Pesquisar
Close this search box.

Amazonas ganha duas faculdades de Medicina no interior e instituto de pós-graduação na capital

Dados da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e de Saúde Digital (Saúde Digital Brasil) apontam que até o final de 2022 aproximadamente 30 milhões de brasileiros devem deixar de procurar atendimento médico hospital presencial. Esse contingente busca tratamento por meio da Telemedicina, segmento que cresce diariamente no Brasil. Com a aceleração digital ocorrida por conta da pandemia, a área médica foi fortemente impactada e essa transformação chega aos bancos das faculdades de Medicina.  

Atenta às rápidas mudanças da área, o Grupo Afya, healhtech que se tornou um hub de serviços digitais para o público médico e a maior empresa do segmento de educação e tecnologia na área médica no Brasil, vem investindo fortemente para elevar e disseminar a educação para outros locais além dos grandes centros do país. E, para ratificar seu posicionamento no mercado, a Afya inaugura na quarta-feira (27), duas faculdades de Medicina no interior do estado do Amazonas. As cidades contempladas são Itacoatiara e Manacapuru, além de inaugurar – em Manaus – o Instituto de Pós-Graduação em Medicina (IPEMED).

De acordo com André Raeli (foto), diretor de Educação Continuada do Grupo Afya, Manaus é uma das principais capitais do Norte do país e possui grande potencial de crescimento. “O IPEMED chega para contribuir com uma questão muito importante, que é a defasagem de médicos na região, principalmente de especialistas. Enquanto o Sudeste possui uma relação de 3,15 médicos por mil habitantes, no Norte e no Nordeste, os números são próximos aos de 20 anos atrás. No Norte é de 1,30 por mil habitantes e no Nordeste é de 1,69. Sendo assim, quando falamos de Amazonas a situação ainda é mais delicada, porque 90% dos médicos atuam na capital, fazendo com que a população do interior precise muitas vezes se deslocar para receber atendimento especializado. Portanto, o IPEMED tem como principal objetivo reduzir essa defasagem para a melhor distribuição dos profissionais no país”, ressalta.

Sobre a operação de graduação, as duas unidades que estão sendo abertas no estado são no âmbito do `Programa Mais Médicos´, do governo federal, que se destina a levar cursos de Medicina para municípios que demandam profissionais médicos e serviços de saúde de qualidade. As duas novas unidades de graduação agora se juntam a outras 26 escolas de Medicina do grupo espalhadas por 13 estados do país.  

Já, sobre a operação de pós-graduação, a unidade do IPEMED tem como objetivo formar especialistas e irá oferecer cursos de pós-graduação lato sensu e aprimoramento de curta duração para médicos e profissionais de saúde, em mais de 50 especialidades; atuando com ambulatórios próprios e parcerias com importantes sociedade médicas, clínicas e diversos hospitais. Inicialmente, serão oferecidos 14 cursos, incluindo Dermatologia, Endocrinologia, Nutrologia, Psiquiatria, Alergologia, Cardiologia, Clínica em Dor, Gastroenterologia, Geriatria, Medicina do Exercício e do Esporte, Neurologia, Pediatria, Reumatologia e Valvopatias. 

Positivo Tecnologia inicia hub de inovação em Manaus 

Batizado de `Positivo Labs´, a companhia que desenvolve celulares, computadores, dentre outros dispositivos, acaba de divulgar a criação de um hub de inovação em Manaus, com o objetivo de fomentar startups que contribuam para o desenvolvimento da Amazônia Ocidental. 

A ação compõe o Programa de Corporate Venture Capital da Positivo, por intermédio do Fundo de Investimento de Participação (FIP), a companhia aporta recursos em startups, além de oferecer apoio estratégico como consultorias. Esse programa disponibilizou para Manaus em 2021 nada menos do que R$ 35 milhões, para aportes minoritários em startups. Entre as investidas estão a EuNerd, de serviços de tecnologia da informação (TI), e a Agrosmart, de monitoramento de clima.

O foco do hub é fomentar startups de diversos segmentos como agricultura, pecuária, análises clínicas, mobilidade elétrica e TI. O processo de seleção das startups para o `Positivo Labs´ é contínuo, sem data limite definida. As nascentes interessadas em fazer parte do hub devem enviar uma mensagem para o e-mail ([email protected]). 

RÁPIDAS & BOAS 

Com o mote “Design Criador de Realidade: que histórias o design está contando?”, o CESAR abre inscrições para o “Colabora”, evento que vai debater o poder do design para mudanças na sociedade. O evento irá ocorrer entre os dias 28 e 30 de julho e contará com grandes nomes do CESAR, da CESAR School, de Pernambuco e do mercado nacional.
As atividades estão divididas em workshops, palestras, rodas de conversa, mesa-redonda e lançamento de uma revista científica. As inscrições estão abertas até a segunda-feira (25), pelo link (https://bityli.com/naSAnX). 

****************************

Na segunda-feira (25) encerra-se o prazo para envio das propostas dos interessados em participar do edital de chamamento público Sepec 01/2022, que trata da seleção e qualificação de entidade privada que será responsável pela gestão do novo Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). As propostas devem ser encaminhadas por meio de peticionamento eletrônico – disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Ministério da Economia – para a unidade Sepec/Supe, conforme previsto no edital disponível no link (https://bityli.com/KnPlXM). Para agilizar o processo, solicita-se que no cadastramento seja informado à Sepec via e-mail ([email protected]). 

****************************

Na quarta-feira (27), das 9h às 11h (horário de Brasília), acontece a apresentação do edital “Programa Mineração e Desenvolvimento” da Finep, orientação do preenchimento das propostas e discussão diretamente com os participantes às oportunidades de projetos. As inscrições estão sendo feitas através do link (https://bityli.com/UPxLTP). 

****************************

Na quarta-feira (27), às 19h (horário de Brasília), o Centro Universitário Facens promove um webinar sobre `Higiene Ocupacional´. O bate-papo `A avaliação das Exposições Ocupacionais a Agentes Químicos no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)´ acontece online e de forma gratuita. O evento é destinado a todos que trabalham na área ou desejam se especializar e entender melhor esse mercado. Para acompanhar é só acessar o link (https://bityli.com/suNnSE).

Cristina Monte

Cristina Monte é articulista do caderno de economia do Jornal do Commercio. Mantém artigos sobre comportamento, tecnologia, negócios.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar