Pesquisar
Close this search box.

Fabricante de motocicletas do PIM vai operar com linha azul

A Yamaha Motor da Amazônia recebeu o sinal verde da Receita Federal para operar com o sistema linha azul. A empresa é a primeira do setor de duas rodas habilitada para atuar no novo sistema de importação e exportação no PIM (Pólo Industrial de Manaus). A habilitação ocorreu por meio do Ato Declaratório Executivo nº 9 que a qualificou para operar com o novo sistema de despacho de mercadorias linha azul.
Para comemorar a nova fase, no dia de 27 de março de 2008, às 15h30, a Yamaha inaugura oficialmente o novo sistema linha azul em suas instalações no PIM.
A linha azul ou despacho aduaneiro expresso, foi idealizada para exportadores ou importadores que demonstrem atender a requisitos mínimos de operação, organização e de confiabilidade de forma voluntária para o controle aduaneiro. Esse regime segue a orientação internacional de OEA (Operadores Econômicos Autorizados), ou seja, de credenciamento de operadores legítimos e confiáveis.

Facilitar
movimentação

O novo sistema é um regime aduaneiro que, sem comprometer os controles, vai permitir que a Yamaha conduza suas atividades empresariais de maneira mais eficiente e eficaz, facilitando assim a importação e exportação de produtos e peças, além de promover melhorias na liberação desse material. Com essa facilidade, as mercadorias serão direcionadas preferencialmente para o canal verde de verificação e tratamento de despacho aduaneiro expresso.
Segundo a fabricante, os benefícios que este novo sistema irá trazer são diversos, como: conferência aduaneira das cargas selecionadas, armazenamento, cargas desembaraçadas para trânsito, consumo ou admissão em regimes aduaneiros com o mínimo de intervenção da fiscalização aduaneira e em caráter prioritário.
Mas, para que estes benefícios sejam validados, a Yamaha se compromete a cumprir alguns pré-requisitos, como garantir o atendimento das obrigações aduaneiras, tributárias, documentais, cadastrais e permitir o seu monitoramento permanente por parte da fiscalização aduaneira.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar