Pesquisar
Close this search box.

O poder do tráfico no Amazonas

Uma operação nacional, que envolveu as Polícias do Amazonas, do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Pará, descobriu que uma facção criminosa enviou nada menos que R$ 126 milhões, usando empresas de fachada, para seu braço em Manaus, a fim de comprar armas e reforçar a atuação dos traficantes. Operando a partir do Complexo da Penha, na capital carioca, os criminosos comandam o tráfico em nada menos que 11 Estados e chegam a lavar dinheiro para outras organizações, o que desmente a tese de que haveria uma guerra entre as facções. Na verdade, elas dividem territórios e cooperam entre si, o que justifica plenamente a expressão “crime organizado”. De seus bunkers, os chefões disparam ordens como as que redundaram em ataques a prédios públicos e amedrontaram a população de pelo menos 13 municípios amazonenses, inclusive a capital, no dia 6 de maio. Para se ter uma ideia do poder de fogo deles, nas primeiras horas da operação nada menos que uma tonelada de maconha foi apreendida apenas nas favelas cariocas visitadas pelos policiais. E isso é só o fio da meada.

EXAMES

O Sindicato dos Médicos do Amazonas lançou o projeto de testagem imunológica dos profissionais de saúde e familiares, disponibilizando, por meio de laboratórios da rede particular, exames não cobertos por Planos de Saúde.  A parceria vai permitir a verificação imunológica após vacina com o menor preço de mercado e mais 5% de desconto para os médicos sindicalizados, na realização dos exames: anticorpos neutralizantes, sorologia para Covid-19 (anticorpos IGG/IGM), e anticorpos IGG.

META

Diante do avanço na campanha de vacinação contra a Covid-19, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou que a meta da Prefeitura de Manaus é garantir a aplicação da 1ª dose do imunizante em 100% da população vacinável até o final de agosto. O chefe do Executivo municipal explicou que a meta depende da quantidade de doses encaminhadas ao Amazonas pelo governo federal.

LIVE

caprichoso e garantido
Foto: Michael Dantas

Pelo segundo ano consecutivo, no último sábado de junho, Caprichoso e Garantido levarão para o Bumbódromo uma apresentação mais intimista para manter a tradição do Festival Folclórico de Parintins, adiado novamente em 2021 por conta da pandemia de Covid-19. Sem a presença de público, os bumbás entrarão na arena no dia 26, a partir das 20h30

ÓPERA

O 23º Festival Amazonas de Ópera encerra neste fim de semana, com concertos e a estreia da ópera “moto-contínuo”, de Piero Schlochauer, que irá ao ar nESTE domingo (20/06), às 19h (20h, no horário de Brasília). Neste ano, o festival é dedicado aos intérpretes e compositores brasileiros e está sendo realizado em formato on-line por meio do canal do FAO no YouTube (festivalamazonasdeoperafao) e pelas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

REDUÇÃO

O Amazonas apresenta redução de casos de Doenças de Veiculação Hídrica, na análise comparativa entre os meses de janeiro a maio de 2021 com o mesmo período de 2020. Registradas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, as principais reduções foram observadas no cenário de doenças diarreicas agudas e leptospirose. Já a hepatite A apresenta estabilidade no número de casos.

CENSO

As escolas da rede estadual de ensino começaram a coleta dos dados para matrícula inicial da primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021. Gestores, secretários, coordenadores e multiplicadores da rede estadual que trabalham com a coleta de dados passaram pela formação “Treinamento do Censo da Educação Básica”, promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

NOVIDADE

Os clientes da Agência de Fomento do Estado do Amazonas podem contar com o atendimento personalizado do Programa Brasil Mais, do Governo Federal, executado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O programa, que começou a operar este ano no Amazonas visa recuperar e fortalecer as micro e pequenas empresas que passaram ou ainda estão passando por dificuldades, por conta dos efeitos econômicos negativos causados pela pandemia. 

FRASES

wilson lima

“Estamos empenhados e comprometidos com a população do Amazonas, sobretudo no que diz respeito à segurança pública.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, ao comentar a operação “Coalizão do Bem”, deflagrada ontem em quatro Estados

“Minha bandeira é a Amazônia”. Arthur Virgílio Neto (PSDB), ex-prefeito de Manaus, ao anunciar que vai disputar as prévias que vão escolher o candidato do partido à Presidência da República 

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar