Pesquisar
Close this search box.

Bush chega a Dubai para terceira etapa do giro pelo Oriente Médio

https://www.jcam.com.br/Foto-C-8 - 14.01.2008.jpg

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, chegou ontem a Dubai, nos Emirados Árabes, para a terceira etapa de seu giro pelo Oriente Médio. Ele foi recebido no aeroporto pelo emir Mohammad bin Rached al Maktum, premiê e vice-presidente do país.

A agenda de Bush prevê visitas em grandes obras de projetos imobiliários em Dubai. A cidade encontra-se praticamente paralisada em função da presença do presidente americano. As autoridades locais declararam feriado tanto para o setor público como privado, já que diversas vias e pontes tiveram de ser bloqueadas. O périplo de Bush pelo Oriente Médio termina na quarta-feira. Ele passará ainda pela Arábia Saudita e Egito. Bush iniciou sua viagem na quarta-feira passada em Israel, e desde então visitou Cisjordânia, Kuait e Barein.

Diversas empresas americanas e internacionais estão presentes em Dubai, uma cidade conhecida por obras grandiosas, como a torre mais alta do mundo e a criação de um arquipélago artificial.

Os Emirados Árabes se transformaram no parceiro comercial mais importante dos EUA no Oriente Médio, já que o volume da troca comercial entre os dois países alcançou os US$ 13 bilhões em 2006, segundo o ministro de Assuntos Exteriores dos Emirados, xeque Abdullah bin Zayed al-Nahyan.

Palestinos e israelenses

Após a visita de Bush por Israel e por territórios palestinos, as lideranças palestinas e israelenses reabriram suas negociações para o processo de paz, que deverá, segundo o presidente americano, George W. Bush ser concluído até o fim de seu mandato, em janeiro de 2009.

Na semana passada, Bush disse que não teriam cerimônias para cobrar às partes avanços nas negociações. Disse que o estabelecimento da paz requer “escolhas difíceis”.

O primeiro-ministro israelense, Tzipi Livni, e o ex-primeiro-ministro palestino, Ahmed Qurei, deram início às conversas em um hotel em Jerusalém. Na pauta da reunião estão questões como limites das fronteiras e o destino de milhões de refugiados palestinos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar