Pesquisar
Close this search box.

Governo e prefeitura retomam ação conjunta

https://www.jcam.com.br/1505_A5.png

O governador interino David Almeida (PSD) e o prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB) anunciaram na sexta-feira (12) a retomada da ação conjunta e o início de um cronograma de ações realizadas em parceria entre os poderes estadual e municipal, nos próximos meses. Durante o encontro, o prefeito entregou uma dedicatória ao novo governador, documento que também abrange 12 reivindicações ao governo estadual. Entre as solicitações apresentadas na pauta, que serão atendidas de forma imediata, segundo Almeida, está a análise para a retirada do subsídio correspondente ao diesel utilizado pelas empresas do transporte coletivo de Manaus com a finalidade de reduzir os custos e o valor da tarifa.

De acordo com Arthur Neto, a parceria entre as esferas municipal e estadual foi interrompida na gestão de José Melo, ao assumir o governo em 2014, após Omar Aziz (PSD) deixar o cargo. Mas, a partir de agora, o prefeito disse que as relações estão retomadas e que os trabalhos acontecerão de forma conjunta com o objetivo de oferecer melhor qualidade de vida à população da cidade e do Amazonas. “Não havia relação entre a prefeitura e o governo do Estado. Não por minha culpa porque meu foco é Manaus. Todo o trabalho desenvolvido na minha gestão e de Omar Aziz foi desfeito e o gesto do governador David Almeida de nos procurar é uma lição prévia aos candidatos ao governo. Ninguém ganha nada ao fazer agressões”, disse Neto. “Essa reunião significou a retomada de algo que não deveria ter sido interrompido”, completou.

O governador David Almeida informou que a partir de segunda-feira (15) uma equipe técnica composta por servidores do governo do Estado, como da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda), da prefeitura, do Sinetram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas), do Sindicato dos Rodoviários e demais agentes envolvidos, iniciarão estudos que servirão como base para que o governo do Estado defina a redução máxima quanto ao subsídio do combustível comprado pelas empresas do transporte coletivo, redução que poderá ser repassada ao cidadão a partir da diminuição no preço da passagem. Almeida adiantou que tem pressa para executar a redução.

“Com base nos estudos trabalharemos dentro do que for possível com a participação do governo, abrindo mão de subsídios do diesel. Poderemos ver o que esse desconto significa na planilha da tarifa, para então, abater no preço da passagem de ônibus o mais breve possível. Ações como essa e outras tratadas na reunião como as questões de segurança, água, ações sociais relacionadas aos venezuelanos, serão trabalhadas em conjunto, sem cores partidárias. Queremos união para buscar solução para os problemas do Estado”, expressou.

Ao serem questionados sobre a formação de uma possível aliança para a candidatura ao governo do Estado, Arthur Neto se limitou em dizer que deve voto ao mais novo aliado político. O prefeito também pediu ao governador que seja avisado antes das próximas inaugurações para que haja uma espécie de inspeção para, segundo ele, garantir que tudo saia conforme o projetado pelos dois governos. Entre os pedidos constantes na pauta, está o de substituições de iluminações a vapor de sódio ou vapor metálico por led.

“Pedi ao governador que nos chamasse antes das inaugurações. Queremos usar lâmpadas a led e não mais o vapor de sódio utilizado antigamente. O vapor prejudica a saúde, além de não gerar resultados satisfatórios na iluminação”, comentou Neto.

Na segunda-feira (15), o governador David Almeida informou que dará continuidade às obras de duplicação de 78,14 quilômetros da rodovia AM-070, a estrada que liga Iranduba a Manacapuru, e da avenida das Flores.

“Temos a perspectiva de até o mês de setembro inaugurar a avenida das Flores. Ainda na segunda-feira iniciaremos uma ação de saneamento na Betânia, no igarapé da Magalhães Barata que liga o Crespo à Betânia, um trabalho que será realizado em parceria entre o governo do Estado e a prefeitura”, disse o governador.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar