Pesquisar
Close this search box.

O silêncio de Maria

*Carmem Novoa Silva

A mãe de Jesus, já desde cedo sabia pelos dissabores que ia passar. Uma dor silente desde o sim. O Filho de Deus não viria para dominar, ao contrário, vinha pa apaziguar. Exemplificando quando foram apresentar Jesus no templo Simeão lhe disse das espadas que atravessariam teu coração. E Maria guardava isso no silencio de seu coração. No SILÊNCIO. E quando perderam Jesus na caravana a Jerusalém e o encontraram no templo evangelizando. Os pais, Maria e José, recriminaram a atitude com a suavidade própria de pais preocupados em perde-lo em meio àquela multidão. Silenciosa Maria ficou diante da resposta de Jesus.” não sabeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?”. No entanto A Virgem Maria; SILENTE outra vez. Silêncio. Uma de suas marcas magistrais. Nas bodas de Caná vendo que faltava o vinho agiu. Decidida foi a seu Filho, um dos convidados e comunicou-lhe o problema (à época, vergonhosa essa carência do vinho para os convidados) Jesus, disse-lhe “Mulher minha missão ainda não começou” Maria silente, evidenciou nesse momento ser a (MÃE DE DEUS). Dirigiu-se aos servos e falou! “Fazei o que ele vos manda Fazer” sabia de antemão que ele não recusaria nada a ela. Ela que com suas mãos sacras serenava a cabeça de Cristo nos dias difíceis que Jesus passava com os perseguiam. A Maria silente também o era quando ele partia em missão com os discípulos. Quanto gostaria que ficasse ali ao lado dos pais! José ensinava seu oficio de carpinteiro como rezava a cultura daqueles tempos. E a virgem tecendo fio a fio sua túnica alva e inconsútil, sem emendas. Integral como só ela sabia confeccionar. Missionando em terras longínquas ELE próprio já usava a outra que a Santíssima havia feito. Maria silenciosa surgiu em todo o seu vigor aos pés de SEU FILHO JESUS, nosso Deus crucificado. Ali ficou em pé aos pés da cruz abominável do Gólgota, Maria forte pela (fé e oração), lágrimas banhavam seu rosto. Mas eram de esperança genuína na sua ressureição após três dias de morto. Viu constrangida a túnica inconsútil que fizera com desvelo entre os soldados romanos. Sorteavam-na em dados pois era valiosíssima por sua integridade. A Virgem SILENTE FICOU com João o único apóstolo que não se escondeu como os outros. Algumas das mulheres que seguiram Jesus também ali estavam presentes. E só a Maria no silencio de seu coração continuava em pé junto a cruz. Das 7 palavras que Jesus disse antes de morrer foi a entrega dele de João Batista para sua Mãe: “Filho eis aí tua Mãe, Dispôs assim como MÃE da humanidade. Ao mesmo tempo evidenciou a todos que sua mãe não ficaria desamparada. A cultura daqueles dias era se uma mulher fosse viúva e se seu filho morresse seria rejeitada até pelos parentes. Cristo já morto, A  Maria do silêncio no coração reproduziu a escultura de Michel Angelo” A Piétá a Piedade domou- O no colo, um modo bem significativo de caráter dolorosa, (Mãe da dor) certa vez perguntaram a Michel Angelo porque a Mãe tinha as feições mais jovens que a do filho de 33 anos. Michel Angelo respondeu “ Porque as almas, fortes, virgens e puras mantém a fisionomia facial. Maria Santíssima é, pois a reprodução do PORTAL DO SILÊNCIO. Onde a humildade se encontra com a compaixão e misericórdia. E o espirito de Mãe santíssima contemplava ali seu filho, morto, Exibia desta maneira seu caráter SINODAL, com a esperança legitima e fé que seria ressuscitar do mundo dos mortos. COMTEMPLAVA (analisando a situação de modo reflexivo + mostrava + ação + comunhão + em missão contínua. Ao manter todos os apóstolos no cenáculo após 40 dias e sempre juntos. Só assim com sua presença veio PENTECOSTES. Silencio… Silencio… atingiu com autoridade sabedora da vinda do Paráclito. Desde a anunciação o Espirito Santo morava com ela. Esse mesmo magnetismo do Espirito que a possuía desde o seu sim sem hesitação. Está é a Maria Silente…

CARMEN NOVOA SILVA, é Teóloga e membro da Academia Amazonense  

                                                                                               de Letras e da Academia Marial do Santuário de  Aparecida-SP

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar