Pesquisar
Close this search box.

União lança PAC das cidades históricas em Ouro Preto

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os ministros Luiz Barretto (Turismo) e Juca Ferreira (Cultura) lançam hoje o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas. A solenidade será realizada às 13h30 (hora local), na Praça Tiradentes, no município mineiro de Ouro Preto.
O novo braço do PAC, do governo federal, articula esforços e recursos da Casa Civil e dos ministérios do Turismo, da Cultura, da Educação e das Cidades. Na primeira fase, R$ 140 milhões serão empregados em obras de infraestrutura urbana, recuperação e restauração de monumentos e prédios públicos em 50 cidades históricas do país.
Na iniciativa, estão envolvidos o MTur (Ministério do Turismo), MinC (Ministério da Cultura), Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a Casa Civil, o MEC (Ministério da Educação), Ministério das Cidades, a Petrobras, Eletrobras, o BNDES, a CEF e o Banco do Nordeste. Além disso, governos estaduais, municipais e outras entidades parceiras, como a Cemig, em Minas Gerais.
O investimento inicial do MTur no programa será de R$ 29,14 milhões. Os recursos são destinados a obras nas cidades de Salvador (BA), Pirenópolis (GO), Belém (PA), Areia (PB), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). Os projetos promoverão, respectivamente, a construção de um palco articulado no Pelourinho, a requalificação da orla do Beira-Rio, a restauração da Sede Fotoativa, a revitalização do Parque Municipal do Quebra, embutimento da fiação no Pólo Alfândega e Bairro do Recife, e a reurbanização do Morro da Conceição. Todas as intervenções priorizam ações de finalidade turística.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar