Pesquisar
Close this search box.

Feriados impulsionam operadoras de turismo no Amazonas

Ao contrário do segmento varejista que prevê prejuízos para a atividade econômica em virtude dos feriados deste ano, para as operadoras de viagens os dias de folga representam incremento para toda a cadeia do setor. De acordo com a Abav-AM (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Amazonas) a depender da data, o crescimento no volume de vendas chega a 35%. 

O entusiasmo da categoria vem motivado após a Prefeitura de Manaus publicar o calendário de feriados e pontos facultativos deste ano 2022 a ser seguido por órgãos e entidades da administração municipal. 

Durante o ano, serão 14 feriados, entre nacionais, municipais e religiosos. Nove dias foram decretados pontos facultativos; ou seja, período que se intercala entre fins de semana e feriados.

“É uma ótima oportunidade de vendas. Verifiquei as datas, e isso é um nicho de pequenas férias, onde não só os servidores públicos, mas as pessoas em geral aproveitam para fazer pequenas viagens, lógico que de olho neste fato, as companhias aéreas e hotéis e toda a cadeia que forma o turismo aumentam os seus valores, e quem se planeja antes garante o melhor valor e a melhor estadia”, considerou o presidente da Abav-AM, Jaime Mendonça. 

Ele reforça que os feriados prolongados são favoráveis para todo o trade turístico e com o aumento das viagens domésticas em todo país o fluxo dos passageiros nos terminais aeroportuários é muito positivo. “Existe uma tradição na demanda por pacotes para essas datas. Os principais como Carnaval, Réveillon, Semana da Pátria e Semana Santa representam maior procura, algo em torno de 35%, os outros em torno de 15% a 20%”. 

De acordo com o Ministério do Turismo, em 2022, o cenário deve continuar propício para o turismo interno, como foi no ano passado.  Dos 14 dias de folga definidos para este ano – entre feriados nacionais e pontos facultativos –, apenas três caem em finais de semana. Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os 11 dias de descanso em dias úteis previstos para 2022, além daqueles estabelecidos por estados e municípios, são uma grande oportunidade para o turismo doméstico.

“Este ano, vimos o turismo interno deslanchar, e os feriados prolongados foram essenciais para isso. Para 2022, a perspectiva é a melhor possível! Os turistas retomaram a confiança em viajar, estão reencontrando suas famílias, amigos e descobrindo lugares novos, diante do avanço da vacinação e a adoção de protocolos sanitários no setor de Turismo. Tudo isso estimula a movimentação do setor e, consequentemente, da economia, gerando emprego e desenvolvimento ao país”, avaliou.

Por dentro

Conforme o Ministério do Turismo, os serão 14 feriados, entre nacionais, municipais e religiosos. Nove dias foram decretados pontos facultativos; rismo, com destaque para o aumento das viagens domésticas e a alta na movimentação de passageiros em portos, aeroportos e rodovias do país. Grande parte desse fluxo de turistas ocorreu nos feriados prolongados, que estimularam os deslocamentos.

Saiba mais

O decreto com as datas dos feriados e pontos facultativos de 2022, assinados pelo prefeito David Almeida,  está no Diário Oficial de Manaus (DOM)

O prefeito de Manaus reitera que há ressalva em relação ao funcionamento das atividades essenciais dos órgãos da Prefeitura de Manaus, como na Saúde e outras repartições, como forma de garantir o atendimento da população”, explica o prefeito.

Folga

Conforme o calendário nacional, os primeiros pontos facultativos serão durante o Carnaval, em 28 de fevereiro e em 1º de março. Em 2 de março, quarta-feira de Cinzas, a medida vale até as 14h.  O dia 7 de setembro, quando é celebrado a Independência do Brasil, cai numa quarta-feira. O último feriado programado para um dia de semana, este ano, também é uma importante data cívica, o 15 de novembro. A data da Proclamação da República cairá numa terça-feira e será um feriadão. Algumas datas serão em finais de semana, como o Dia Mundial do Trabalho, Natal e Ano Novo.

Confira a lista

  1. 28 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo)
  2. 1º de março: Carnaval (ponto facultativo)
  3. 2 de março: Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas)
  4. 15 de abril: Paixão de Cristo (feriado nacional)
  5. 21 de abril: Aniversário de Brasília (feriado local) e Tiradentes (feriado nacional)
  6. 1o de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
  7. 16 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo)
  8. 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional)
  9. 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
  10. 28 de outubro: Dia do Servidor Público ‒ art. 278 da Lei Complementar Distrital nº 840, de 23 de dezembro de 2011 (ponto facultativo)
  11. 2 de novembro: Finados (feriado nacional)
  12. 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional)
  13. 20 de novembro: Dia da Consciência Negra (ponto facultativo)
  14. 30 de novembro: Dia do Evangélico (feriado local)
  15. 25 de dezembro: Natal (feriado nacional)

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar