Já estão em funcionamento os novos navios adquiridos pela Aliança, em substituição aos navios Urca e Leblon. Batizados de Aliança Manaus e Aliança Santos em homenagem aos portos das respectivas cidades, as novas aquisições aumentaram a capacidade de cabotagem da empresa em 20%.
De acordo com o gerente da filial da empresa Aliança em Manaus, Norberto Kobelt, os navios recém-adquiridos têm pouco mais de quatro anos, o que os coloca como relativamente novos no setor de acordo com os padrões utilizados. O Aliança Manaus tem capacidade para até 2.500 TEUs (abreviatura de Twenty Foot Equivalent Unit, tamanho padrão de contêiner intermodal de 20 pés). As embarcações antigas tinham cada uma em torno de 1.200 TEUs.
Segundo Kobelt, as exportações caíram este ano 35%, considerando que o mercado asiático nestas ocasiões são bem mais afetados que o brasileiro, mas a empresa pouco sentiu os efeitos. De acordo com Kobelt, é o momento de se utilizar essa modalidade de transporte, pois há mais vantagens neste modelo em relação ao modal rodoviário. “Esse tipo de transporte é bem mais barato, seguro e pontual”, afirmou. Entre as vantagens enumeradas, estão a possibilidade de contratar o serviço semanalmente, o cuidado com a integridade da carga e consequentemente uma menor avaria, além da segurança e da pontualidade. As mercadorias transportadas incluem desde eletroeletrônicos, eletrodomésticos e linha branca. Segundo ele, quanto maior o mix de produtos a serem transportados, maiores poderão ser os lucros.
A Aliança foi fundada no início da década de 1950 e atua hoje em todos os continentes. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd, empresa alemã fundada em 1871. Com faturamento de R$ 2,4 bilhões em 2008, a Aliança Navegação e Logística tem forte atuação no segmento internacional e é líder no transporte de cabotagem. No ano passado, movimentou cerca de 518 mil TEUs. Atualmente, opera regularmente em 15 portos nacionais e possui 14 escritórios próprios no Brasil.
A empresa trabalha hoje com três tipos de serviço de transporte. O primeiro deles, o porta-a-porta, associa o transporte terrestre e marítimo para receber e distribuir a carga em local especificado em local definido pelo cliente. Neste modo, as entregas são coordenadas com agendamento (dia/hora), de acordo com a necessidade do recebedor. Já o serviço de carga fracionada é uma extensão do transporte intermodal porta-a-porta, consistindo em uma ou mais coletas para um ou vários destinos diferentes. Já nos serviços de cargas de projetos, são realizados transportes de cargas pesadas, como transformadores, bobinas, entre outros. Esse serviço é disponibilizado regularmente, fazendo escala de portos entre Manaus e Buenos Aires.
Aliança aumenta capacidade de cabotagem com novos navios
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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