Pesquisar
Close this search box.

Parem as rotativas

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/06Jun/06/enterro%204(1).jpg

Foi emocionante, sob todos os aspectos, a despedida de Guilherme Aluízio de Oliveira Silva ontem, no cemitério de São João Baptista. Seus companheiros o brindaram com discursos altivos. “Parem as rotativas. Era o que ele dizia toda vez que chegava uma notícia impactante, que precisava estar na edição do dia seguinte”, lembrou Miguel Mourão, editor do Maskate e amigo muito próximo. “Perdi meu segundo pai. Era a gentileza em pessoa”, disse Oswaldo Lopes, diretor-presidente da Fundação Rádio e TV Cultura, que representou o governador Wilson Lima no evento. “Convivi pouco com ele, mas todos os meus antecessores relatavam sua personalidade e importância para esta região”, acrescentou o comandante militar da Amazônia, general Augusto Nardi de Souza. “Poderia ter sido eleito senador, mas preferiu militar como empresário, o que é ainda mais difícil”, recordou o advogado Frederico Veiga. “Foi ele quem me deu a maior oportunidade da minha vida”, arrematou o diretor deste Jornal do Commercio, Adalberto Santos. O Corpo de Bombeiros, que conduziu o corpo à sua morada final, presenteou com a bandeira do Amazonas a viúva, Selma Bomfim.

SAUDADES

Ao som de “Segura na Mão de Deus”, puxado pelo padre e amigo Mauro Cleto, o corpo desceu a sepultura, acarinhado com flores jogadas pelas centenas de amigos presentes à última cerimônia. Seguiu-se uma romaria de amigos e admiradores, que fizeram questão de abraçar a viúva, o filho Sócrates e as netas. Lágrimas mostravam a consideração que todos tinham pelo grande amazonense.

AGRADECIMENTOS

Selma Bomfim e Sócrates Bomfim, esposa e filho do jornalista Guilherme Aluízio de Oliveira Silva, agradecem ao Corpo de Bombeiros, na pessoa do comandante coronel BM Danizio Valente Neto, a Polícia Militar, o coronel Walter Cruz, o cerimonial do governo do Estado, na figura da diretora Maria Nazaré de Águila, ao Comando Militar da Amazônia na pessoa do comandante César Augusto Nardi, ao Governo do Estado do Amazonas, a Prefeitura Municipal de Manaus e todos que de alguma forma deram suporte ao ato solene de sepultamento do ilustre jornalista e empresário amazonense na tarde ontem.

PRIMEIRO LOTE

O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, recebeu do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), a documentação referente à licitação do lote 1 das obras de revitalização do Distrito Industrial. A entrega da documentação licitatória, que será analisada pela equipe técnica da Suframa em até 15 dias, ocorreu ontem, no auditório da Autarquia.

O QUE É

Segundo informações da Prefeitura de Manaus, o lote 1 é o maior do pacote de obras e possui o maior nível de criticidade, com aproximadamente 36 quilômetros de vias, entre as quais estão a bola da Suframa, as avenidas governador Danilo de Matos Areosa, Ministro João Gonçalves e Ministro Mário Andreazza, além das ruas Rio Quixito, Guaruba, Rio Jaguarão e Itaúba. Após a análise da Suframa, a prefeitura poderá assinar o contrato e dar o início das obras com a empresa Etam, vencedora da licitação. O prazo para a conclusão das obras é de 10 meses a partir da assinatura do contrato. 

APLICATIVOS

A Câmara Municipal de Manaus realizou ontem a terceira Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei que regulamenta o transporte individual de passageiros por meio de aplicativos. A reunião foi conduzida pela Comissão de Transporte, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, presidida pelo vereador Rosivaldo Cordovil (Podemos) e contou com a presença dos Sindicatos de Taxistas, de Mototaxistas e representantes dos aplicativos de transporte, além da Superintendência unicipal de Transportes Urbanos e a Comissão de Mobilidade Urbana da Ordem dos Advogados do Brasil. Agora virá o relatório.

DIREITOS HUMANOS

Diante do quadro alarmante ocorrido nos últimos dias nos presídios de Manaus, que resultou no segundo maior massacre de detentos já registrado no Estado, num total de 55 assassinatos, o deputado federal José Ricardo (PT) juntamente com a Cáritas Arquidiocesana de Manaus e a Pastoral Carcerária realizam hoje, às 18h, no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus, uma reunião com o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, deputado Helder Salomão (PT), os movimentos sociais e a sociedade manauara sobre os resultados da diligencia realizada nos presídios de Manaus pela comissão, para que todos a possam contribuir na resolução desse problema, acompanhando a apuração e os desdobramento das investigação das mortes que ocorridas na quatros unidades prisionais.

CONDENADO

Ordenador de despesas do município de Codajás, o prefeito Abraham Lincoln Dib Bastos (PSD) teve as contas do ano de 2015 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Amazonas por unanimidade, ontem. O gestor terá de devolver aos cofres públicos, entre multas e alcances, o montante de R$ 823,4 mil.

BONS NÚMEROS

Com 503.183 pessoas dos grupos prioritários imunizadas, o que representa 103,19% do público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde, Manaus foi a primeira colocada, entre as 27 capitais brasileiras, no ranking da vacinação contra a Influenza, causada pelo vírus H1N1. A campanha foi antecipada na capital amazonense e durou menos de 15 dias, de 20/3 a 5/4, graças à mobilização encabeçada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e que envolveu quase 10 mil servidores.

IMPERIUM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas Deflagrou, nas primeiras horas de ontem, a Operação Imperium na capital amazonense. Foram presas 23 pessoas, sendo 12 em cumprimento a mandados de prisão e dez em flagrante, em uma ação que teve o objetivo de intensificar a atuação das forças policiais contra a criminalidade, em especial o tráfico de drogas.

FRASES

Ele podia ter ido morar em qualquer outro lugar do mundo, mas nunca quis se afastar do seu Amazonas.” Frederico Veiga, advogado, sobre Guilherme Aluízio de Oliveira Silva

Vou voltar para a redação porque ainda tenho que trabalhar, Guilherme. Era o que você faria.” Miguel Mourão, jornalista, enfatizando que Guilherme Aluízio de Oliveira Silva vai continuar presente

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar