Pesquisar
Close this search box.

A batalha do impeachment

A batalha do impeachment

Na noite da última segunda-feira (13), uma intensa movimentação antecedeu a votação, marcada para o dia seguinte, que escolheria o presidente e o relator da Comissão do Impeachment. Por incrível que pareça, o vice-governador Carlos Almeida (PTB) trabalhou para emplacar o deputado independente Felipe Souza (Patriota) na Presidência. E teve apoio da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, do presidente Josué Neto (PRTB), seu desafeto, e até de empresários. Conseguiu convencer o deputado Álvaro Campelo (Progressistas) a entregar a vice-liderança do Governo, trabalhou o voto de seu correligionário Saullo Viana e do deputado João Luiz (Republicanos) e tentou mudar a posição de pelo menos outros dois parlamentares. Não conseguiu porque o senador Omar Aziz (PSD) e seus aliados entraram pesado na articulação. A batalha foi até as primeira horas da terça-feira (14) e retomada pela manhã. Até o momento da votação ainda aconteciam pressões e articulações. Ontem, depois das surpresa e decepções, tudo veio à tona.

NOVO SECRETÁRIO

O jornalista Rodrigo Araújo assumiu ontem a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, substituindo Daniela Assayag, que saiu na semana anterior, depois de ver seu nome envolvido na CPI da Saúde. Curiosamente, o profissional passou os últimos nove anos na assessoria de imprensa do senador Eduardo Braga (MDB), que pode ser o adversário do atual governador, Wilson Lima (PSC) na eleição de 2022.

SUSTENTÁVEL

O vice-presidente Hamilton Mourão defende que o Estado atue como coordenador, mas nunca como protagonista do processo de construção de uma agenda econômica sustentável para a Amazônia Brasileira – neste caso, o setor privado teria posição mais destacada. O Centro de Biodiversidade da Amazônia foi citado por ele como um dos potenciais geradores de benefícios para a sociedade amazônica a partir de investimentos em Ciência e Tecnologia com base nas ricas potencialidades da região. Para o vice-presidente, é preciso muito investimento em Ciência e Tecnologia e o CBA pode ser melhor aproveitado neste cenário.. E aí tem

RESPONSABILIDADE

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) afirmou que a retomada do transporte hidroviário intermunicipal de passageiros no Amazonas, autorizada para retorno a partir de hoje, será realizada de forma responsável, obedecendo recomendações das autoridades de saúde.

AJUSTAMENTO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas considerou a ausência de indícios de desvio de recursos públicos para decidir em favor do Termo de Ajustamento de Gestão apresentado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto para a regularização da prestação de serviços de alimentação preparada e transporte escolar.

MICROORGANISMOS

Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental foi fundamental para a descoberta de novos microrganismos (bactérias e fungos) com potencial biotecnológico, científico, farmacológico e de interesse econômico. O estudo foi realizado nos rios da Amazônia entre 2018 e 2019.

LEILOEIROS

O processo de credenciamento dos leiloeiros oficiais da Prefeitura de Manaus deu início a mais uma etapa, com a abertura dos envelopes com a documentação. A comissão de credenciamento verificou se os documentos apresentados cumprem com os requisitos apresentados no edital, disponível no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 3 de março de 2020. O resultado dos leiloeiros aprovados será divulgado no site da secretaria pelo endereço https://semad.manaus.am.gov.br/.

NÍVEL ELEVADO

O Governo do Amazonas foi classificado como ‘Nível Elevado’ no Ranking da Transparência divulgado pelo Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. O executivo estadual saltou do percentual de 80,4%, obtido na última avaliação, para 96,64%, ocupando o segundo lugar na lista dos entes avaliados. A análise dos dados é feita por meio do Portal da Transparência.

CONSULTA

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus está realizando uma consulta pública para promover e fomentar a troca de experiências, a cooperação técnica e o desenvolvimento de ações relacionadas à regulação e a fiscalização dos serviços de saneamento básico. O objetivo é colher subsídios que poderão contribuir com a análise e conclusão final dos Procedimentos Contábeis Regulatórios (PCRs) do saneamento básico para agências reguladoras intermunicipais e municipais.

DESPESA MENOR

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária anunciou ontem a contratação das novas empresas terceirizadas que irão administrar as unidades prisionais. A nova licitação reduziu em mais da metade o custo do detento no estado, com média de R$ 2.350 mil, considerada uma das mais baratas do Brasil.

DOCUMENTO

Mesmo com o retorno gradual das atividades presenciais, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas registrou mais de 55 mil downloads do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular digital no mês de junho. Em comparação com maio, houve um aumento de 41% na procura pelo documento impresso em papel comum. Isso é um indicativo de que, cada vez mais, as pessoas estão migrando para o serviço digital.

FRASES

“Vai ser uma batalha em plenário, porque mais incrível que parece há aqueles que não querem a prorrogação do Fundeb.” Serafim Corrêa (PSB), deputado estadual, sobre a votação para prorrogação, ou não, do Fundo

mourão

“Estamos dando um passo extraordinário agora no sentido de dar vida própria ao CBA de modo que as instalações e as pesquisas sejam frutíferas.” Hamilton Mourão (PRTB), vice-presidente da República

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar