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Comunicação Institucional em evidência

Sendo a área responsável pela criação e fortalecimento da identidade de uma organização, a Diretoria de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (Dicom/TCE-AM) continua promovendo o diálogo e a interação entre os públicos internos e externos da Corte de Contas, utilizando-se das estratégias e fundamentos próprios da gestão pública.

Indispensável para qualquer órgão público, é notável que desde sua fundação a Comunicação do Tribunal de Contas evoluiu e se tornou cada vez mais um importante canal para levar informação à população e cuidar da imagem institucional, mantendo sempre uma boa relação com a imprensa.

Ao passo que o TCE-AM celebra mais de sete décadas de atuação, vale reconhecer e relembrar os trabalhos desempenhados pela equipe de comunicação na promoção da atuação do órgão na sociedade. Nos últimos anos, o órgão fiscalizador tem se destacado por meio do programa de rádio “Falando de Contas”, matérias para o canal do YouTube e pelos avanços notáveis da Diretoria de Comunicação, especialmente nas redes sociais como Instagram e TikTok.

Para além da produção de conteúdo, esse importante quadro da Corte de Contas também se responsabiliza pela cobertura e transmissão ao vivo das sessões do Tribunal Pleno e de eventos realizados pelo TCE, assim como a concepção gráfica dos mais variados produtos requisitados à Diretoria.

Nova Política de Comunicação

Os conselheiros do Tribunal de Contas aprovaram em 2022, a incorporação da Política de Comunicação Institucional da Corte, aspirando contribuir com uma atuação mais eficiente, ágil e transparente na divulgação de informações. 

Conforme o conselheiro-presidente Érico Desterro, a aprovação da política tinha como foco a construção de diretrizes básicas para gestão, coordenação, uso e acesso às ferramentas comunicacionais já em execução na Corte de Contas e/ou que ainda podem ser implementadas, especialmente levando-se em conta a evolução nas tecnologias da comunicação, de modo a dotá-las da segurança necessária quanto à acessibilidade, informação, confidencialidade, entre outros.

“O uso das ferramentas comunicacionais implica em acesso às informações estratégicas da Corte de Contas, até mesmo por isso precisamos garantir a segurança da informação e acesso aos dados. Outro ponto, também de fundamental importância, tem a ver com o respeito aos ditames constitucionais, especialmente os princípios da publicidade e transparência, em especial ao disposto na Lei n° 12.527/2011 que regulamentou o direito às informações públicas”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

Presença do TCE no TikTok reforça abertura de diálogo com todos os públicos

Responsável pela Comunicação Institucional do TCE-AM, o jornalista e diretor de Comunicação do TCE-AM, Elvis Chaves, afirmou que o novo plano de comunicação institucional colaborou na potencialização das atividades informacionais que já eram executadas pela Diretoria.

“A Comunicação Institucional é uma das principais ferramentas para articulação da relação entre a Corte de Contas e a sociedade em geral, portanto fica mais que evidente a necessidade de uma política bem planejada e bem executada, é o que tentamos realizar diariamente na Dicom”, destacou o diretor de Comunicação.

“Falando de Contas”: A Voz da Corte de Contas

Com espaço garantido na programação da rádio da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o programa “Falando de Contas” tem sido um veículo valioso para o TCE-AM se comunicar diretamente com a população. Desde seu lançamento na grade, o programa ampliou seu alcance e aprofundou sua abordagem, oferecendo análises e pontos de vistas sobre os mais variados temas e convidando os especialistas mais célebres da Corte para divulgar e atrair a sociedade para participarem ativamente do processo de fiscalização e elucidação de diversos assuntos. 

Agregando para uma maior difusão do programa e acompanhando os avanços tecnológicos, a Corte de Contas também resolveu transformá-lo em rádio institucional mediante a plataforma de Web Radio, dando a possibilidade de ser uma das plataformas de interação entre os demais setores do Tribunal.

Avanços nas Redes Sociais

Lançando-se com entusiasmo as redes sociais, as contas do Tribunal de Contas em sites como Instagram, Twitter, Facebook e Youtube têm sido utilizadas como mais um canal fundamental para disseminar informações, interagir mais próximo à comunidade e promover eventos e iniciativas da Corte. 

Seguindo o exemplo de diversos órgãos do Brasil e com a convicção que as redes sociais são somente mais um canal fundamental para comunicação, a Corte de Contas adentrou no ano passado na plataforma de criação e compartilhamento de vídeos curtos ‘TikTok’ e se apropriou da ferramenta similar no Instagram para estar ainda mais próximo dos cidadãos e tornar a linguagem ainda mais compreensível e democrática.  

Conteúdos audiovisuais

Administrando diversas ferramentas comunicacionais e de informações, as produções audiovisuais, que são publicadas nas redes sociais do TCE-AM, como YouTube, Instagram e Facebook, também tem seu prestígio na sociedade amazonense. A produção de matérias para o canal no YouTube ou informativos rápidos para as demais redes sociais tem sido uma ferramenta poderosa na divulgação das ações e decisões da Corte. 

Tornando-se acessíveis para um público mais amplo, a equipe de comunicação tem trabalhado para criar conteúdos audiovisuais informativos, envolventes e com mais clareza quando se trata das questões relacionadas ao controle externo ou das decisões tomadas pelo Tribunal Pleno. Isso não apenas mantém a sociedade informada, mas também reforça o compromisso da Corte no engajamento da população aos assuntos de interesse público. 

Por Giovanna Félix

@tceamazonas

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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