O Dia dos Namorados foi no começo da semana, mas nem mesmo o fato da celebração ter caído em uma segunda-feira (12) reduziu a lucratividade do período no e-commerce. Para pequenas e médias empresas (PMEs), o faturamento do online foi 20% maior que em 2022 (R$ 161,5 milhões), somando R$ 194 milhões.
Os dados apresentados são de uma pesquisa da Nuvemshop sobre o Dia dos Namorados. Na perspectiva de Guilherme Arantes, especialista em e-commerce da companhia, o que trouxe destaque para as PMEs foi o foco em melhores experiências de compra aos usuários. No fim, isso fez ser possível a competição com grandes varejistas.
A percepção do executivo da Nuvemshop é que empreendedores menores e medianos fizeram diferente das campanhas tradicionais para o Dia dos Namorados, sem focar tanto no apelo estético dos produtos.
“Os lojistas complementaram esses conteúdos mais conhecidos com outras ações efetivas, como sugestão de combos de produtos para presente, brindes, descontos, entrega rápida e embalagens chamativas. Assim, os empreendedores ofereceram uma experiência de compra positiva desde o site até o ‘unboxing’ em casa”, explica Arantes.
Para a análise, foram consideradas as vendas realizadas entre final de maio e início de junho de 2022 e 2023, com a base de 100 mil lojistas brasileiros da Nuvemshop.