Bares e restaurantes vão à Justiça

Mais de 300 mil estabelecimentos fechados em todo o Brasil e entre os que sobreviveram até aqui, a maioria está fazendo prejuízo (72%). Esse é o retrato atual do setor de bares e restaurantes no Brasil, injusta e desproporcionalmente afetado pelas restrições impostas por estados e municípios durante a pandemia. Em função das graves e comprováveis perdas registradas pelos negócios do setor neste período, consequência direta das medidas restritivas, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes ingressou com ações civis públicas exigindo reparação financeira aos negócios do setor.  “Enquanto houve setores que ganharam com a crise, fomos um dos mais prejudicados pelas medidas restritivas impostas. Não estamos discutindo o mérito destas iniciativas – se foram lícitas ou não – nem mesmo associando as ações na Justiça a qualquer prefeito ou governador em específico, nem à qualidade de suas decisões. Temos clareza de que as perdas provocadas no setor foram resultantes de atos do executivo municipal e estadual, portanto, cabe a estes a responsabilidade pela reparação” afirma o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.

PACOTAÇO

O pacote de obras denominado “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida (Avante) ontem, vai mobilizar recursos de pelo menos R$ 1,2 bilhão para promover dezenas de frentes de trabalho simultâneas na capital e, segundo ele, acelerar a economia do município. Ele disse que os recursos a serem empregados têm origem em repasses estaduais, empréstimos, recursos próprios, convênios federais, bancada federal, além de emendas de senadores e deputados. A ideia é gerar 60 mil postos de trabalho em dois anos.

DESTAQUE

O diretor-presidente da Fundação de Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, mastologista Gerson Mourão, tomará posse como membro titular da cadeira 20 da Academia Brasileira de Mastologia, que tem como patrono Domingos Auricchio Petti. A posse ocorreu ontem.

NO SPOTIFY

O folclore amazônico sempre permeou o imaginário do povo amazonense, sendo repassado de gerações a gerações. Agora, personagens como Curupira, Boto e Cobra Grande terão suas histórias narradas também para todo o Brasil, por meio do podcast “Pavulagem – Contos da Floresta”. Idealizada pelo professor de Educação Física da rede estadual, Maickson dos Santos Serrão, a produção foi uma das premiadas pelo Sound-Up, iniciativa lançada pelo Spotify para incentivar a criação de podcasts por pessoas negras e indígenas no país.

MUSICA E LITERATURA

A suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 levou o professor da Prefeitura de Manaus Alexandre Felipe a desenvolver o projeto “Musicalização e literatura a distância: o lixo transformado em instrumento de percussão”. O resultado foi tão promissor, que o educador conquistou o 2° lugar na categoria anos iniciais do ensino fundamental, no concurso nacional “Professores Diamantes da Educação”, realizado pelo Instituto Federal Goiano, entre os dias 9 e 11 de junho deste ano. 

PRÉMIO

Desenvolvido por estudantes de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus), um projeto científico voltado ao ensino de química geral foi premiado pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência, formada por acadêmicos de todo o país, com foco na difusão da ciência entre estudantes pré-universitários e no apoio a jovens cientistas.

OLARIAS

Representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas participaram de mais uma visita técnica para implantação do projeto piloto do Polo Oleiro no Distrito de Desenvolvimento Regional de Manacapuru e Iranduba, composto por mais de 30 indústrias de olarias e cerâmicas. O projeto visa à implantação do uso de gás natural nesse setor e foi sugerido pela Arsepam à Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

MEMÓRIA

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas aprovou o Projeto de Lei 290, de 2020, que institui o dia 09 de maio como o Dia Estadual em Memória às Vítimas da Pandemia do Novo Coronavírus, no Amazonas. A data, que passará a integrar o calendário oficial do Estado, tem objetivo de prestar solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos, por conta da pandemia. 

AUTISTAS

A comunidade autista do Amazonas conta com uma nova conquista. O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, iniciar hoje, Dia do Orgulho Autista, o cadastro para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que garante ao usuário atendimento prioritário em todos os segmentos dos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

FRASES

david

“Se os guardas estivessem armados quando os vagabundos chegaram para queimar a Bola das Letras tinham impedido a ação.” David Almeida (Avante), prefeito de Manaus, defendendo o armamento da Guarda Municipal

“Povo de alma vermelha, não é hora”. Boi Garantido, em nota, pedindo à sua galera que não aglomere na live prevista para a próxima semana 

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email