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61% dos brasileiros acreditam que a AI substituirá seu trabalho

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Brasileiros estão conscientes dos impactos da transformação digital no mercado de trabalho, como aponta uma pesquisa feita pela plataforma de educação online Udemy. Segundo o Relatório Lacuna de Habilidades, 93% dos profissionais brasileiros ouvidos concordam que as habilidades necessárias para o trabalho atual mudarão dentro dos próximos cinco anos, uma crença ainda mais forte entre os Millennials (94%). O estudo ouviu mais de 1.000 trabalhadores em tempo integral, em todo o território nacional.

Essa incerteza sobre o futuro profissional dos trabalhadores pode ser motivada pela crescente carência de competências existente no Brasil: 95% dos brasileiros consideram que existe um déficit de conhecimentos profissionais – além disso, 7 em cada 10 entrevistados disseram que essa lacuna de habilidades os afeta diretamente. Talvez por isso que mais da metade (55%) dos entrevistados acredita que tem menos oportunidades de crescer profissionalmente do que as gerações anteriores.

Se acrescentarmos a isso que 93% dos trabalhadores já tiveram que adquirir habilidades adicionais para realizar seu trabalho de forma eficaz e que 54% acreditam que sua localização geográfica limita suas oportunidades de emprego, fica claro por que os brasileiros estejam procurando soluções para essa situação por conta própria – o estudo revela que 66% dos empregados têm um emprego paralelo ou pensam em iniciar um, a maioria (71%) motivada pela renda extra que isso gera. No entanto, esse valor representa uma queda de 20 pontos percentuais em comparação a 2017, um reflexo das dificuldades econômicas enfrentadas no país nos últimos anos.

Mesmo assim, aspectos como a política e o advento da automação também tem um papel a desempenhar neste contexto e são vistos como preocupantes, com 61% dos entrevistados afirmando que a automação, assim como a Inteligência artificial, substituirá seu trabalho nos próximos cinco anos. Já para 78% dos profissionais, o clima político atual terá um impacto negativo em sua área, com essa taxa subindo para 81% quando se refere apenas à previsão dos Millennials, a geração mais preocupada com isto.

“Nós, brasileiros, estamos cada vez mais conscientes da necessidade de adquirir ou atualizar nossas habilidades e conhecimentos para permanecermos competitivos no mercado, o chamado lifelong learning”, avalia Sergio Agudo, Country Manager da Udemy para o Brasil. “Não é de surpreender que sejam precisamente os Millennials – o grupo etário mais jovem e o que mais se prepara para o futuro – que estão mais conscientes desse déficit nas competências trabalhistas no Brasil”.

Em relação às habilidades que mais importam no mercado atual, os profissionais brasileiros indicaram que as habilidades técnicas e digitais (programação, análise de dados, web design, marketing, SEO, etc) seriam as mais valorizadas pelos chefes ou empregadores (32%), seguido de perto por habilidades de liderança e gestão (trabalho em equipe, resolução de conflitos, gerenciamento de equipes, etc., com 31%). No entanto, para eles esses tipos de habilidades de liderança e gestão também são os mais difíceis de aprender (35%). Quando indagados sobre seus colegas, quase um terço dos brasileiros considera que o pensamento crítico e a resolução de problemas são as soft skills que mais fazem falta no ambiente de trabalho.

 Mesmo assim, 76% dos entrevistados consideram o mercado de trabalho brasileiro competitivo ou altamente competitivo. No contexto internacional, há espaço para aprender mais: os profissionais brasileiros classificaram o Inglês (99,6%), o Espanhol (88%) e o Francês (53%) como os três idiomas estrangeiros mais úteis para se trabalhar ou fazer negócios.

“Precisamente para permanecer competitivo em um mercado de trabalho em constante mudança em todo o mundo, faz sentido que os trabalhadores brasileiros estejam adotando uma atitude de treinamento constante”, sublinha Sergio Agudo, acrescentando: “Nesse sentido, 46% dos brasileiros usam cursos online para ampliar suas habilidades profissionais”, conclui.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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