Pesquisar
Close this search box.

Fabricante do iPhone, Foxconn prepara carro elétrico de olho na Tesla

A Foxconn, maior fabricante de produtos 3C (Computadores, Comunicações e Consumos Eletrônicos) do mundo, é famosa por produzir o iPhone, da Apple. Agora, a empresa planeja marcar seu nome também no segmento de carros elétricos, a ponto de rivalizar até mesmo com a Tesla, referência mundial deste mercado.

Para isso, a empresa taiwanesa está apostando suas fichas na Foxtron, joint venture que nasceu em 2020 da fusão com o Yulon Group, fabricante de automóveis também originário de Taiwan.

O primeiro dos lançamentos já tem nome e até mesmo data para ser apresentado. É o Foxtron Model B, um crossover com jeitão de hatch, projetado para desbancar do topo o Tesla Model Y, atualmente o carro elétrico mais vendido do mundo.

Foxtron Model B será o Android Car?

O Foxtron Model B recebeu ajustes de design da Pininfarina, que também participou dos projetos de outros dois carros elétricos em fase final de produção: o Model C (SUV) e o Model E (sedan). Todos, aliás, são baseados na MiH (Mobility in Harmony), plataforma desenvolvida pela própria Foxconn.

A plataforma exclusiva da fabricante do iPhone é vista pelos executivos da marca como “o Android dos veículos elétricos”. Isso bastou para que o carro fosse apelidado de Android Car, justamente para rivalizar com o badalado Apple Car, possível nome do carro elétrico em que a marca proprietária do iPhone vem trabalhando.

O Foxtron Model B, ao contrário do Apple Car, já apareceu em imagens oficiais, data de apresentação e locais de produção. O carro elétrico que sonha desbancar o Tesla Model Y do topo será apresentado dia 18 de outubro, começará a ser produzido na China em 2023 e na fábrica de Ohio, nos Estados Unidos, no ano seguinte.

Os planos ambiciosos da montadora incluem comandar 5% do mercado de carros elétricos até 2025. Por enquanto, pelo menos, boa parte do planejamento está no papel, já que sequer as configurações do Foxtron Model B, um dos primeiros carros a ganhar imagens reais, foram divulgadas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar