Pesquisar
Close this search box.

Aleam não impedirá Wilson

Aleam não impedirá Wilson

As votações de ontem, que escolheram a presidente e o relator da Comissão do Impeachment, deixaram claro que o governador Wilson Lima (PSC), alvo do processo junto com seu vice, Carlos Almeida (PTB), não deverá ter problemas para se livrar das acusações do Sindicato dos Médicos. Ele tem pelo menos nove dos 17 votos do colegiado. A deputada Alessandra Campelo (MDB) venceu o independente Felipe Souza (Patriota) por 9 x 7 e comandará os trabalhos. Já o deputado Doutor Gomes (PSC) levou maior vantagem sobre o adversário Fausto Junior (PRTB) e relatará o processo. Ele ganhou a eleição por 10 x 6. Nos dois casos houve uma abstenção. Saulo Vianna (PTB) não votou para presidente e João Luiz (Republicanos) se absteve para relator. Sob comando de governistas, a Comissão terá 10 dias para decidir se leva a discussão sobre o impeachment para o plenário ou a arquiva. Resta saber se o presidente Josué Neto (PTRB) acatará outros três pedidos semelhantes que tramitam na Casa.

MILHO

Mais de 1,3 milhão de quilos de milho foram comercializados para pequenos produtores de bovinos, aves e suínos por meio do Programa de Vendas em Balcão, no período de 1º de janeiro a 10 julho deste ano, no Amazonas. O programa é gerenciado pela Companhia Nacional de Abastecimento, com o apoio do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas.

BOA NOVA

O Programa de Ampliação do Diagnóstico Precoce de Leucemias, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, registrou o primeiro paciente do interior do estado com diagnóstico de cura. Brenner Lourenzo, de 4 anos, paciente de Leucemia Linfoblástica Aguda diagnosticado precocemente, receberá alta do tratamento de quimioterapia nesta quarta-feira (15/07), às 9h, na sede da Hemoam. Oriundo do município de Anori, ele está atualmente em Manaus para sua consulta de alta.

REMANEJAMENTO

Após o encerramento das atividades do hospital de campanha municipal, a Prefeitura de Manaus está remanejando profissionais de saúde, que atuaram na unidade hospitalar durante a fase crítica da pandemia de Covid-19 na cidade, para pontos de atenção da Secretaria Municipal de Saúde. Ontem, um grupo de 15 técnicos de enfermagem, que agora integram a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 Manaus, iniciou o treinamento e capacitação coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente de Urgência. Além dos técnicos, enfermeiros também passarão pela capacitação.

ORIENTAÇÕES

Fiscais da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas estiveram no Porto de Manaus ontem para orientar proprietários de barcos e operadores do transporte fluvial sobre a retomada da atividade. O serviço de transporte intermunicipal de passageiros está autorizado a funcionar no Amazonas a partir da quinta-feira (16).

ESTOQUE

O Estado do Amazonas conseguiu reduzir em 12% a quantidade de alertas de desmatamento emitidos em junho de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (14/07), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a partir da análise das informações emitidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

TESTES

A Fundação Hospital Adriano Jorge, unidade de saúde vinculada à Secretaria de Saúde, do Governo do Amazonas, e a Universidade do Estado do Amazonas, por meio da Liga Acadêmica de Hepatologia, estarão participando da Campanha de Combate às Hepatites Virais, com a oferta de consultas e testes rápidos para hepatites B e C aos pacientes do Sistema de Regulação.

REFORÇO

As ações de defesa agropecuária serão reforçadas nos municípios de Itamarati, Borba, Japurá, Santo Antônio do Içá e Jutaí com a integração dos novos técnicos de fiscalização ao quadro efetivo da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas. Estes servidores foram aprovados via concurso público e inicialmente, atuarão nos escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas. Atualmente, a Adaf conta com 50 escritórios, presentes em 45 municípios. 

COLHEITA

Duas toneladas de tomates estão sendo colhidas, esta semana, na primeira safra do fruto, na horta do Complexo Penitenciário Anísio Jobim, localizado no Km 08 da BR 174 (Manaus-Boa Vista). A horta, que iniciou há cinco meses, tem cerca de 400 metros quadrados e conta com a mão de obra carcerária de cinco apenados.

FRASES

“Esta Casa (a Assembleia Legislativa do Amazonas) deu um triste exemplo de que as vozes do povo não ecoam neste poder.” Wilker Barreto (Podemos), deputado estadual, após a votação que definiu presidente e relator da Comissão do Impeachment

“A lei não é mais minha, é do povo do Amazonas.” Josué Neto (PRTB), presidente da Assembleia Legislativa, cobrando a chamada Lei do Gás

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar