Pesquisar
Close this search box.

Garibaldi pode propor convocação extraordinária para votar Orçamento

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), examina a possibilidade de propor uma convocação extraordinária para garantir a votação do texto do Orçamento Geral da União para 2008.

Com a rejeição da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), os governistas dão como provável o atraso na votação do texto, que deve sofrer alterações.

Garibaldi deu a entender que só pretende definir sobre uma eventual convocação extraordinária depois de ouvir os líderes partidários da oposição e do governo. O peemedebista planeja fazer uma reunião com os líderes.

Pela Constituição, a convocação extraordinária, se ocorrer por determinação dos atos de Garibaldi e Chinaglia, deve ser submetida à votação nos plenários do Senado e da Câmara e obter a aprovação da maioria nas duas Casas.
O ato de convocação também pode ocorrer via presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou por iniciativa da aioria dos deputados ou senadores.

Garibaldi marcou uma reunião com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). A hipótese de convocação extraordinária deve ser um dos temas do encontro.

Segundo o peemedebista, é fundamental manter uma relação próxima com a Câmara. “Às vezes, o presidente da Câmara fica tão distante”, disse.

Fisicamente, as presidências da Câmara e do Senado são separadas por uma porta divisória. “Não estou brincando, não. Às vezes, a Câmara fica distante mesmo.”

O presidente da Comissão Mista do Orçamento, senador José Maranhão (PMDB-PB), descartou a hipótese de retirar do Congresso Nacional a proposta orçamentária e enviá-la para o governo federal.

A idéia foi apresentada pelo ministro Guido Mantega. Ele afirmou que o Orçamento de 2008 precisará ser retirado do Congresso e refeito pelo Executivo.

“Todas as atividades orçamentárias ficam suspensas. O Orçamento será retirado do Congresso para ser adequado às novas condições”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar