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Mudança de plano gera insatisfação

Trabalhadores da Nokia do Brasil Tecnologia Ltda. protestaram contra a inesperada troca de plano de saúde que ocorreu no dia 1º de maio do corrente ano em decisão unilateral. A empresa além de produzir telefone celular digital no Distrito Industrial 2, é responsável pela Fundação Nokia de Ensino, com 26 anos é um dos maiores projetos sociais da Nokia no mundo.

Reclamações

Há muitas reclamações sobre a cobertura do novo plano da operadora Samel (Serviço de Assistência Médico Hospitalar Ltda.). Segundo relato de funcionário, que prefere não se identificar, o número de médicos credenciados é substancialmente menor e isto gera uma série de transtornos para o funcionário e para a empresa. Uma certa dificuldade em marcar consultas com especialistas, que além de mexer no bolso, também compromete a saúde do trabalhador, com a incerteza da competência e confiança dos médicos. “Quando optamos por marcar a consulta com o médico de nossa preferência, temos que arcar com o valor da diferença cobrada na hora, e só vamos ser reembolsados depois, na folha de pagamento”, disse o funcionário que está registrado na empresa a mais de 15 anos.
Outra reclamação foi direcionada ao sindicato dos trabalhadores ao indicar a operadora Samel, durante reunião de consulta sobre a mudança realizada com os funcionários da Nokia sindicalizados e eleitos como representantes dos empregados junto ao sindicato.

Esclarecimentos

De acordo com o presidente do Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas), Waldemir Santana, toda mudança gera insatisfação, mas o papel do sindicato é garantir que os direitos adquiridos em prol do trabalhador esteja seguro e cumprido pelo empregador. Ele ainda afirma que nem chegou a sugerir o nome da nova operadora aos representantes da Nokia. “O papel do sindicato é de intermediar a favor do trabalhador, não admitimos retrocessos no direito adquirido e homologado pelo Acordo Sindical. O trabalhador que se sentir prejudicado procure o sindicato e registre sua reclamação para darmos uma solução”, disse Santana.
Para o funcionário sindicalizado da Nokia, Abel Vasconcelos, que estava participando de uma reunião na manhã de sexta-feira na sede do Sindmetal, quando respondeu ao Jornal do Commercio sobre a questão polêmica levantada por alguns funcionários, de que o primeiro escalão da empresa foi privilegiado com o plano de saúde de abrangência nacional e cobertura total. Ele explicou que se trata de profissionais que se deslocam com frequência entre as empresas instaladas no Brasil e em outros países também. “Em nenhum momento houve a intenção de prejudicar os funcionários, o que aconteceu foi uma readequação de plano de saúde, que para atender a atual demanda houve a troca de operadora em Manaus. E, aos funcionários que exercem cargos onde as viagens são constantes, a direção da Nokia optou pelo plano Sulamérica com cobertura de seguro durante os deslocamentos, foi isso que aconteceu” contou Vasconcelos.

Samel

De acordo com a gerente de relacionamento da Samel, Tânia Moreira a empresa tem o propósito de prestar serviços médicos, odontológicos, laboratoriais e hospitalares para clientes residentes na cidade de Manaus. “A operadora de plano de saúde Samel tem sua sede própria com profissionais competentes. O que acontece neste caso da Nokia, é que a empresa determina em contrato como será o atendimento aos seus funcionários e a Samel cumpre da melhor forma possível. A operadora atende as normas e determinações da Anvisa”, declara Tânia.

Nokia

Sobre a situação descrita, a Nokia esclarece que as reclamações não procedem. Em momento algum, a Nokia foi procurada por funcionários e que a Samel não adota tal procedimento. Todos os exames previstos no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde) estão cobertos pelo plano e se não estiverem disponíveis pela Samel , podem ser realizados em clínicas credenciadas sem nenhum ônus para o funcionário, informou em nota ao Jornal do Commercio.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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