Pesquisar
Close this search box.

O mantra do novo superintendente

O mantra do novo superintendente

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, tem adotado um mantra em todas as suas aparições públicas: “quero que a Suframa seja elemento integrador e facilitador em todos os sentidos”. Não foi diferente em seu encontro com a diretoria do Centro da Indústria do Estado do Amazonas, com a participação de mais de 100 associados. A novidade dessa vez foi anúncio de que a nova gestão tem avançado em ações no Distrito Agropecuário da Suframa e pretende ampliar iniciativas junto ao comércio, massificando informações para demonstrar os benefícios da Zona Franca específicos para o setor, com vistas a auxiliar os comerciantes, que foram fortemente afetados pela pandemia da Covid-19. Ele ainda garantiu que a discussão dos Processos Produtivos Básicos será prioridade durante a sua gestão. O superintendente também informou que o retorno das obras de asfaltamento da malha viária do Distrito Industrial, por meio de convênio firmado com a Prefeitura de Manaus, já foi autorizado pela Suframa.

SELO DE QUALIDADE

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas vai intensificar ações educativas junto a estabelecimentos que processam alimentos de origem animal a fim de que se regularizem junto ao Serviço de Inspeção Estadual. O selo emitido pelo órgão garante que os produtos estão dentro dos padrões higiênico-sanitários previstos na legislação, agregando valor ao produto final e atestando a qualidade junto ao consumidor. Atualmente, há 165 empreendimentos ativos no SIE-AM, sendo que vários estão com o selo vencido e precisam promover ajustes para se adequar.

LARANJA REGISTRADA

A produção de borbulhias de laranjas da Fazenda Progresso, que recebe assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Amazonas e da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas recebeu registro no Ministério da Agricultura. As sementes da fruta já haviam recebido o certificado em maio, depois de seis anos de processo. Com a documentação, o estado passa a ter a primeira produção de laranjas 100% amazonense.

EM DESTAQUE

O titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, foi designado pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para compor o Comitê do Programa Áreas Protegidas da Amazônia. A nomeação ocorreu na terça-feira (14) e foi publicada na edição do Diário Oficial da União no dia seguinte. 

NOVO PORTAL

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas está com um novo portal. No ambiente, o produtor rural, os colaboradores da casa e demais interessados vão poder acessar notícias sobre as atividades técnicas realizadas pelas unidades locais do Idam e do Sistema Sepror, informações sobre o Cartão do Produtor Primário, o Cadastro Ambiental Rural e sistemas de produção. Também terão acesso a diversas bibliotecas de parceiros, entre outros serviços. 

WEBCONFERÊNCIA

Com a participação de cientistas brasileiros renomados internacionalmente, doutores em diversas vertentes da área ambiental, o Tribunal de Contas do Estado promoverá hoje, a partir das 9h (horário de Manaus), a webconferência “Desmatamento e Queimadas na Amazônia: desafio de todos!”. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Corte de Contas (YouTube, Facebook e Instagram. Terá tradução simultânea em inglês e espanhol, além de interpretação em Libras..

OLHO GRANDE

Em dois dias de fiscalização em lojas de materiais de construção, equipes da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Procon-AM e Instituto de Pesos e Medidas constataram a cobrança de preços acima do valor de mercado para tijolos, cimento e tábua de azimbre. Mais três lojas foram autuadas pelos órgãos de defesa do consumidor por prática abusiva de preço.  Ao todo, oito estabelecimentos na Zona Leste de Manaus foram notificados durante as ações e terão um prazo de 48 horas para apresentar informações, notas fiscais e recibos de compra dos insumos e frete. 

OUTRA CPI?

O deputado Josué Neto (PRTB) anunciou ontem que irá solicitar a indicação dos líderes dos partidos para formação dos membros da CPI a partir de hoje. Isso significa que ele está prestes a instalar mais uma comissão, já que a da Saúde está em pleno andamento. Seria inédito no parlamento local.

DOCUMENTO

O Amazonas alcançou a terceira posição no índice dos estados brasileiros que mais realizam testes para o novo coronavírus, de acordo com gráficos feitos a partir de dados cedidos pela Rede de Pesquisa Solidária. Foram coletados números de testes de Covid-19 informados por cada estado, semanalmente. A pesquisa informa que, no mês de junho, o Amazonas atingiu a marca de 3 mil testes por 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 870 testes realizados a cada 100 mil habitantes.

FRASES

“A Cigás é estatal? Só se for do Estado da Bahia, porque do Estado do Amazonas não é.” Josué Neto (PRTB), presidente da Assembleia Legislativa, em crítica à empresa

educação

“Estou aberto ao diálogo.” Milton Ribeiro, novo ministro da Educação, em seu discurso de posse

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar