alusão à produção cinematográfica Matrix. O tema foi escolhido devido às suas associações com o subgênero da atualidade e à gama de conhecimentos que são apresentados no filme.

“Mas principalmente pelo seu enfoque na ‘alta tecnologia e nossa dependência dela’. Recentemente passamos por um período conturbado, onde tivemos que ficar dentro de nossas casas, dependentes da tecnologia para nos comunicar, nos entreter e até nos alimentar. Queremos destacar que não são necessários super equipamentos para se realizar filmes de qualidade, e nem ter isso como obrigação. A cada evento temos mostrado que é possível fazer muito com o pouco que temos em mãos”, ensinou.

Tecnologia facilita produção de filmes – Foto: Divulgação

Abertura na quinta  

No próximo dia 25, quinta-feira, ocorrerá a abertura do Pirarucurta com a exibição dos filmes e a mesa-redonda ‘Técnicas e manobras de produções audiovisuais’, com a participação de profissionais e especialistas da área do cinema. No dia seguinte, acontecerá a premiação das melhores produções inscritas na Mostra Competitiva.

Por ser um evento presencial, será necessário que todos os participantes apresentem carteira de identidade e comprovante de vacinação completo, além da utilização de máscara de proteção facial.

“Além de incentivar e mostrar o caminho aos nossos alunos, e demais participantes, o evento acaba sendo um processo muito significativo na carreira deles. Tem sido um verdadeiro impulso para quem deseja se tornar um profissional na área”, concluiu Liliana.

Programação

Dia 25

19h – Recepção dos convidados;

19h10 – Mesa Redonda:

‘Técnicas e manobras de produções audiovisuais’;

19h40 – Participação

de convidados em bate-papo;

20h – Exibição de vídeos

‘melhores momentos’;

20h30 – Momento

Sortudo, com distribuição de brindes;

21h – Encerramento.

Dia 26

19h – Recepção;

19h10 – Premiações da

Mostra Competitiva;

20h10 – Break musical;

20h20 – Premiações da

Mostra Competitiva;

21h – Break musical;

21h10 – Premiações da

Mostra Competitiva;

22h – Encerramento.

Foto/Destaque: Divulgação

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar