Pesquisar
Close this search box.

Irmãos parintinenses lançam HQ com versão infantil de heróis

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Fotos: Divulgação

É cada vez mais necessário que se cuide do meio-ambiente, e quando ensinamos crianças e adolescentes a fazer isso, na sua linguagem, os resultados podem ser bem satisfatórios. Por isso está fazendo sucesso a cartilha ‘Garantinho, Chozinho e os Titãs da Amazônia pela preservação do meio ambiente’ criada pelos irmãos parintinenses Marlon e Mileny Brandão, ele cartunista; e ela professora de língua portuguesa, e mestra em letras e artes pela UEA.

“O objetivo da cartilha é despertar a consciência pessoal e coletiva nos estudantes do ensino fundamental pela preservação do meio ambiente, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) da educação básica que desperta a autonomia, responsabilidade, resiliência e determinação, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis, solidários e inclusivos. Além de desenvolver o hábito da leitura de maneira lúdica e prazerosa”, explicou Mileny.

Marlon Brandão já compôs várias toadas para o Garantido, sempre dando destaque para a preservação da Amazônia. Partindo desse tema, apresentou um projeto, e foi contemplado, no edital Prêmio Amazonas Criativo, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o que proporcionou a produção da cartilha. O parintinense foi mais um dos meninos da ilha que aprendeu a desenhar, pintar e fazer esculturas com o irmão Miguel Pasquale. Durante vários anos trabalhou como artista do Garantido, além de compor toadas. Hoje, dedica-se aos quadrinhos. Criou, junto com o filho Miguel Ângelo, os heróis da floresta Titãs da Amazônia, personagens adultos destes que agora estão na cartilha.

Família unida: Marlon, Mileny e Miguel

Heróis crianças

Foi um trabalho em família: Mileny escreveu o roteiro, Marlon desenhou e Miguel coloriu os quadrinhos.

“Procurei relacionar o tema ambiental com a história da rivalidade das cores vermelha e azul de Garantido e Caprichoso. Outro destaque foi reforçar os vínculos afetivos e culturais com o Festival Folclórico de Parintins, valorizando-se a cultura local”, falou.

“Além de incentivar os estudantes do ensino fundamental a cuidar do meio ambiente, a cartilha visa aprimorar as habilidades na área da linguagem, com ênfase na leitura e na interpretação de diferentes tipos textuais. Partimos do princípio de que é melhor educar para preservar desde a infância para que possamos atingir a consciência coletiva o quanto antes em prol do meio ambiente. Trabalhamos na execução do projeto desde janeiro. Agora finalizamos a entrega gratuita das cartilhas nas escolas selecionadas”, completou.

Em 2017, Marlon lançou seu primeiro trabalho, a HQ ‘Os titãs da Amazônia – água, o combustível do povo Arara’. Esses mesmos titãs aparecem, agora, na cartilha, em sua versão infantil.

“É o nosso primeiro trabalho juntos. Sim, pretendemos divulgar a cartilha para estudantes de outras escolas do Amazonas, mas precisamos de patrocinadores para ‘rodar’ uma nova tiragem já que as cartilhas dessa tiragem foram todas distribuídas em cinco escolas de Parintins. Já estamos trabalhando na segunda edição da cartilha, com uma nova história”, adiantou Mileny.

Objetivo é conscientizar

A proposta inicial dos irmãos é trabalhar em conjunto com os professores das escolas, um trabalho interdisciplinar, de formiguinha, cada um colaborando com o meio ambiente. Os assuntos contidos na cartilha podem ser discutidos nas disciplinas de língua portuguesa, ciências e arte.

“O Marlon explica a importância dos personagens no ato da entrega. Os professores trabalham a leitura e a interpretação do texto. De Manaus, eu faço as orientações e divulgo o projeto”, disse a professora.

“Nosso objetivo é conscientizar os estudantes para o futuro, para que eles possam ser multiplicadores da preservação ambiental. Se essa meta for alcançada, viveremos em um planeta melhor. Ao conscientizarmos crianças e adolescentes pela preservação do meio ambiente, estamos cuidando da Amazônia e do planeta”, finalizou.

Informações: 9 9240-0048.

Box

Quem é quem

– Libélula Verde é paraquedista das Forças Armadas. Veio para a Amazônia e ganhou superpoderes de uma divindade de uma tribo de insetos da região.

– Floresta Negra é o espírito da floresta. Da sua copa surgem as lendas da floresta, que protegem a natureza.

– DNA cura todos os males, doenças físicas dos homens, animais, árvores e plantas.

– Princesa Arara é uma semideusa do planeta Marte. Sua missão é proteger a água. Seus poderes vêm do olho d’água da sua espada mágica.

– Buru foi amaldiçoado pelos deuses da floresta, porque quebrou as regras de preservação ambiental. Já participou de várias aventuras pelas ruas de Parintins. Antes da maldição, era professor e pesquisador universitário.

– Jumaru possui um porrete de pedra que arrancou de uma caverna misteriosa da floresta. É a arma que usa para defender a natureza dos invasores. Sua força vem de seus pés.

– Chozinho é filho do Supercaprichoso. Representa o povo dos bairros da Francesa e do Palmares, em Parintins.

– Garantinho é filho do Supergarantido, é o curumim perreché da Baixa do São José.

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar