Pesquisar
Close this search box.

Amor pela educação passando de mãe para filha

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/07Jul/23/2907_B1b.jpg

O sonho da menina Nelly Falcão de Souza era seguir os passos da mãe, Martha, que mesmo tendo uma infância muito pobre, conseguira atingir seus objetivos na vida como professora, por isso Nelly cursava o Normal, ou Magistério, no IEA (Instituto de Educação do Amazonas).

Quando entrou na faculdade, na Ufam, no início da década de 1970, Nelly continuou seguindo sua meta ao cursar Pedagogia e em seguida, mestrado em Educação.

“Em 1978 surgiu a oportunidade de alugar o Jardim da Infância Chapeuzinho Vermelho, enquanto eu estava na faculdade. Aluguei o imóvel já funcionando, com 60 crianças. Foi com essa experiência que descobri poder ser bem mais do que uma professora, mas uma gestora”, lembrou Nelly.

“Criamos o programa Martha Falcão School, que possibilita ao aluno do ensino médio se credenciar e concorrer a vagas em universidades americanas”,

Nelly falcão de Souza – empresária educacional

Apenas dois anos foram suficientes para a jovem empreendedora verificar que estava no caminho certo. Em 1980 ela inaugurou, em prédio próprio, o Pinocchio Centro Educacional, com uma grande estrutura no bairro de Adrianópolis para atender crianças de dois a seis anos de idade em classes de maternal, jardim e alfabetização.

Numa evolução constante, apenas seis anos depois, em 1986, Nelly inaugurou o Colégio Martha Falcão, na rua Natal, para atender aos alunos do ensino fundamental e médio egressos do Pinocchio, apresentando proposta pedagógica inovadora e pioneira.

Muitas pessoas achavam que o colégio pertencia à Martha Falcão, mas na realidade ela era a patrona. Nelly dera o nome da mãe à instituição para homenageá-la, afinal, em 70 anos como professora, Martha se tornara um ícone da educação no Amazonas tendo sido diretora do IEA, em 1971, e professora de Ciências na instituição por mais de dez anos, sem falar que deu aulas em todos os níveis de ensino, do básico ao superior, em Manaus.

Um novo colégio

Continuando sua escalada de abrir instituições educacionais, em 1991, Nelly inaugurou a creche Zezé Pio de Souza (nome de sua sogra), para crianças crentes do bairro Redenção. Numa nova homenagem à mãe, cujo sonho era ter uma creche, nomeou-a diretora da instituição, função que ocupou até sua morte, em 2016. Pela creche, em quase 28 anos de existência, já passaram milhares de crianças que receberam, e recebem, sua educação inicial sem gastar um único centavo.

Em 2000, Nelly Falcão inaugurou a Faculdade Martha Falcão, no mesmo prédio do Colégio, à noite, ocupando as salas ociosas, depois também passou a ocupá-las à tarde. Começou com os cursos de Pedagogia, Administração, Direito e Psicologia, e a cada dois anos novos cursos eram iniciados na faculdade.

“Foi assim por 14 anos até que o crescimento constante da faculdade chamou a atenção da Wyden, instituição de ensino superior integrante de um dos maiores grupos educacionais do mundo, a Adtalem Global Education. Eles quiseram comprar a faculdade e eu achei interessante vendê-la, em 2014, e investir numa nova escola”, contou.

Em dois anos o novo Colégio Martha Falcão foi construído dentro de padrão de qualidade de excelência, na rua Salvador, também próximo ao Pinocchio, que continua sendo o alicerce do Colégio. Foi inaugurado em 2016.

As instituições de educação de Nelly Falcão têm como missão a formação do Ser Humano Integral, e os ensinamentos são os mais variados possíveis, começando pela educação infantil, fundamental e seguindo para o médio, passando pelos ensinos de natação, balé, xadrez, aulas de música teóricas e práticas (com piano, bateria e violão), inglês, teatro.

“Temos disciplinas inovadoras, como educação financeira, ambiental e sócio-emocional e robótica. Criamos o programa Martha Falcão School, que possibilita ao aluno do ensino médio se credenciar e concorrer a vagas em universidades americanas”, revelou.

“Planos futuros? Empreender na área social. Vou fundar a chácara do professor aposentado, um belo local, em meio à natureza, em Presidente Figueiredo, onde o associado poderá passar dias tranquilos em rodas de conversas com outros professores”, adiantou.

Ponto de vista: Nelly Falcão – empresária na área da educação

Nelly Falcão já foi presidente do Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas) e integrou o Conselho Municipal de Educação. Com a vasta experiência acumulada em todos os níveis de ensino, tem elementos de sobra para opinar sobre a educação no Brasil e cobrar das autoridades.

Jornal do Commercio: Com a sua experiência de 40 anos atuando com instituições de ensino, da creche ao ensino superior, como vê a educação no Brasil, nos dias de hoje?

Nelly Falcão: A educação piorou muito e isso me preocupa muito, como deve preocupar a todos nós. Essa piora, percebemos, principalmente no ensino superior. Como o Brasil será um grande país sem bons profissionais? Pessoas exibem três, quatro diplomas, mas sem experiência em nenhuma daquelas profissões.

JC: Qual seria a solução?

NF: Investir na base, no ensino básico, que é o alicerce do ensino médio e da faculdade. Os governos, federal, estadual e municipal, precisam direcionar seu olhar para a formação das crianças, que nos dias de hoje não sabem nem ler. Hoje, jovens chegam às faculdades sem saber ler corretamente, ou sequer interpretar um texto.

JC: Qual a receita para se ter sucesso na profissão?

NF: Primeiro, fazer o que gosta. Você pode até atingir o sucesso, mas será infeliz se fizer algo somente pelo dinheiro. Quando trabalhamos com o que gostamos, nunca nos cansamos, nos divertimos, e estamos sempre bem. Segundo, ter disciplina e foco no que se está fazendo.

Guia Rápido

Nome: Pinocchio Centro Educacional e Colégio Martha Falcão

Fundação:1978

Segmento: Educação

Sedes: Rua Salvador e rua Natal, em Adrianópolis

Funcionários: 200

Site: www.colegiomarthafalcao.com.br

Telefone: 9 8408-3518

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar