Pesquisar
Close this search box.

Um estranho movimento

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/07Jul/22/Bolsonaro%201290.jpg

Integrantes de partidos políticos contrários ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), que desembarca hoje em Manaus, estavam reunidos em ume entidade sindical da cidade para tentar colocar de pé um protesto contra ele, quando foram surpreendidos pela presença de três policiais rodoviários federais, que queriam explicações sobre a reunião. Disseram eles que estavam ali a mando do Exército, mas o Comando Militar da Amazônia não confirmou a ordem. Os sindicalistas estranharam e protestaram nas redes sociais. O colegiado Advogados Progressistas divulgou nota oficial de repúdio, considerando a atitude dos policias uma afronta ao estado democrático de direito. Manifestações contra autoridades são normais em democracias como a brasileira. A atitude da Polícia Rodoviária Federal, neste contexto, soou estranha. Ainda mais porque a corporação não se manifestou oficialmente depois do ocorrido. Pareceu uma ação intimidatória, que não combina com o momento que vive a Nação, em que protestos são admitidos e até incentivados, de lado a lado.

MAIS PROTESTO

Cerca de mil servidores do Estado e ativistas políticos fecharam ontem pela manhã a avenida Brasil, em frente à sede do Governo, para protestar contra o pacote de medidas, que incluiu o congelamentos dos salários até 2021, aprovadas pela Assembleia Legislativa no último dia 12. Uma comissão foi recebida pelo governador Wilson Lima (PSC), que não admitiu recuar das decisões tomadas, sob pena de ter sérios problemas com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

RETOMADA

A presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, foi recebida ontem pelo presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, Gilson Machado, ocasião em que os dois, por meio de conferência com executivos de uma companhia aérea internacional, discutiram a viabilidade da retomada de um vôo direto entre Manaus e o continente europeu. A rota chegou a ser ativada pela portuguesa TAP, que desistiu dela em 2016, no auge da crise econômica brasileira.

VISITA ENIGMÁTICA

A Agência de Fomento do Amazonas recebeu visita técnica de uma equipe da Associação Brasileira de Desenvolvimento. O objetivo, a princípio, é mapear os principais processos da agência e reunir com representantes das áreas administrativas, operacionais de crédito, risco, compliance e planejamento e com a alta administração da Agência para prospectar questões estratégicas. Outros órgãos semelhantes em Estados do Norte também já receberam a missão.

MANEJADORES

O Amazonas possui mais de 850 manejadores de madeira assistidos pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas por meio da legislação estadual de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala. A atividade faz parte dos 21 projetos prioritários incentivados pelo Governo do Amazonas que serão desenvolvidos em 23 municípios com potencial para atividade.

NÚMEROS

Por ano, a produção de madeira registra cerca de 3.440,8m3 em tora licenciada, mas a demanda do setor de pequenos empreendimentos florestais madeireiros do interior do Estado é de aproximadamente 120.000m³. Apesar do direcionamento da atividade ser voltado para pequenos extrativistas, o Idam elaborou o projeto visando incentivar o aumento da produção e produtividade madeireira respeitando a legislação ambiental.

RODÍZIO

A Amazonas Energia passou a adotar, desde ontem, uma escala (horários definidos) do rodízio de energia elétrica em Iranduba, que terá ampla divulgação em todos os bairros do município afetado pelo apagão de energia elétrica desde a última sexta-feira (19). Mais de 200 mil pessoas estão sendo prejudicadas pelo apagão que afeta também Manacapuru. 

PROFISSIONALIZANTE

Jovens de 14 a 29 anos terão a chance de ingressar nas 600 vagas de cursos profissionalizantes e de empreendedorismo oferecidas, por meio de parceria formalizada ontem entre a Prefeitura de Manaus e a empresa Pollaris Junior. O edital foi lançado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) e as inscrições começam hoje. O prefeito também anunciou que pretende restaurar o Café Cassina – mais conhecido como Cabaré Chinelo – no Centro, para a criação de um polo digital voltado para criar ambiente de negócios para jovens empreendedores, até o final de sua gestão.

É CRIME

Neste segundo semestre do ano, período de estiagem no Amazonas, o clima seco contribui para a propagação do fogo, aumentando o número de queimadas em todo o estado. Por isso, é preciso fazer uso responsável do fogo. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, responsável pelo Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, Controle de Queimadas e Monitoramento da Qualidade do Ar, alerta: provocar queimadas é crime e pode gerar pena de até 4 anos de reclusão e multa.

FRASES

São todos maiores de idade e respondem por si.” Omar Aziz (PSD), senador, sobre os parentes presos na Operação Vertex

Nunca é demais lembrar que a Zona Franca de Manaus foi criada pelo marechal Castelo Branco”. Jair Bolsonaro (PSL), presidente da República, ao anunciar presença no Conselhão da Suframa, hoje

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar