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Bebida deixa de ser degustada apenas nas ocasiões especiais e passa a ser um hábito

Há uma década, o espumante era considerado uma bebida de elite no Brasil. A maioria das pessoas consumia somente em momentos especiais, como as festas de fim de ano.
Os hábitos começaram a mudar. O brasileiro descobriu o prazer de degustar um bom espumante e este, por sua vez, passou a ser presença mais frequente nas mesas de famílias de todas as classes sociais.
De acordo com o diretor de relações corporativas da Chandon, Danilo Cavagni, toda hora é hora e todo dia é dia de consumir espumante. “Ele é um vinho extremamente eclético e se adapta a qualquer situação”.
Segundo a Uvibra (União Brasileira de Vitivinicultura), o período de festas de fim de ano ainda é o responsável pela maior parte das vendas de espumantes no país, cerca de 60%.
Cavagni disse que, com a desmistificação da idéia que a maioria das pessoas tem de que o espumante só pode ser consumido em grandes acontecimentos ou em datas especiais, este número tende a mudar. “O consumo regular e mais descontraído vai colocar a bebida na mesa da população o ano inteiro e não só em dezembro”, afirmou.

Rótulos
nacionais

Outro fator importante para o crescimento no consumo do espumante é a qualidade dos rótulos nacionais. “O produto brasileiro preencheu, com algumas vantagens, o lugar do importado”, destacou o diretor da Chandon.
O espumante também está ganhando uma nova legião de fãs formada por um público mais jovem e que tem o hábito de consumi-lo nas casas noturnas. “O glamour conta nessas horas, mas o prazer de consumir um espumante –que é uma bebida leve e refrescante– é o principal”, salientou.
Para o diretor da Chandon, a união de fatores como qualidade, acessibilidade e o sabor diferenciado serão grandes impulsionadores para o crescimento do consumo da bebida em 2008.
Apesar de ainda pequeno para as condições de um país do porte do Brasil, o volume de comercialização dos espumantes dobrou nos últimos seis anos, e pode continuar crescendo. “Queremos incluir o espumante na vida das pessoas. Existe um potencial de consumo que merece ser melhor explorado. Estamos trabalhando muito para isso”, disse Cavagni.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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