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Mercado solar de franquias ganha espaço

Andreia Leite

Com a retomada gradual da economia, o segmento de franquias vem registrando um crescimento acelerado no Brasil. No país, a alta ficou em 10,7%. Além disso, a energia solar passou a ser também um nicho de negócios para as franquias. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a entidade tem seis franqueadores e outros dois potenciais franqueadores associados na área de energia solar, que juntos somam mais de 900 unidades. 

A Kinsol, rede de franquias especializada em soluções inteligentes por meio de energia solar, registrou um crescimento de 29% no primeiro trimestre de 2022 no Norte do país, hoje a franquia conta com 5 unidades espalhadas pela região.  

Em Manaus, Ellinaldo Azevedo comenta sobre sua trajetória para chegar até o mercado de energia solar. O empresário trabalhava em regime CLT e acabou conhecendo a Kinsol por meio das redes sociais. Hoje, o faturamento médio mensal da franquia chega a R$ 5 mil e atua nesse segmento há 8 meses. Além disso, atende em maior parte um nicho de clientes de residências e busca expandir para pequenos comércios e empresas. 

“Em nossa região, o mercado está muito competitivo, existem diversas empresas que atuam neste segmento, porém, a Kinsol possui um diferencial de qualidade e por ter a WEG como integradora, temos como pretensão ampliar o número de vendas, através das indicações das primeiras instalações”, finaliza Azevedo.

Para o CEO e fundador da Kinsol, Maurício Crivelin, os empresários do Norte do país voltaram a olhar para as franquias com olhos positivos e, principalmente, para negócios de energia solar, que está em constante crescimento no Brasil.

“Até o final do ano, queremos atingir, no Brasil, a marca de 12 unidades e, no Norte, alcançar mais de 7 franquias. Sabemos que está ocorrendo a corrida do ouro solar, por conta da nova taxação que começa a valer a partir de 2023, então, a quantidade de pessoas que querem colocar sistemas solares em suas residências e negócios não para de crescer. Com isso, estamos aproveitando a oportunidade para crescer junto”, finaliza o CEO.

A instalação de placas fotovoltaicas para a geração de energia limpa vem ganhando a preferência de muitas empresas que visam investir em iniciativas mais sustentáveis e também reduzir custos. Segundo a ABF, é o impulso para que o mercado na área de energia renovável confirme a atratividade. Em 2021, por exemplo, o Brasil entrou para o grupo de 15 países que são líderes em capacidade instalada de energia solar no mundo. E as perspectivas para os próximos anos continuam positivas. Um levantamento da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) mostra que há potencial para números ainda maiores em 2022, já que a geração distribuída fotovoltaica vem crescendo cerca de 230% ao ano no Brasil, desde 2020. 

Para o diretor da ABF Norte Nordeste Cândido Espinheira. “O mercado de franquias acompanha as mudanças na economia e suas tendências. Cada vez mais as empresas buscam meios mais sustentáveis e com o franchising não poderia ser diferente. Por isso, vemos cada vez mais, franquias investindo nessas iniciativas, não só para reduzir o custo, mas também pela consciência de incentivar a preservação do meio ambiente e o uso responsável dos recursos naturais. É uma tendência bem perceptível no mercado e só tende a crescer”.

Mercado nacional outros cases 

A iGUi, sempre atuando com foco no desenvolvimento sustentável e na preservação da natureza, iniciou o investimento em energia solar há quatro anos. De acordo com o fundador e CEO Filipe Sisson, a direção da rede de franquias já sabia da importância de utilizar energia renovável e principalmente a energia solar, que tem tudo a ver com a iGUi. “Além de preservarmos a natureza, com a energia solar reduzimos consideravelmente os custos com energia e diminuímos também a dependência da energia elétrica e o risco de desabastecimento, com a falta de água nos reservatórios e os constantes apagões”, afirma. Os primeiros painéis solares foram instalados na fábrica da Progeu –fábrica de filtros e acessórios da iGUi –localizada na cidade de Taquara, no Rio Grande do Sul, por ser a unidade fabril com mais investimentos tecnológicos em maquinários e com maior produção. A iGUi já planeja instalar energia solar em suas demais fábricas. Sisson adianta, inclusive, que já tem o projeto para iniciar a implantação nas instalações da iGUi em Cedral, sede da empresa, no interior de São Paulo. Os resultados têm sido satisfatórios, afirma Sisson, especialmente no segundo e terceiro anos foram muito bons. Segundo o executivo, estão aguardando novos resultados para dar sequência ao projeto de adequação das outras unidades fabris.

Em fevereiro de 2018, a Maple Bear de Campina Grande, na Paraíba, instalou placas fotovoltaicas para a utilização de energia solar na escola. Para a diretora, Emiliane Vieira, todos os negócios e atividades humanas geram impactos no ambiente e no consumo de recursos naturais. Buscando reduzir o efeito gerado no meio ambiente em todas as áreas possíveis, a escola deu andamento ao projeto com foco em energia limpa, sendo que esta é apenas uma das ações que a instituição desenvolve no sentido de respeitar os recursos naturais. “Por meio dessas iniciativas podemos, ainda, validar o discurso na prática com nossa comunidade escolar, demonstrando que o tripé da sustentabilidade pode ser implantado em várias áreas. Aliado às questões ambientais, a implantação de energia fotovoltaica permitiu que reduzíssemos em cerca de 90% o custo de energia elétrica da escola. Parte desta redução está sendo utilizada na realização de novas ações de responsabilidade socioambiental. Além disso, ao ensinarmos isso desde tão cedo às crianças, tornamos o respeito aos insumos naturais uma prática natural para as futuras gerações, lembrando sempre que as ações desenvolvidas na escola são modelos para os nossos alunos. E, por fim, geramos resultado financeiro que poderá sustentar novas iniciativas de preservação, gerando um círculo virtuoso no processo, que se melhora a cada dia”, ressalta.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
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