Pesquisar
Close this search box.

Cortes nobres no prato da Porcaria Boteco

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

O nome não é muito convidativo, A Porcaria Boteco, mas quando você prova o cardápio servido no mais novo espaço gastronômico de Manaus, verifica que o nome se trata apenas de uma força de expressão, afinal a casa é a primeira da cidade a servir exclusivamente carne de suíno e precisa dizer a que veio.

“Eu gosto muito de carne suína e esse era um sonho meu de há alguns anos: ter uma casa especializada em suínos com um toque de boteco e algo de gourmet”, falou Menga Rôla, proprietário do A Porcaria Boteco (av. Ephigênio Salles, 1521 – Posto Atem).

Há cerca de quatro décadas não se falava em suínos, somente em porcos, mais especificamente porcos caipiras, vivendo em propriedades rurais, na lama e comendo sobras de frutas e verduras. Mas empreendedores começaram a ver no animal uma forma dele render bons lucros com produtividade, precocidade e até aproveitamento da carcaça. Mudanças genéticas, e melhoria na alimentação do animal, fizeram surgir os suínos com menos banha e mais carne. Até o sabor da carne sofreu alteração. Antes os porcos demoravam um ano para alcançar 100 kg de peso, comendo farelo, como na frase depreciativa ‘quem se mistura com porcos, farelo come’. Hoje, com apenas seis meses, e comendo ração da melhor qualidade, em ambientes totalmente higiênicos, os suínos atingem esse peso, e com 20% a mais de carne.

Atualmente toda a carne suína utilizada por Menga Rola no A Porcaria é comprada de fornecedores do Sul, mas ele pretende adquirir essa matéria-prima de produtores do Amazonas.

“O Amazonas possui grandes produtores de suínos, porém a demanda por essa carne é alta e já comprometida, mas estou atrás de fornecedores locais”, revelou.

Drink com bacon

Menga Rola inaugurou seu boteco no dia 8 passado, mas ele é bastante conhecido no universo gastronômico amazonense não por amantes de carne, mas pelos apreciadores de massas. Ele é proprietário, também, da cantina Buona Massa, no Dom Pedro I, há quase 30 anos.

“Depois de a Buona Massa ficar fechada por causa da pandemia, continuamos trabalhando apenas com delivery. Quando tudo voltou a funcionar normalmente, resolvemos manter o delivery e não temos previsão de quando a cantina será reaberta”, avisou.

“Quanto ao A Porcaria, apareceu a oportunidade deste espaço aqui e resolvemos concretizá-lo. É um local intimista onde os amigos vêm para conversar, um boteco mesmo, um pub”, completou.

O boteco abre de segunda-feira a sábado, das 17h às 23h. Nos finais de semana atende aos clientes até um pouco mais tarde. O espaço é aconchegante, bem localizado, com estacionamento, dez mesas, ideal para quem quer tomar um drink e petiscar carne suína. Por sinal, um dos drinks é exclusivo da casa, o ‘Bacon apple pie’. Como os demais itens do cardápio, tem um toque do cozinheiro (ele prefere ser chamado assim), Menga.

“O ‘Bacon apple pie’ é preparado com o gim Eurydice, que é produzido aqui mesmo em Manaus. Esse drink é saborizado com bacon e vem decorado com uma tira de bacon caramelizada”, disse.

“Nosso cardápio é enxuto, mas sempre terá novidades. Temos torresmo, costela e costela agridoce, panceta, joelho, o famoso sanduíche de pernil, mixira e para quem não esquece as massas, servimos carbonara, lógico, com toucinho”, listou.

Uma boa porcaria

Menga faz questão de criar seus pratos e utilizar produtos locais como, por exemplo, o pão do sanduíche de pernil é da panificadora Pão & Companhia. Já o molho agridoce que acompanha alguns pratos, como a panceta e a costela, resulta do mel de tucupi da Fish Maria. O pastel, recheado com carne de costela, também é acompanhado com o mel de tucupi. O torresmo de rolo é da Torresmim. O torresmo tradicional Menga compra de São Paulo. O cardápio disponibiliza cinco refeições e quatro petiscos.

“Quanto à mixira, ninguém se assuste pensando que é de peixe-boi. É de carne de suíno cozida lentamente na banha. Já o joelho, o nosso é único, assado e servido em pedaços grandes”, falou.

Como não poderia deixar de ser, a feijoada também irá fazer parte do cardápio do A Porcaria Boteco. Menga está finalizando alguns detalhes, mas avisa que, em breve, aos sábados, A Porcaria terá a sua feijoada.

“Queremos quebrar esse paradigma de que porcaria é uma coisa ruim, por isso buscamos servir aqui produtos de qualidade, aliados ao bom serviço”, adiantou.

Menga pretende abrir filiais do boteco em outros espaços da cidade, a partir do próximo ano.

“O amazonense ainda não tem o costume de consumir carne suína, mas iremos fazer isso mudar, pois é uma proteína tão saborosa e nutritiva como qualquer outra”, garantiu.

O A Porcaria Boteco já pode ser visitado no Instagram @aporcariaoficial.

Informações: 9 8443-0297.    

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar