Pesquisar
Close this search box.

‘Governo faz uma uma revolução silenciosa no interior’

O Programa de Modernização da Iluminação Pública, implantado pela UGPE (Unidade Gestora de Projetos Especiais) do Governo do Estado, caminha a passos largos no interior, alcançando, em menos de quatro meses de execução, 13 municípios e 20 comunidades rurais. 

Já foram implantados aproximadamente 30,4 mil pontos de iluminação pública com a tecnologia LED. Os resultados são surpreendentes, de acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo. “É uma revolução silenciosa, que promove mudanças sociais e gera benefícios econômicos aos municípios do interior”, afirmou.

Além de cidades visivelmente mais iluminadas, o programa está mudando a vida dos moradores, que passaram a reocupar praças e espaços públicos. A tecnologia também atua na descarbonização, segundo Campêlo. O LED reduz o impacto ao meio ambiente, porque não emite radiação, ao contrário das lâmpadas a vapor –metálico, de mercúrio e de sódio – que eram tradicionalmente usadas. Na entrevista a seguir, Marcellus Campêlo também comenta os efeitos na segurança pública e na redução de custos de energia para os municípios. E faz um balanço dos serviços realizados.

O governo deu início, em maio, ao Programa de Modernização da Iluminação Pública no Interior, com a perspectiva de chegar, até ao final do ano com o LED,  a 27 municípios. Qual a importância dessa ação?

Esse programa que está sendo implantado pelo Governo do Amazonas é pioneiro, na forma como está sendo conduzido, com planejamento para alcançar toda a área urbana dos municípios. Além da modernização do sistema de iluminação pública do interior, outros aspectos estão sendo impactados. É uma revolução silenciosa, que promove mudanças sociais e gera benefícios econômicos aos municípios do interior. As cidades por onde o programa já passou estão visivelmente mais iluminadas, o que traz impacto, por exemplo, na segurança pública, facilitando o trabalho de ronda policial e permitindo que as pessoas possam transitar à noite, para estudar e trabalhar, mais tranquilamente. Também ajudou os pequenos comerciantes, que vendem churrasquinho e outros produtos nas praças e espaços públicos, que voltaram a ser ocupados pelos moradores, que agora podem permanecer até mais tarde nesses locais, com a família e os amigos. Na questão ambiental, o ganho é enorme em descarbonização. O LED não agride o meio ambiente, porque não emite radiação, e ainda reduz o consumo de combustíveis fósseis, ao contrário das lâmpadas a vapor de sódio, vapor metálico e mistas –que eram tradicionalmente usadas.

Qual o impacto que gera no consumo de energia e no custo para as prefeituras?

Para as prefeituras a iluminação de LED traz um impacto significativo, porque a tecnologia usada garante uma vida útil mais longa, evitando as trocas constantes de lâmpadas queimadas e gerando economia aos cofres públicos, nos custos com manutenção. O LED também promove uma redução de até 60% no consumo de energia e, consequentemente, nos gastos com a iluminação pública pelos municípios. Esses são os cálculos macro que fazemos, mas é possível reduzir o consumo ainda mais, alcançando uma economia de até 90%, com gestão inteligente, adotando o mesmo conceito de smart city.

Como seria isso?

Com o novo sistema, as prefeituras podem optar por fazer a telegestão do serviço e, com isso, otimizar o consumo de energia. Isso pode ser feito aderindo à gestão inteligente, como é chamado o controle do sistema realizado de forma remota, monitorando o consumo, prevenindo falhas na rede e agilizando também os serviços em caso de manutenção. A telegestão da iluminação adota o conceito de smart city, cidade inteligente, que utiliza a tecnologia no processo de planejamento e desenvolvimento dos municípios. As luminárias que estão sendo colocadas pela UGPE contam com código específico que identifica cada um dos equipamentos instalados e permite o seu rastreamento e monitoramento. É o que existe de mais moderno no mercado e é fabricado aqui no Polo Industrial de Manaus. O software de comando trata as informações obtidas do sistema. E também efetua os comandos de forma remota. Com a tecnologia, a luminária irá gerar um relatório com as informações de consumo de energia. E, com isso, é possível controlar o fluxo luminoso, a chamada dimerização, aumentando ou diminuindo onde houver necessidade.

Quantos pontos de iluminação já foram substituídos e quantos municípios foram beneficiados? A meta de chegar a 27 municípios até o final do ano será cumprida? 

A meta da UGPE é alcançar 27 municípios e, nessa conta, entra mais um, Maués, que teve a iluminação toda substituída por LED em 2019, funcionando como projeto piloto que agora se estendeu para os demais. A ação, no município, foi realizada durante a execução do Prosai Maués. O Governo do Amazonas já foi além da proposta inicial, porque estamos também alcançando comunidades rurais. Em menos de quatro meses do programa, já foram implantados aproximadamente 30,2 mil pontos de iluminação pública, em 13 municípios e 20 comunidades rurais. A meta é atingir 60 mil pontos de iluminação até o final do ano, em 27 municípios. Estamos concluindo os serviços em Humaitá, além das comunidades de Novo Remanso e Engenho, em Itacoatiara, onde já concluímos a área urbana da cidade e duas comunidades –Vila de Lindoia e Jacarezinho. E estamos com os equipamentos já chegando em Boca do Acre,  Novo Airão, Tabatinga, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé e Carauari.

Onde os serviços já estão totalmente implantados? 

Em Itacoatiara, Barreirinha, Parintins (incluindo a Vila Amazônia), Tefé, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã  (comunidades Sant´Ana, Santa Etelvina, Santa Helena e Igarapé-Açu), Boa Vista do Ramos, Urucurituba, Autazes e Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo. Esse balanço muda rapidamente, porque os trabalhos avançam a todo vapor e os resultados nos deixam extremamente satisfeitos. É muito gratificante ver as manifestações de aprovação dos moradores, onde os serviços já foram concluídos. Em alguns locais as pessoas chegam a gravar vídeo mostrando a mudança na iluminação da cidade, nos bairros onde moram e até criaram uma frase com a qual expressam o contentamento pelo trabalho, que é: “Aqui a noite tá um dia!”. Para nós que estamos na linha de frente, é muito importante ter esse retorno, essa aprovação.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar