Pesquisar
Close this search box.

Exploração de potássio autorizada em Autazes 

Compartilhe:​

Após 15 anos de indefinições, finalmente ontem (8) o governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou a licença ambiental para a exploração da mina de potássio, em Autazes, a 100km de Manaus. 

Na fase de instalação do projeto pela empresa Potássio do Brasil, devem ser gerados nos primeiros quatro anos cerca de 2,6 mil postos de trabalho diretos, na maior mina do produto no país – principal insumo para a fabricação de fertilizantes para o agronegócio brasileiro. 

Quando estiver operando 100%, a atividade econômica estará gerando mais 16 mil empregos indiretos, segundo o presidente da companhia, Adriano Espeschit.  

“É um passo importante, um passo histórico”, resumiu Wilson Lima. Para ele, se fala muito que a Amazônia é rica, mas esquecem que seus habitantes são pobres. “Ninguém cuida melhor da floresta do que a gente”, disse.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Antonio Silva, participou da cerimônia na sede do governo e afirmou que os benefícios ocorrerão em todos os níveis e desenvolve uma outra matriz para a economia amazonense.   

O projeto enfrentava há anos obstáculos ambientais e judiciais sobre a competência para o licenciamento da atividade. No final de março, a Justiça Federal decidiu que o Instituto de Proteção do Amazonas (Ipaam) poderia elaborar estudos e definir pela autorização. 

                                              Importação

Atualmente, 90% do fertilizante usado pelo agronegócio brasileiro é importado da Rússia. O projeto vai tentar atingir 20% dessa necessidade e pode chegar aos 50% com outros projetos. A meta da companhia é explorar o minério por 23 anos. Para isso já investiu R$ 1 bilhão e vai alocar outros R$ 13 bilhões no projeto.

                                                       Soja

Está no radar como principal alvo da operação o abastecimento do mercado brasileiro, leia-se o agronegócio do Centro-Oeste, e a produção de soja exportada pela Hidrovia do Madeira. As balsas que deixam o grão em Itacoatiara voltariam para Porto Velho carregadas com o potássio produzido em Autazes. 

                                                    Mão de obra

Apesar da tecnologia empregada na extração do produto do subsolo de Autazes, a empresa afirmou na coletiva de imprensa de ontem (8) que não será necessário preparo específico e que vai absorver a mão de obra local pagando salários acima dos praticados no mercado. Na ocasião, Wilson Lima, adiantou que o Cetam – Centro Tecnológico do Amazonas – está preparado para a formação de novos profissionais. 

                                                     Segurança 

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes de Manaus reforçou sua estrutura no combate ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho de mercadorias e controle migratório. Parceria entre a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, que administra o terminal, a Superintendência da Polícia Federal e o Núcleo de Polícia Aeroportuária (NPAER/PF), ampliou e modernizou o espaço para o trabalho dos agentes federais.       

                                                     Defesa 

Falando em segurança, o comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), General-de-Exército, Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, informa a coluna que será realizado o seminário “Oportunidades para as Empresas do Polo Industrial de Manaus no Contexto da Base Industrial de Defesa”, no próximo dia 17. O evento conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e do Centro da Indústrias do Amazonas (Cieam). O evento começa às 7h30 e vai até às 21h30, no auditório do CMA, na Avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra. 

                                              Contas 

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) julgam 73 processos durante a 11ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, a partir das 10h desta terça-feira (9), no auditório do órgão, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Entre as contas dos gestores públicos do estado, estão a do governador Wilson Lima, relativas ao exercício de 2022. Elas serão avaliadas em sessão especial.

                                                    Promotores 

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) reuniu os 22 aprovados no concurso para Promotor de Justiça para definir as Comarcas no interior do estado que eles vão atuar. As vagas abertas serão preenchidas pelos novos servidores. A posse será no dia 15 de abril, data a partir da qual os novos Promotores de Justiça iniciarão os cursos de formação necessários para o desempenho de seus cargos.

                                                    Título 

Para reforçar o atendimento dos eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) abriu mais dois postos de atendimento nesta segunda-feira (8) em Manaus: no Centro de Convenções Vasco Vasques e no Clube do Trabalhador do SESI. O eleitor poderá colocar em dia sua situação eleitoral mediante agendamento pelo site do TRE-AM. Os serviços disponibilizados são para retirada do título, mudança do local de votação, transferência de domicílio eleitoral de outro município para Manaus, mudar o nome, registrar o nome social, entre outros.

                                                 Lixão 

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) prorrogou o prazo de funcionamento do aterro sanitário de Manaus, no km 19 da AM-010, até abril de 2028. A decisão foi homologada nesta segunda-feira (8). O acordo entre o Ministério Público e a Prefeitura do Município prevê ainda que, paralelamente à prorrogação de atividades, um novo aterro seja instalado e comece a operar na capital. 

                                                                    Frases 

“Um passo importante, um passo histórico”, governador Wilson Lima sobre a autorização para exploração de potássio no Amazonas 

“Não entendo o problema, se a gente quer o projeto potássio”, do coordenador da Conselho Indígena Mura, Kleber Mura

Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar