Pesquisar
Close this search box.

A Páscoa dos ovos mais saudáveis e funcionais

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/04Abr/13/fabiola%20borges.jpg

A Páscoa já é no domingo, dia 21, e você ainda não comprou os ovos de chocolate para saborear ou dar de presente? Pois saiba que a moda agora, e moda que veio para ficar, são os ovos funcionais, feitos inteiramente com ingredientes naturais. Ovos industrializados à base de antes (corantes, aromatizantes, conservantes, adoçantes) estão se tornando coisas do passado, de quando as pessoas não prezavam pela sua saúde. É o que garante a culinarista e pós-graduanda em gastronomia funcional, Fabíola Borges.

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) os alimentos, ou ingredientes, funcionais são aqueles que, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos na dieta usual, produzem efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguros para consumo sem supervisão médica.

“São alimentos sem açúcar, sem glúten, sem leites industrializados ou mesmo de vaca mas que, no entanto, têm os mesmos sabores desses que encontramos aos montes nas prateleiras dos supermercados”, explicou.

Para a Páscoa, Fabíola está produzindo vários tipos de ovos de chocolate, doces como brownies e brigadeiros, e um bolo especialmente idealizado para a data comemorativa, sem trigo, preparado com farinha de arroz, ou de coco, ou amido de milho ou a nossa goma de mandioca.

“O chocolate que eu uso é 50% ou 70% de cacau amargo. Posso fazer 100% de cacau, o mais puro possível, mas aí ele é muito amargo, somente para o paladar de poucos”, falou.

Para ser considerado chocolate, o produto deve ter no mínimo 25% de cacau. A partir de 70% de cacau o chocolate já é considerado funcional, com alto teor de antioxidantes e protegendo contra doenças do coração.

O badalado ovo de colher

“O leite que uso, ou é de coco ou é de aveia. Evito usar o leite de vaca porque muitas pessoas sofrem de APLV (Alergia a Proteína do Leite de Vaca). Para adoçar, uso o xilitol”, esclareceu.

O xilitol possui 40% menos calorias do que o açúcar de cana e não eleva os níveis de açúcar no sangue. É encontrado em pequenas quantidades em frutas e vegetais, por isso é considerado natural.

“Este ano lancei um ovo com um dos lados recheado com frutas secas e o outro com brigadeiro. A massa do brigadeiro é feita de inhame, além de chocolate 70%, leite de coco e xilitol. É um ovo de colher, que este ano está sendo muito badalado. Na embalagem que acompanha esse ovo vai uma colher junto”, revelou.

“Outros recheios que estou usando nos ovos são com doce de cupuaçu, farofa de castanha e brigadeiro. No caso do doce de cupuaçu eu adoço com açúcar demerara, um tipo de açúcar que sofre menos processamento, mas é extraído da cana e deve ser consumido em pequenas quantidades”, completou.

“Para mim os produtos precisam ter sabor, ótima aparência e serem nutricionais”, afirmou.

Fabíola usa chocolate belga (considerados os melhores do mundo) em seus ovos, doces e bolos, mas especialistas no produto afirmam que nenhum país produz o melhor chocolate do mundo. O que vale é o chocolate ter o máximo de cacau e o Brasil é o quinto produtor mundial do fruto atrás de Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões, exportando 90% do que produz.

Sobre o chocolate branco, que muita gente não acredita ser chocolate, e Fabíola não utiliza, a Anvisa esclarece que, se tiver mais de 20% de manteiga de cacau, é chocolate.

Já o chocolate rosa é uma novidade que está surgindo e fazendo sucesso em todo o mundo. Nada a ver com corante. Ele é fabricado a partir do cacau Rubi, uma variação da fruta, encontrada no Brasil, mas sendo explorado pelas grandes empresas da Europa. Temos o cacau Rubi aqui na Amazônia, mas ainda não temos o chocolate em nossas lojas.

Novidades para a época

Fabíola ainda está aceitando pedidos de encomenda de ovos de chocolate, e do bolo de Páscoa, mas alguns de seus produtos já podem ser adquiridos no Sweet Moments, evento do qual participa, na Sierra Móveis, no Vieiralves, junto com Luciane Yasunaga, da Amai Doceria Artesanal; Adriane Okawa e Theka Mendes, da Crio Atelier.

“Produzo ovos de 250 gr, que podem ser adquiridos junto com as caixas artesanais e embalagens feitas com tecidos. Se a pessoa desejar presentear alguém, pode montar uma caixa com ovos e doces aqui mesmo”, acrescentou.

“O objetivo do Sweet Moments é apresentar o que de mais inovador está sendo produzido para eventos nesta época do ano, num espaço todo decorado com nossas delícias, caixas de presentes e peças decorativas. As opções de presentes começam a partir de R$ 11”, afirmou Fabíola.

O Sweet Moments ficará aberto ao público até o dia 20, sábado, na Sierra Móveis, rua Acre, 150 – Vieiralves, das 12h às 18h. Informações: 9 8282-0405.            

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar