Pesquisar
Close this search box.

Disputa pelo Governo do Amazonas será intensa. Conheça os candidatos

MARCELO PERES

Os candidatos ao governo do Amazonas já estão em plena campanha. Por enquanto, as intenções de voto corroboram para a reeleição de Wilson Lima (UB), que conta com o apoio do prefeito David Almeida (Avante), hoje o seu maior cabo eleitoral. Os dados estão previstos em pesquisas que apontam o favoritismo do atual governador na nova corrida eleitoral pelo Palácio Rio Negro.

Representante da velha política, Amazonino Mendes é o segundo na linha de preferência do eleitorado amazonense, seguido por Eduardo Braga (MDB-AM) e Ricardo Nicolau (Solidariedade). Porém, a saúde física do ex-governador, já octogenário, é um ponto negativo junto à opinião de eleitores, fato que conspira para beneficiar Wilson Lima, representante da nova geração de políticos junto com o prefeito David Almeida.

Consultados, cientistas políticos preveem uma disputa muito acirrada entre o velho e o novo, mas todos os candidatos convergem para um ponto em comum –a defesa do aproveitamento das potencialidades regionais com projetos sustentáveis que se somariam às atividades das empresas da ZFM (Zona Franca de Manaus), alavancando o desenvolvimento econômico, gerando mais empregos e renda à população.

Para analistas, o eleitor amazonense deve manter a preferência por Wilson Lima, aliado do prefeito, cuja gestão é avaliada como bem-sucedida pela maioria dos manauaras, algo de que se aproveita o atual governador. Portanto, daí a razão por se aliar a David Almeida em parcerias que vêm desde o ano passado.

Porém, o doutor e professor em sociologia Marcelo Seráfico, da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), diz que o eleitorado deve estar atento para identificar se as propostas dos candidatos beneficiam a maioria da população. “Os eleitores devem cobrar esclarecimentos sobre como as promessas serão tornadas em ações práticas para melhorar as condições de vida”, orienta.

Para ele, pôr as promessas em prática envolve compromisso social e econômico com a população, como a pavimentação da estrada BR-319. “Os candidatos têm de indicar quem será beneficiado e quais os problemas que essa obra poderá trazer para outros setores da sociedade”, acrescenta.

Também formado pela Ufam, o economista Wallace Meirelles, analisa que o Amazonas precisa de soluções estruturais. “Os candidatos se focam apenas em promessas conjunturais, sem apontar alternativas para a integração entre os municípios. Esse viés seria importante para a interiorização do desenvolvimento econômico em sintonia com a Zona Franca”, afirma.

QUEM SÃO OS CANDIDATOS AO GOVERNO E SEUS VICES

Wilson Lima (União Brasil)

Com 46 anos e candidato à reeleição, Wilson Lima é formado em Jornalismo e natural de Santarém (PA). Foi repórter, radialista e apresentador do programa Alô Amazonas. O vice-governador na chapa é Tadeu de Souza (Avante), 50 anos.

Amazonino Mendes (Cidadania)

Já octogenário, Amazonino Mendes nasceu em Eirunepé (AM). É formado em direito pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas). Foi governador do Estado por quatro mandatos e prefeito de Manaus em três ocasiões. Ele também já ocupou uma cadeira no Senado. O vice na chapa será Humberto Michiles (PSDB), de 69 anos, suplente de deputado federal.

Eduardo Braga (MDB)

Eduardo Braga, 61 anos, é senador pelo segundo mandato consecutivo. Já foi governador do Amazonas em duas ocasiões e prefeito de Manaus. Também foi eleito deputado estadual e deputado federal. O candidato foi ainda titular do Ministério de Minas e Energia. Ele terá como vice a secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura.

Ricardo Nicolau (Solidariedade)

Ricardo Nicolau, 46 anos, ex-vereador de Manaus, cumpre o quinto mandato de deputado estadual, tendo presidido a Assembleia Legislativa do Amazonas em 2011 e 2012. A vice será a professora e suplente de vereador de Manaus Cristiane Balieiro, de 41 anos, do PSB.

Carol Braz (PDT)

Com 42 anos, Carol Braz, natural de Manaus, é defensora pública e ex-secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. É formada em direito pela Ufam. Já foi escrivã de Polícia e é ex-juíza. O engenheiro Cláudio Machado (PDT), de 43 anos, será o vice.

Dr. Israel Tuyuka (PSOL)

O indígena dr. Israel Tuyuka, 49 anos, nasceu em São Gabriel da Cachoeira (AM) e é médico e professor. Ele também tem mestrado em geografia humana pela USP (Universidade de São Paulo) e em ciências sociais pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica). Esta será a primeira vez que ele disputa a vaga para governador. O locutor e comentarista Thomaz Barbosa, de 55 anos, do mesmo partido, é o candidato a vice.

Henrique Oliveira (Podemos)

Natural de Santa Catarina, Henrique Oliveira tem 61 anos e é formado em economia e engenharia. Já foi eleito vereador de Manaus e também deputado federal. Já foi vice-governador do Amazonas na chapa encabeçada pelo ex-governador José Melo. A vice será a deputada estadual Vera Castelo Branco (PTB), de 71 anos.

Nair Blair (Agir)

Nair Blair tem 51 anos, é empresária e nasceu em Manaus. Ela vai disputar pela primeira vez o governo do Amazonas. Em 2018, foi candidata a deputada distrital no Distrito Federal (DF). A vice será a odontóloga Rita Nobre, também do Agir, com 51 anos.

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar