Pesquisar
Close this search box.

CMM ‘esquece’ projetos e debate uso de lentes

Após longo feriado, os parlamentares da CMM (Câmara Municipal de Manaus) retomaram ontem, 25, os trabalhos na Casa, sem apreciar nenhum projeto. Com a presença de 30 dos 38 vereadores no Plenário Adriano Jorge, foi realizada Tribuna Popular para discutir os problemas relacionados ao uso indiscriminado de lentes de contato por jovens e adolescentes. O tema foi comentado pela oftalmologista e diretora do Banco de Olhos do Amazonas, Cristina Garrido.
Durante a Tribuna, a diretora explicou que o problema não é exclusividade do Amazonas e que acontece em todo o país. De acordo com Cristina, qualquer pessoa compra lentes de contato em diversos setores do comércio, “inclusive em vendedores ambulantes”, sem o procedimento devido. A especialista recomendou procurar um profissional para fazer as avaliações necessárias.
A médica comentou que os adolescentes e jovens, muitas vezes sem o conhecimento dos pais, compram e usam lentes sem avaliação médica. Eles chegam a emprestar uns para os outros. “O risco da cegueira é iminente, não só pelo fato de comprar e usar as lentes sem avaliação oftalmológica, bem como pela falta de higienização adequada e pelo completo desconhecimento sobre os cuidados que se deve ter com a manutenção das lentes”, ressaltou.
Cida Gurgel antecipou que fará indicação ao prefeito de Manaus e governador do Estado para que sejam feitas palestras abordando o assunto nas redes municipal e estadual de ensino. A parlamentar destacou que a venda indiscriminada de lentes é caso de polícia e apelou para que o CRM (Conselho Regional de Medicina) estabeleça uma resolução proibindo a comercialização aleatória das lentes.

Parlamentares propõem discussões

Sem a pauta ordinária, os vereadores abordaram diversos temas no grande e pequeno expediente. Os mais lembrados pelos parlamentares foram as questões relacionadas ao ordenamento da cidade para os jogos de 2014.
Elias Emanuel (PSB) destacou a não inclusão do terminal de cargas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes na pauta de obras da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).
O vereador frisou a importância da inclusão do terminal, que é parte importante do sistema de escoamento e chegada de mercadoria ao PIM (Polo Industrial de Manaus).
“O terminal logístico está saturado e a nossa indústria precisa de um terminal eficiente. Manaus não é só uma cidade turística e, por conta disso, o aeroporto tem que ser pensado também de forma logística, já que a cidade alberga um dos maiores polos industriais da América Latina”, argumentou Elias, que está propondo audiência pública a ser realizada no próximo mês.
O parlamentar deverá convidar representantes das entidades empresariais como a Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), o Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas) e o Sinaees (Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares). Quem também está preocupada com as questões pertinentes ao mundial, é a vereadora Lucia Antony (PCdoB). Lucia frisou a necessidade de debates consistentes sobre o tema, e assim como seu par, Elias Emanuel, ela está solicitando a realização de Tribuna Popular para debater o planejamento estratégico da cidade para receber o evento futebolístico.
A parlamentar propôs ainda que a tribuna seja transformada em seminário. “A realização de seminário permite uma discussão mais ampla e mais balizada sobre a organização da cidade para 2014”, disse.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar