Pesquisar
Close this search box.

Estudantes da Fucapi criam sistema inteligente de iluminação doméstica

Desenvolver e apresentar projetos que possam ser utilizados na prática por empresas ou pelos cidadãos é um dos objetivos da 6ª Feira Tecnológica da Fucapi (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica), encerrada na última sexta-feira, 30, com a participação de alunos do CEEF (Centro Educacional Lynaldo Cavalcanti Albuquerque). Um desses trabalhos é o sistema de iluminação doméstica inteligente, desenvolvido por alunos do curso de eletrônica. O projeto consiste em um dispositivo que controla a intensidade de luz, por exemplo, no quarto de um bebê. Se a criança chorar o dispositivo “aumenta a luz” e reduz a intensidade quando ele se acalma. “É um trabalho muito interessante, assim como todos expostos na feira”, destacou a coordenadora do evento, Rosana Lacouth.
No evento foi possível observar outros estudos, como a linha de produção de motocicletas montada pelos alunos do curso de gestão de processos. Outro destaque foi o site de Maués (a 260 quilometros de Manaus), desenvolvido pela turma de Informática. Rosana Lacouth explica que o site foi encomendado pela prefeitura de Maués à Fucapi. “Esse site foi todo planejado e ‘construído’ pelos garotos e está sendo apresentado na Feira”, contou a coordenadora. Na área de construção de sites, um estande montado pelos alunos mostra todas as etapas do processo, desde a concepção até o produto finalizado.
A feira também teve opções na área de cosméticos. Os estandes dos finalistas de biotecnologia apresentaram produtos idealizados e produzidos pelos alunos. O curso tem cunho empreendedor e os formandos geralmente trabalham na área de beleza.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar