Pesquisar
Close this search box.

Amazonas Shopping completará 30 anos

O dia 7 de novembro de 1991 foi um dia de festa e curiosidade, em Manaus. Nessa data a população manauara ganhou seu primeiro grande shopping, no estilo dos belos centros comerciais antes só vistos no cinema e na televisão, o Amazonas Shopping. Foi um marco para a cidade que, na época, já possuía um milhão de habitantes. Uma gigantesca campanha de marketing foi realizada durante toda a construção do empreendimento e quando faltava um mês para ser inaugurado, outdoors, meio de publicidade ainda em evidência, foram espalhados por toda a cidade contando dia a dia a aproximação da data de inauguração do shopping. No dia marcado, a população se amontoou na frente dos portões da gigantesca obra. Quando naquela manhã ensolarada a entrada foi liberada, as pessoas invadiram os espaços do shopping, maravilhadas como se estivessem entrando no Paraíso. Desde então o Amazonas Shopping nunca perdeu a pose de um dos principais centros econômicos da capital amazonense.

Nessa entrevista ao Jornal do Commercio, Ivanna Passos, gerente de Marketing do Amazonas Shopping, falou um pouco mais sobre esse importante acontecimento.

Jornal do Commercio: 30 anos depois e o Amazonas Shopping se mantém tão prestigiado pelo público como no dia em que foi inaugurado, em 7 de novembro de 1991. Como conseguiu isso? 

Ivanna Passos: O Amazonas Shopping foi o primeiro shopping da cidade de Manaus, foi um marco histórico e econômico para a região, o que gera um sentimento diferente com o empreendimento, além disso, no decorrer dos anos, procurou sempre inovar, se modernizar e principalmente entender o que o nosso público almeja, a fim de sempre estar conectado com a população.

JC: Nessas três décadas quantas lojas foram abertas no empreendimento e quais as que estão desde o dia da inauguração do shopping? 

IP: Durante 30 anos muitas lojas abriram e fecharam, dezenas, mas temos mais de 15 empreendimentos que estão conosco desde a inauguração, que evoluíram e se reinventaram durante esses anos. Hoje temos mais de 270 empreendimentos, entre lojas e quiosques fazendo parte deste novo momento do Amazonas Shopping.

JC: Quais evoluções o Amazonas Shopping sofreu nesse tempo todo de existência? Em que, igualmente, os shoppings no mundo evoluíram? 

IP: Existe uma preocupação recorrente em sempre evoluir. Nesses 30 anos passamos por duas expansões, melhorias em nosso estacionamento, modernização de nossa fachada e espaços internos, inúmeras reformas, inauguração em 2019 de nossa Alameda Gourmet, inserção de nossas mídias digitais entre muitas outras ações, sempre buscando estar próximo ao movimento dos grandes centros comerciais do Brasil e do mundo.

JC: O número de pessoas que circulou naqueles meses de 1991 é o mesmo de hoje? Quantas pessoas circulam no shopping mensalmente? 

IP: Nossa cidade cresceu muito no decorrer das décadas e com isso o nosso público visitante, com certeza, também. Hoje temos em média 400 mil pessoas por mês visitando o shopping.

JC: Que estratégias vocês usam para que as pessoas continuem a gostar de vir ao centro de compras? 

IP: Somos conhecidos por realizar grandes eventos, e com certeza esse é um pilar muito importante em nossa estratégia, sempre inovando e trazendo eventos fortes não só para o shopping, mas para a cidade. Estamos permanentemente ouvindo nossos clientes, entendendo o que eles buscam ao visitar o Amazonas, trabalhando nosso mix de lojas e melhorando o ambiente para que as pessoas se sintam confortáveis e bem acolhidas. Essa é a nossa principal preocupação.

JC: Como foi ficar fechado durante meses, por causa da pandemia? Como está sendo o retorno? 

IP: Ficamos em 2020 três meses fechados e em 2021 dois meses fechados. 2020 foi um ano muito difícil para o comércio como um todo, mas mesmo assim conseguimos fechar com resultado positivo. Em 2021 nos preparamos para voltar com força total, porém tivemos a segunda onda da pandemia ainda mais forte. Com a retomada temos feito um trabalho árduo de mídia, ações para consumidores, trabalho com os lojistas a fim de atingir números positivos. Estamos no caminho certo, e nossa projeção é fechar o ano com resultados acima do planejado.

JC: O que o Amazonas Shopping fará para comemorar mais um aniversário, e o que seus frequentadores podem esperar para o Natal? 

IP: Esta semana entraremos com nossa icônica fonte onde as pessoas poderão tirar fotos e relembrar um pouco da nossa história. Dia 7 teremos a primeira corrida do Amazonas Shopping, quando iremos cantar parabéns e celebrar o grande dia, além de algumas surpresas para os visitantes durante todo o mês de novembro. O Natal é o ápice do ano, e para 2021 queremos celebrar um grande momento de retomada. Para isso faremos um fantástico Natal tradicional. Com a Vila de Natal, queremos trazer o espírito do Natal de volta para as famílias, montaremos uma linda decoração totalmente interativa, teremos também nossa tradicional promoção na qual os clientes concorrem a prêmios. Enfim, queremos fechar o ano com projeções positivas para 2022.

Foto/Destaque: Divulgação

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar