Pesquisar
Close this search box.

Empreender(-)Dorismo

Esta semana queria ressaltar um fato bastante interessante quanto aos empreendedores, a disposição para enfrentar as dificuldades e vencer.
Há 11 anos quando aqui cheguei, encontrei um mundo totalmente diferente daquele que eu conhecia no Rio de Janeiro. Pessoas com hábitos diferentes, uma cultura pujante, gente alegre, amiga, divertida, e uma forte relação amistosa entre diretores e gerentes dentro do PIM. Pessoas que ajudam pessoas e que mutuamente acabam ajudando às suas empresas. Fato desconhecido fora daqui, principalmente se o ambiente for competitivo como na região sudeste.
Mais precisamente há 9 anos, então, conheci um lugar de que muitos de vocês já tiveram o enorme prazer de desfrutar: o Piccolino, ao lado de uma oficina mecânica de automóveis, no Japiim. Muitos já ouviram falar, mas nem todos sabem que é o chairman da Casa, o Jurandir Gaioto. A marca foi desenvolvida ao longo do tempo pela dedicação esmerada do seu idealizador, pautada pelos excepcionais serviços de chopp e de acessórios muito refinados. Qualidade já nasceu com o empreendimento pelo alto respeito que a Casa tem para com os seus amigos, aliás, outra qualidade intrínseca da marca: amigos ao invés de clientes. Isso imprime uma atenção especial a quem é servido e que, sequer, pede mais um chopp, já que o garçon está antenado em cada mesa, esperando a taça baixar o suficiente para já trazer outra. Outra grande idéia foi a ‘moeda’ piccolino, as bolachas como alguns as chamam. Essa moeda traz garantias a quem bebe e a quem serve, pois cada mesa assina um documento, ‘pagando’ um kit de 10 chopps e vai receber o equivalente em bolachas para, ao decorrer da noite, ir trocando por taças geladas, colarinhos perfeitos e uma beleza especial do suor da taça escorrendo por fora do vidro, contrastada com os tons amarelo e branco por dentro.
Alguns próximos sabem, e acho legal compartilhar isso com você, o Mercato Brazil no Vieira Alves, a casa de massas Távola no Aleixo, o Emporium di Tutti no Millennium, também são marcas deste empreendedor incansável. Sempre me pergunto que qualidades devemos ter para empreender, e tenho que me lembrar do Jura. Produtos finos e bem definidos, marcas consagradas, respeito ao cliente, preocupação com o relacionamento, preços ao nível do produto e do cliente, e se quer se encantar de verdade vá visitar qualquer uma das casas e conferir o que estou falando. Mesmo as franquiadas se esmeram para manter o mesmo padrão, o padrão de sucesso e bom atendimento.
A dor é inerente ao processo, porque todo trabalho cansa, é preciso suar a camisa, literalmente, e ao final do dia o corpo reclama tanto estresse e dedicação. Por isso, acredito que empreender sem dor, é algo que preciso encontrar para lhe mostrar o que seria isso. A máxima “o gado engorda aos olhos do dono” é tão real quanto a própria vontade de encontrar logo o ponto de equilíbrio do empreendimento e começar a fazer as contas para o payback.
Tive a honra de caminhar por perto e aprender muito com esse grande homem que nos orgulha por investir na nossa terra, dar empregos para nossa gente, e produzir clientes (nós, graças a Deus) felizes o suficiente para se tornarem clientes assíduos, frequentadores mesmo, gente como a gente que quer ser bem tratado, comer do bom e do melhor, e não ter que viajar para o sul para encontrar o que aqui se esbanja: respeito e qualidade para o cliente. Continuamos torcendo por profissionais como este que se doam para que nós não tenhamos dor. Usufruímos da sua dor para evitar a dor…
Saúde aos empreendedores, sucesso mesmo, porque precisamos de mais gente assim, e de um sócio (público) que acorde para ajudar a promover mais ações como essa. Aos amigos do Sebrae um grande abraço pelo empenho e dedicação que têm tido para com os empreendedores e que continuem nos ajudando a promover o desenvolvimento econômico e a geração de renda através de ações de suporte, consultoria e treinamento para aqueles que têm vontade, sonhos, e um desejo incansável de conquistar seus espaços comerciais.
Boa semana a todos. Prosperidade, e vem aí a Copa… estejam preparados…

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar